A Mercedes-Benz,
centro de referência na produção e desenvolvimento em chassi de ônibus, tem
presença marcante no transporte coletivo urbano de grandes cidades do País.
Isso está mais uma vez em evidência, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro. Os ônibus da
marca foram os primeiros a circular no BRT Transoeste, em operação desde 2012,
chegando agora à Transcarioca, cujo primeiro trecho será entregue à população
no dia 2 de junho.
“Considerando
os troncais Transoeste e Transcarioca, temos
hoje mais de 170 ônibus em circulação no BRT do Rio de Janeiro, entre padrons,
articulados e superarticulados”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e
Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do
Brasil. “Isso reafirma nossa sólida
participação nesse importante mercado do segmento de ônibus”.
Assim como a capital
carioca, a maior parte das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo e
das Olimpíadas de 2016 optou por sistemas de transporte coletivo urbano por
ônibus ou pelo BRT (Bus Rapid Transit) para a mobilidade da população, bem como
de turistas e torcedores.
“Entre essas
cidades estão também São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Em todas elas, nossa marca está presente de forma
absoluta, seja em corredores exclusivos ou em linhas alimentadoras e
distribuidoras”, destaca Walter Barbosa.
“Dos superarticulados e articulados, para grande volume de passageiros, aos
veículos do tipo padron e micro, nossos ônibus proporcionam conforto e
segurança para os passageiros e o motorista. Ao mesmo tempo, oferecem reduzido custo operacional, robustez e
resistência, assegurando rentabilidade para os clientes e eficiência para os
gestores do transporte urbano”.
Forte presença nos principais sistemas BRT do Brasil
Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil |
Os ônibus
Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas BRT do
Brasil. Entre eles, o Expresso Tiradentes, de São Paulo; o MOVE, de Belo
Horizonte; a Transoeste e a Transcarioca, no Rio de Janeiro; e o Expresso DF,
de Brasília.
“Com o BRT, a população dessas regiões metropolitanas passa a
contar com mais qualidade de vida, graças ao transporte mais rápido,
confortável e seguro, o que resulta em ganhos significativos para a mobilidade
urbana”, diz Gustavo
Nogueira, gerente de Marketing BRT da Mercedes-Benz do Brasil. “Some-se
a isso os benefícios ambientais, uma vez que as novas frotas Mercedes-Benz
consomem menos combustível, emitem menos poluentes e contribuem para a melhoria
da qualidade do ar graças a exclusiva tecnologia Blue Tec 5”.
De acordo com
Gustavo, as cidades que escolheram o BRT se apoiam em vantagens como custos de
implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com
outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de
passageiros. Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades
que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a
população.
Mercedes-Benz oferece solução completa para BRT
Além da mais
completa linha de chassis de ônibus, a Mercedes-Benz também oferece assessoria
especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente
focada em sistemas como o BRT, com apoio a clientes, órgãos gestores e
consultorias de transporte.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e
experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca
está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo,
Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia,
Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países
figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Mercedes-Benz é líder destacada nas vendas de ônibus no Brasil e no Rio de janeiro
A Mercedes-Benz manteve, em abril, sua destacada liderança nas
vendas de ônibus no País. Com o emplacamento de mais de 1.000 unidades somente
em abril, a marca obteve aproximadamente 50% de participação de mercado. No
acumulado de 2014, foram emplacados 3.840 ônibus da marca, o que significa uma
participação superior a 45% do mercado total.
Considerando apenas o segmento urbano, a liderança da marca é ainda mais
expressiva, com aproximadamente 66% de participação. “Também é de cerca 60% a
participação de mercado da Mercedes-Benz no estado do Rio de Janeiro”, destaca
Walter Barbosa. “Isso reafirma a ampla liderança regional da marca num dos
principais mercados do País”.
A Mercedes-Benz também lidera amplamente as vendas do
subsegmento de ônibus articulados, veículo utilizado em corredores exclusivos e
em sistemas BRT. Em 2013, entre articulados e superarticulados da linha O 500,
foram emplacadas mais de 350 unidades no País, o que significa uma participação
superior a 90% do mercado total.
A Mercedes-Benz oferece quatro opções de escolha para clientes
desse subsegmento de ônibus: os articulados O 500 MA e UA (piso baixo) e os
superarticulados O 500 MDA e UDA (piso baixo). Os modelos O 500 UA e UDA são
indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA são
adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
Nenhum comentário:
Postar um comentário