segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Fiat Uno 2015 inova segmento com start&stop



Helder Lima

A versão Evolution da linha 2015 do Fiat Uno chegará ao consumidor a partir da primeira quinzena de setembro oferecendo o sistema start&stop, que desliga e liga o motor automaticamente quando o veículo para em congestionamentos.

A Fiat é a primeira fabricante a equipar um automóvel nacional com esse sistema, que já é comum em mercados mais sofisticados, como o europeu e o norte-americano. A montadora também marca com o modelo o primeiro motor flex com start&stop, atuando tanto com gasolina como com etanol.

Presente como item de série na nova versão Evolution, esse recurso “verde” proporciona uma redução de até 20% no consumo de combustível, que pode ser verificada com o sistema ligado, principalmente nas paradas constantes, comuns no trânsito de São Paulo. 

O sistema também reduz significativamente a emissão de gases, contribuindo para o meio ambiente. O start&stop tem para o motorista funcionamento intuitivo e muito simples, com controle eletrônico e inteligente, e pode ser desligado se o motorista desejar. 

Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto para o motor desligar. Para sair, é só pisar na embreagem que o propulsor religa imediatamente, e o veículo está pronto para arrancar.



Versão Vivace mantém design antigo da linha

As versões Vivace 1.0 de duas e quatro portas do Uno mantêm a carroceria no design antigo, mas já como linha 2015.  Manter a versão antiga na base de uma família de veículos é um recurso que as montadoras usam para ampliar a rentabilidade econômica do investimento em ferramental feito na linha de montagem.

Mas, como novidades, o Uno 2015 traz o design externo com aplicações de novos materiais, e um interior renovado, com um novo desenho da área central do painel, claramente inspirado em veículos concorrentes, como o Ford Fiesta.


A gama do Uno chega com sete versões. São elas: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4, além da Vivace.


Sistema gerencia motor por meio de sensores

O sistema start&stop que equipa o Uno Evolution foi fabricado pela Bosch, marca alemã tradicional no desenvolvimento de sistemas automotivos. A tecnologia trabalha com o gerenciamento do motor por meio de vários sensores.

Em uma fração de segundo, o gerenciamento verifica se o motor está ocioso, se as rodas estão paradas e se a bateria tem potência de partida suficiente. Se for o caso, o motor é desligado. 
O acionamento da embreagem é suficiente para dar a partida no motor novamente, de modo rápido, silencioso e confiável. Nesse novo sistema, a Bosch incorporou seu know-how combinado de sistema de tração, gerenciamento de energia e motor de partida.


Para contar com o recurso, o motor elétrico de partida precisa ser mais robusto. A vida útil do motor de partida foi prolongada consideravelmente para esta aplicação, que requer muitas operações. Além disso, o motor de partida mais poderoso e o mecanismo de pinhão de baixo ruído garantem uma partida confiável, rápida e silenciosa.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário