Série especial com opções em preto e vermelho traz novas calibrações para ficar mais emocionante |
Esportividade é conferida por detalhes, como as saias inferiores, e as rodas com desenho exclusivo |
A Ford apresentou na Europa uma versão do New Fiesta com 140 cv no motor
EcoBoost 1.0 de três cilindros. Chamada Red and Black Edition, a edição especial terá um estilo
exclusivo. Sua potência por litro é superior à de supercarros como Bugatti
Veyron e Ferrari 458 Speciale.
O desempenho, no entanto, não é igual: o modelo acelera de zero a 100
km/h em 9 segundos e tem velocidade máxima de 201 km/h.
A versão esportiva será oferecida em duas cores: vermelho com detalhes
em preto; e preto com detalhes em vermelho, justificando o nome.
O New Fiesta Red and Black Edition traz ainda novas calibrações no
controle do turbo, comando de válvulas, intercooler, gerenciamento do
acelerador e ponto de ignição que elevam a potência para 140 cv, com torque
máximo de 18 quilos entre 1.400 a 5.000 rpm.
A nova versão do EcoBoost 1.0 foi recalibrada para gerar 12% mais
potência. Como comparação, ela tem mais que o dobro da potência por litro do
motor 1.6 de 100 cv que equipava o esportivo Fiesta S há dez anos e também
melhora a economia de combustível e as emissões de CO2 em mais de um terço:
faz mais de 22 km/l e emite apenas 104 g/km de CO2.
O motor Ford 1.0 EcoBoost reúne as tecnologias de turbocompressor, duplo
comando independente e variável de válvulas (Ti-VCT) e injeção direta de alta
pressão para oferecer um nível inédito de desempenho e eficiência.
O seu turbo compacto e de baixa inércia gira a até 248.000 rpm – mais de
4.000 vezes por segundo e quase o dobro da rotação dos turbos dos carros atuais
de Fórmula 1 – com uma pressão de alimentação de 2.6 bar (38 psi).
Dupla – Série especial em duas cores agrega valor à versão que responde por 30% das vendas do modelo no mercado europeu |
Motor responde por 30% das vendas no mercado europeu
O motor EcoBoost 1.0 respondeu por quase 30% das vendas do New Fiesta na
Europa no primeiro trimestre de 2014 e contribuiu para manter o carro na
liderança do segmento de compactos naquele mercado, posição que ocupa desde
2012.
Desenvolvido na Europa, no Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada em
Aachen (Alemanha), e no Centro Técnico de Dunton, no Reino Unido, o motor usa
um bloco compacto de ferro fundido. O EcoBoost 1.0 traz avanços que também
estão presentes no motor 1.0 3C Duplo Comando do futuro Novo Ka no Brasil.
Ele tem cabeçote de alumínio com coletor de escape integrado e um design
inovador no volante e na polia dianteira que garante um desempenho mais
refinado comparado aos motores convencionais de três cilindros.
Para redução do atrito, usa pistões com revestimento especial, anéis de
pistão de baixa tensão, vedações de baixa fricção e correia imersa em óleo. Uma
bomba de óleo variável adequa a lubrificação conforme a necessidade e otimiza a
pressão de óleo para aumentar a eficiência do combustível.
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