sábado, 26 de julho de 2014

Ferrari retoma tecnologia de motor turbo


Helder Lima

A Ferrari mudou sua estratégia de construção de veículos esportivos e retomou a tecnologia turbo, que a marca do cavalinho rampante não usava desde os anos 1980, quando lançou os modelos GTO (1984) e F40 (1987).

Seguindo agora a tendência da indústria global e da própria Fórmula 1 de obter motores que combinem desempenho com eficiência energética, a lendária fábrica artesanal de Maranello apresentou na Europa o novo modelo California T, versão 2015, um cupê conversível com capota rígida que está entre as opções de maior versatilidade de sua linha de veículos.

O esportivo oferece um habitáculo 2+2 lugares, o que ajuda a viabilizar seu uso no cotidiano. A operação automática da capota leva 14 segundos para abertura ou fechamento.
As primeiras unidades do novo modelo devem chegar ao mercado europeu em setembro deste ano. O motor V8 turbo, de 3.8 litros, oferece 560 cavalos de potência máxima, com a impressionante relação de 145 cavalos por litro.

Com essa potência, e mais o torque de 76,9 quilos (kgfm), o modelo acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, marca que o coloca entre os dez veículos mais rápidos nesse quesito de avaliação.

Em relação à motorização do modelo California anterior, o novo carro entrega 70 cv a mais de potência e o torque teve um incremento de 49%, segundo a montadora. Isso, no entanto, não impediu que o carro ficasse 15% mais econômico, graças principalmente às tecnologias de alimentação turbo e injeção direta.

O design do modelo, com linhas dinâmicas e fluídas, foi feito por meio de parceria entre o centro de estilo da fábrica e o tradicional estúdio Pininfarina, que é referência em desenho esportivo.

Cupê é construído com chassis e carroceria de alumínio

O modelo California T é construído com chassis e carroceria de alumínio, material que também é empregado na capota retrátil. O material proporciona alta rigidez torcional, o que aumenta a segurança em acidentes, e leveza, favorecendo o desempenho.

A arquitetura do veículo privilegia a distribuição de peso que é característica da marca, com 47% na frente e 53% na traseira. Além disso, o propulsor está 40 milímetros mais baixo que o do modelo anterior. Isso colaborou para o centro de gravidade se situar também mais abaixo, permitindo que o carro tivesse melhores marcas de desempenho dinâmico.

Outra marca registrada do modelo é o volante esportivo, com reduzida curvatura, como os modelos de competição, o que torna a pilotagem do carro ainda mais divertida.


Para garantir segurança nos deslocamentos, o veículo é equipado com sistemas eletrônicos de gestão, como as suspensões, cuja tecnologia é derivada da Fórmula 1. O modelo traz também freios ABS de alta performance e controle de tração de oitava geração.


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