segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bill Ford fala sobre crise dos automóveis

Helder Lima

Bill Ford, presidente do conselho da Ford, nos Estados Unidos, disse que o modelo de transporte focado no automóvel está em xeque em todo o mundo.

Ao falar para cerca de 10 mil profissionais do setor automotivo na abertura do 21º Congresso Mundial de Sistemas de Transporte Internacionais (ITS), em Detroit, ele disse que a liberdade de locomoção está em risco no mundo cada vez mais congestionado – com uma população que já ultrapassa 7 bilhões de pessoas – especialmente nas áreas urbanas.

A Ford vê como saída para enfrentar o problema trabalhar com governos e parceiros em projetos de pesquisa de mobilidade pessoal.

“Meu bisavô Henry Ford realmente acreditava na liberdade da mobilidade, porque antes do Modelo T a maioria das pessoas nunca tinha viajado mais de 40 km além de sua casa durante toda a vida. De repente, ele permitiu às pessoas escolher onde trabalhar, se divertir e viver, como nunca antes”, disse.

“Mas esse modelo de mobilidade está em risco. Precisamos ajudar a resolver essa questão e redefinir o que é a mobilidade para o próximo século”.

Ford disse que as montadoras precisam ter a mente aberta para novas soluções. “Acho que qualquer negócio existe para tornar a vida das pessoas melhor e, de certa forma, despejar mais veículos no ambiente urbano não está fazendo isso. Se conseguirmos devolver às pessoas seu bem mais precioso – o tempo – estaremos servindo à sociedade”.

Ele acrescentou que nenhuma empresa ou indústria será capaz de resolver o problema da mobilidade sozinho, por isso a Ford continua a colaborar com outros parceiros e organizações em pesquisas e iniciativas de mobilidade.

Marcas apostam em veículos automatizados

Durante o congresso, Ford, Toyota, GM, Delphi, Qualcomm, State Farm e outros parceiros anunciaram sua adesão ao Centro de Transformação da Mobilidade da Universidade de Michigan, com o objetivo de criar as bases de um sistema comercialmente viável de veículos conectados e automatizados.

O grupo vai montar uma frota de veículos conectados e uma instalação de testes que simula uma cidade dentro da universidade.

A Ford, o Departamento de Transportes de Michigan e a GM anunciaram também uma parceria para construir o primeiro “Corredor Conectado” de Michigan.

O plano prevê a criação de uma infraestrutura de comunicação entre veículos em mais de 190 km de estradas na região metropolitana de Detroit.

Estas iniciativas se somam à série de programas de mobilidade que a Ford já desenvolve, ao mesmo tempo em que avança na tecnologia de condução autônoma de seus veículos com novos recursos de assistência ao motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário