Audi RS Q3 – Equipamentos e tecnologia permitem que motorista tenha um carro exclusivo dentro da linha da marca |
Helder Lima
As concessionárias da Audi começaram a vender no
Brasil, por R$ 273,6 mil, o utilitário RS Q3,
modelo da linha superesportiva da marca. O SUV compacto combina a praticidade
do Audi Q3 com um desempenho excepcional para sua classe de veículos. O RS Q3 necessita de apenas 5,5 segundos para
acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada
eletronicamente).
Traseira – Grande saída de escapamento indica que modelo tem tratamento da linha de superesportivos |
O motor,
utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado
especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco
cilindros, ele gera 310 cv de potência e oferece 42 quilos de torque.
Interior – Painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos |
O sistema
de condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista
interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva
característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic.
No modo dinâmico,
isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do motor mais intensa.
Propulsor – 2,5 litros, cinco cilindros, 310 cavalos e torque de 42 quilos: desempenho |
O Audi Q3
RS conta de série com o sistema start-stop, que desliga o motor quando o
veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do
freio.
Outras
medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade
do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.
Utilitário com acabamento e tecnologia da linha RS chega por R$ 273,6 mil; utilitário acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos |
O câmbio
S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida
transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e
S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora
com design exclusivo RS.
Tração integral aproveita melhor a força do motor
O RS Q3
tem tração integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e
melhor dirigibilidade e segurança sob diversas condições de piso e velocidade.
O coração
do sistema quattro de tração integral é uma embreagem multidiscos controlada
eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que
administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada
momento.
Sem
descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e
estabilidade.
A suspensão
esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a
distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem.
A
suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços.
Os
discos de freio são ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho
do tipo wave, com
contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas
dianteiras. Os discos têm 365 mm de diâmetro e contam com pinças de oito
pistões, pintadas de preto e com logotipo RS.
Detalhes são personalizados
Além da
força do motor, o Audi RS Q3 demonstra seu caráter especial através de detalhes
exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do
teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em
preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada
de ar frontal.
As rodas
de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o
para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento
e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de
comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário