O ônibus superarticulado Mercedes-Benz O 500 – sucesso em
sistemas de transporte coletivo urbano, como BRT e corredores exclusivos,
devido a sua alta capacidade de transporte – dá nova demonstração de eficiência
e versatilidade. A Infraero receberá um modelo O 500 UDA de
piso baixo, que será testado em operação real no Aeroporto Tom Jobim, no
Galeão, Rio de Janeiro, durante um mês, a partir de 12 de junho.
“O ônibus tem capacidade para até 170 pessoas, podendo transportar, de uma única vez,
quase todos os passageiros de um Boeing 737 - 800, uma das aeronaves mais
utilizadas no Brasil” afirma Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus da
Mercedes-Benz do Brasil. Com 23 metros de comprimento, o superarticulado O 500
UDA de piso baixo é o maior ônibus a operar em aereportos do Brasil.
Com adesivação especial alusiva à bandeira do Brasil – reforçada pela
frase “Faça sua estrela brilhar, Brasil” – o superarticulado em demonstração no
Galeão assegura um excelente padrão de conforto aos usuários, devido, entre
diversos itens, à suspensão totalmente pneumática e ao ar condicionado.
Além disso, o superarticulado proporciona uma grande vantagem aos
motoristas. Graças ao quarto eixo direcional, este veículo de grande porte
possui uma grande facilidade nas manobras. Esta característica é essencial para operações em aeroportos,
assegurando agilidade no traslado de passageiros entre o avião, na pista do
aeroporto e o terminal de desembarque.
A fim de aperfeiçoar a utilização do veículo, a equipe de motoristas da
Infraero recebeu um treinamento de operação, que foi ministrado por um
instrutor técnico da área de Demonstração do Produto – Ônibus da Mercedes-Benz.
A Guanabara Diesel, concessionária Mercedes-Benz, dará toda a assistência
necessária durante o período de demonstração.
Os superaticulados O 500 asseguram mais vantagens aos
transportadores. Além da força, robustez e resistência para as operações
severas, como nas grandes cidades, eles se caracterizam por um baixo custo
operacional e pela avançada tecnologia BlueTec 5, que se destaca pelo atendimento
as mais severas normas de emissões de poluentes com reduzido consumo de
combustível, maiores intervalos de manutenção e longa durabilidade.
Superaticulados O 500 têm capacidade para mais de 200 passageiros
O superarticulado O 500 da Mercedes-Benz é oferecido ao
mercado nas versões UDA piso baixo e MDA piso normal. O principal destaque do
veículo são seus 4 eixos (sendo o último eixo na parte traseira direcional), o
que possibilita a instalação de carroçarias de até 23 metros, com uma única
articulação, para o transporte de mais de 200 passageiros no modelo O 500 MDA,
dependendo da configuração interna do ônibus.
Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados
Com os superarticulados, a Mercedes-Benz amplia o leque de
opções para o mercado. Às já conhecidas versões de articulados O 500 MA (piso
alto) e UA piso baixo, a marca agregou os O 500 MDA (piso alto) e UDA piso
baixo.
Os modelos O 500 UA e UDA são indicados para pontos de embarque ao nível
da calçada. Já os O 500 MA e MDA são mais adequados para corredores que
utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os chassis articulados da
marca são indicados para corredores exclusivos e sistema BRT, ficando a
cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento
da capacidade do seu sistema de transporte.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
Nenhum comentário:
Postar um comentário