sábado, 26 de julho de 2014

Conceito RS5 TDI testa turbocharger elétrico


 Helder Lima

A Audi revelou esta semana na Alemanha o veículo conceito RS5 TDI, a diesel, que é equipado com propulsor V6 de 3.0 litros e traz tecnologia biturbo comandada eletricamente.

Segundo a montadora alemã, esse sistema proporciona um motor a diesel com desempenho mais esportivo e também mais eficiente na queima de combustível.

Há 25 anos, a montadora lançou o primeiro motor a diesel da geração TDI. “Nossa mais recente inovação é o turbocharger elétrico, que aumenta não apenas o desempenho, mas também a eficiência”, afirma Ulrich Hackenberg, da área de desenvolvimento tecnológico da empresa.

O turbocharger funciona graças a um sistema com motor elétrico de 48 volts, concebido para veículos de produção em linha. A turbina é alimentada pelo motor, diferentemente de turbos tradicionais, que trabalham a partir dos gases de escapamento.

O sistema turbocharger também é usado por outras marcas, como a Mercedes-Benz e a Ford.

O propulsor V6 biturbo no RS5 TDI conceitual produz 385 cavalos (283 kW) e o torque entre 1.250 e 2.000 rpm é de 75 quilos. O motor trabalha a até 5.500 rpm, nível que indica a faixa vermelha do conta-giros.

O turbocharger prevê poder impressionante para o veículo arrancar. O motor elétrico pode acelerar a roda do compressor para mais de 70.000 rpm em alguns centésimos de segundo.

A combinação de tecnologias promovida pelo projeto do RS5 TDI permite que o carro acelere de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos, marca de desempenho entre as melhores dos carros esportivos.

O modelo alcança velocidade máxima de 280 km/h e o nível de 200 km/h é obtido em aproximadamente 16 segundos de aceleração.

Consumo do modelo é de 18,8 km por litro

O consumo de combustível médio do modelo da Audi é de 18,8 km por litro de diesel. As emissões são de 140 gramas de CO2 por quilômetro, nível que é um pouco menor do que as emissões de um veículo com motor 1.0.

A recuperação de energia também é um dos diferenciais do sistema criado pela montadora alemã.
O sistema de 48 volts do motor elétrico trabalha em harmonia com o sistema elétrico convencional, de 12 volts, por meio de um conversor elétrico.

A energia é acumulada em uma bateria compacta de íons de lítio. A vantagem da operação a 48 volts é que seu sistema permite a transmissão de altas quantidades de energia.


A Audi considera que essa tecnologia representa um marco na estratégia de eletrificação de veículos, rumo ao futuro da mobilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário