terça-feira, 17 de junho de 2014

Chevrolet lança Camaro em versão conversível

Frente dinâmica e linhas musculosas na carroceria são acompanhadas de rodas de 20 polegadas; veículo é fabricado nos EUA

Helder Lima

A Chevrolet começa a trazer ao mercado brasileiro a versão conversível do esportivo Camaro. Assim como o cupê, lançado em 2010, o modelo traz o motor V8 6.2, de 406 cavalos de potência, com eficiência energética.

O preço do modelo, em versão única, é R$ 239,9 mil. Com capota de acionamento elétrico, totalmente rebatível, a nova versão pretende unir liberdade sem abrir mão da performance.

Para isso, o carro traz reforços estruturais na parte dianteira e traseira, que garantem a rigidez necessária ao equilíbrio dinâmico em curvas e retas. Além disso, há as assistências do duplo controle de tração e de estabilidade.

A capota é de lona, revestida em espuma acústica e equipada com vidro traseiro térmico. Esses materiais mantêm o nível de ruído e as dimensões internas próximas ao desempenho acústico do cupê.

Ao toque de um botão, os vidros abaixam e a capota se dobra em um padrão “Z”, em 20 segundos. Por motivos de segurança, há uma trava de acionamento manual e a operação exige que o veículo esteja parado, com a alavanca da transmissão na posição “P” (Parking).

Nos Estados Unidos, desde o nascimento do modelo, em 1969, as versões cupê e conversível se complementam, compartilhando o mesmo visual.

O Camaro conversível incorpora as mudanças visuais do modelo 2014 do cupê, como o desenho mais imponente da dianteira e as lanternas redesenhadas, que reforçam o caráter esportivo do veículo com rodas de 20 polegadas e pneus mais largos na traseira.

Tecnologia de informações

No interior, os mostradores do painel e do console apresentam um visual ao mesmo tempo sofisticado e esportivo, com projeção de informações no para-brisa. Dessa forma, o motorista não precisa desviar o foco de atenção da pista.

Semelhante à tecnologia de caças supersônicos, o Heads-Up Display (HUD) traz dados como a rotação do motor, o ponto ideal de troca de marcha, a velocidade e a aceleração lateral. O condutor ainda pode configurar o sistema para receber as instruções de navegação e da mídia que está sendo tocada.

Propulsor traz sistema de desligamento de cilindros

Assim como o cupê, o Camaro conversível vem equipado com tração traseira e motor compacto Chevrolet Small Block V8 6.2 de 406 cavalos e 56,7 kgfm de torque, que reúne o que há de mais moderno em termos de potência, força e eficiência energética.

Esse propulsor conta com comando de válvulas continuamente variável e sistema de desligamento dos cilindros AFM (Active Fuel Management).

Em velocidades de cruzeiro, numa viagem rodoviária tranquila, o sistema de gerenciamento do motor pode desligar parte dos cilindros, para reduzir o consumo de combustível.

A transmissão sequencial automática de seis velocidades permite desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas no modo automático, que são rápidas e fluídas, e também trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário