quarta-feira, 4 de junho de 2014

Jaguar lança no Brasil coupé esportivo radical

F-Type – Esportivo combina bom gosto no design e tecnologia: privilégio para motoristas endinheirados
Helder Lima

A marca inglesa Jaguar lança no Brasil o modelo esportivo F-Type Coupé, que é completamente construído em alumínio. O veículo é o mais dinâmico e focado em performance que a Jaguar já produziu em sua história. Ele vem ao mercado brasileiro em três versões: F-Type, F-Type S e F-Type R, com preços que vão de R$ 426,3 mil a R$ 662 mil.

O topo de linha, o F-Type R Coupé, é equipado com o motor 5.0 V8 Supercharged, desenvolvendo 550 cv e 68 quilos de torque a 3.500 rpm, entregando uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,2 segundos e 300 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente.

Mesmo entregando tanta potência e desempenho, o R Coupé também é eficiente, graças a diversas tecnologias incluídas, como injeção direta com spray guiado, duplo controle independente variável de abertura de válvulas e o recurso stop/start, que desliga o motor em situações de parada do veículo, religando instantaneamente assim que necessário, economizando até 5% de combustível.

O F-Type S Coupé e o F-Type Coupé são equipados com motores V6 3.0 Supercharged, que adotam compressores para enriquecer a alimentação e entregam 380 e 340 cv e 46 e 45 quilos de torque respectivamente. Com isso o F-Type S Coupé e o F-Type Coupé fazem de zero a 100 km/h em 4,9 e 5,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 275 e 260 km/h, respectivamente.

Modelo é inspirado no Jaguar C-X16, exibido em 2011
O F-Type Coupé incorpora a visão de design do Jaguar C-X16, um conceito exibido no Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2011. Sua postura é definida por três linhas marcantes, duas delas compartilhadas com o F-Type Cabrio: a forma muscular na dianteira e o arco da roda traseira. A terceira linha é o teto que o caracteriza como um coupé, que dá ao veículo uma silhueta contínua, dando ênfase à cabine, entre os músculos traseiros.

A experiência da Jaguar em tecnologia de alumínio permitiu que a visão de design do F-Type Coupé fosse construída de forma leve e extremamente forte. A rigidez torcional do F-Type Coupé tem o maior nível que a Jaguar já conseguiu alcançar.

A carroceria do modelo é moldada a partir de uma peça única de alumínio prensado, uma das carrocerias mais extremas feitas com esse processo de prensa fria. Esse método elimina a necessidade de diversos painéis e de outras soluções cosméticas. O teto está disponível em duas formas, completamente em alumínio ou com vidro panorâmico.









Nenhum comentário:

Postar um comentário