quarta-feira, 9 de julho de 2014

Renault renova Sandero para manter vendas


Helder Lima

A Renault apresentou nesta semana a nova geração do Sandero, hatch que está no mercado brasileiro há sete anos, tem sido um dos carros-chefes de vendas da marca no País, mas já apresentava sinais de desgaste.

A nova identidade visual do modelo foi definida com base no desenho da marca expresso em cinco carros-conceito: DeZir, Captur, Frendzy, R-Space e Twin’Z.

Um dos destaques é desenho da frente com linhas mais arredondadas e os frisos cromados que se estendem até os faróis. Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho esportivo tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina.

Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a traseira do carro, sem quebra de fluidez.

A aparência de cintura elevada gera percepção de robustez, acentuada pelas linhas e o imponente volume dos para-lamas com curvas bem definidas.

O Sandero é construído sobre nova plataforma: tem nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de freios, de direção e novas suspensões.

Ao mesmo tempo, o carro mantém as características que o tornaram um dos modelos de maior sucesso no mercado brasileiro: o espaço interno e robustez, além de baixo custo de manutenção.

Outra novidade é o novo motor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Logan. Com quatro válvulas por cilindro e potência máxima de 80 cv (abastecido com etanol), ele oferece mais economia.

O Sandero recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis produzidos no país de acordo com a economia de consumo. 

Veículo vendeu 500 mil unidades desde lançamento

A primeira geração do Sandero foi criada levando em conta o gosto e as necessidades do consumidor daqui. Por isso, o desenvolvimento do carro foi realizado por designers e engenheiros do País.
As vendas, que somam cerca de 500 mil unidades, comprovam o sucesso do modelo no mercado.

O Sandero participa do principal segmento do mercado brasileiro, o de hatches compactos, que corresponde a 50% das vendas de automóveis de passeio.

Graças ao recurso Media NAV, o Sandero também chama a atenção dos mais conectados que não abrem mão de tecnologia.

“O novo Sandero é uma evolução em termos de design e inovação acessível de um produto que sempre foi reconhecido pelo maior espaço interno do segmento e pela sua robustez”, diz Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Consumidor escolhe motor 1.0 16V ou 1.6 8V

O Sandero é oferecido com duas opções de motorização: 1.0 16 V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power, ambos conhecidos pelo desempenho e eficiência no consumo de combustível. Os dois motores são flexíveis.

O novo 1.0 16 V Hi-Power, com quatro válvulas por cilindro, gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm.

O motor 1.0 16V Hi-Power é oferecido para as versões Authentique e expression (o carro é vendido em quatro versões).

Seu consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).

A outra opção de motor é oferecida para as versões expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.

Um fator importante é a disponibilidade de 85% do torque a partir de 1.500 rpm, garantindo a agilidade do carro.









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