quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ônibus Mercedes-Benz entram em operação no sistema BRT de Granada


Com 15 ônibus Mercedes-Benz europeus do modelo CapaCity, para grande volume de passageiros, a cidade de Granada, Espanha, implantou um sistema de transporte coletivo de alto desempenho para sua região recentemente.

O transporte público de Granada é caracterizado por uma rede de rotas de ônibus que liga os subúrbios ao centro da cidade. Até agora, a maioria delas passava na “Gran Via de Colon”, que corta a região central. A concentração local de linhas e as muitas interconexões controladas por semáforos deixavam mais lento o transporte por ônibus e levava a conflitos com o trânsito de pedestres, bicicletas e motos. Visando então melhorar a situação, os planejadores urbanos de Granada buscaram um novo conceito de transporte que pudesse reduzir o número de ônibus no centro da cidade e, simultaneamente, aumentasse a capacidade e a pontualidade.

CapaCity: moderno, confortável e de proporções generosas

“Línea de Alta Capacidad - LAC”: é assim que os espanhóis denominam a nova rota do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Granada. Juntamente com a alta capacidade do ônibus Mercedes-Benz para até 193 passageiros, o design também foi importante para os planejadores da LAC, que adotaram um visual de metrô para o BRT local. O Mercedes-Benz CapaCity deve trazer todas as vantagens visuais de um VLT (veículo leve sobre trilhos), mas tem um custo de operação consideravelmente menor. Assim, os pontos de ônibus foram remodelados e passaram a facilitar a entrada graças ao projeto sem degraus.

Pontual, rápido e confiável

Entre 3 e 5 minutos, um CapaCity passa pelos 10 pontos de parada dos 3,4 km de extensão da LAC. Nos novos pontos de ônibus, telas em tempo real mostram os horários de chegada e partida. Este sistema de informação e a bilheteria fora dos veículos garantem o fluxo rápido aos passageiros.

No interior do ônibus destacam-se os assentos alternados em verde e azul, dois espaços para cadeiras de rodas e uma área livre com suporte de apoio. Além disso, todos os veículos têm comunicação e prioridade nos semáforos, que assegura a rapidez para o transporte coletivo.

Experiência mundial em BRT

A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial para a implantação desse sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo: Brasil, Colômbia, Chile, México, Turquia, entre outros.

As soluções da marca envolvem também assessoria especializada em transporte de passageiros, com uma experiente equipe totalmente focada em sistemas como o BRT para apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.

Com base em sua completa gama de chassis de ônibus, que formam a mais completa linha do mercado brasileiro, a Mercedes-Benz atende a todas as demandas do transporte coletivo urbano, inclusive o sistema BRT. A marca oferece desde micro-ônibus, convencionais e padrons para linhas alimentadoras e distribuidoras, até os ônibus articulados e os superarticulados para as linhas troncais e corredores exclusivos.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário