Helder Lima
A Audi revelou esta semana na Alemanha o veículo conceito
RS5 TDI, a diesel, que é equipado com propulsor V6 de 3.0 litros e traz tecnologia
biturbo comandada eletricamente.
Segundo a montadora alemã, esse sistema proporciona um motor
a diesel com desempenho mais esportivo e também mais eficiente na queima de
combustível.
Há 25 anos, a montadora lançou o primeiro motor a diesel da
geração TDI. “Nossa mais recente inovação é o turbocharger elétrico, que
aumenta não apenas o desempenho, mas também a eficiência”, afirma Ulrich
Hackenberg, da área de desenvolvimento tecnológico da empresa.
O turbocharger funciona graças a um sistema com motor
elétrico de 48 volts, concebido para veículos de produção em linha. A turbina é
alimentada pelo motor, diferentemente de turbos tradicionais, que trabalham a
partir dos gases de escapamento.
O sistema turbocharger também é usado por outras marcas,
como a Mercedes-Benz e a Ford.
O propulsor V6 biturbo no RS5 TDI conceitual produz 385
cavalos (283 kW) e o torque entre 1.250 e 2.000 rpm é de 75 quilos. O motor
trabalha a até 5.500 rpm, nível que indica a faixa vermelha do conta-giros.
O turbocharger prevê poder impressionante para o veículo
arrancar. O motor elétrico pode acelerar a roda do compressor para mais de
70.000 rpm em alguns centésimos de segundo.
A combinação de tecnologias promovida pelo projeto do RS5
TDI permite que o carro acelere de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos, marca
de desempenho entre as melhores dos carros esportivos.
O modelo alcança velocidade máxima de 280 km/h e o nível de
200 km/h é obtido em aproximadamente 16 segundos de aceleração.
Consumo do modelo é de 18,8 km por litro
O consumo de combustível médio do modelo da Audi é de 18,8
km por litro de diesel. As emissões são de 140 gramas de CO2 por quilômetro,
nível que é um pouco menor do que as emissões de um veículo com motor 1.0.
A recuperação de energia também é um dos diferenciais do
sistema criado pela montadora alemã.
O sistema de 48 volts do motor elétrico trabalha em harmonia
com o sistema elétrico convencional, de 12 volts, por meio de um conversor
elétrico.
A energia é acumulada em uma bateria compacta de íons de
lítio. A vantagem da operação a 48 volts é que seu sistema permite a
transmissão de altas quantidades de energia.
A Audi considera que essa tecnologia representa um marco na
estratégia de eletrificação de veículos, rumo ao futuro da mobilidade.
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