quarta-feira, 24 de junho de 2015

Show Car Alpine Celebration chega a Le Mans


A Alpine comemora 60 anos de paixão pelo automobilismo esportivo mostrando seu
novo show car Alpine Celebration, especialmente preparado para Le Mans.

“Para o 60º aniversário da Alpine, o Automóvel Clube do Oeste da França nos concedeu a honra de fazer uma revelação exclusiva. Dar uma volta no circuito com o show car Alpine Celebration nos dá uma emoção indescritível, que será certamente compartilhada pelos apaixonados pela família Alpine e por todo o público. Talvez seja a primeira vez que alguns expectadores vão ouvir o nome Alpine. Eles guardarão a visão do estilo e da agilidade de nosso show car Alpine Celebration, mostrado pela primeira vez na pista de Le Mans, e associarão esta imagem aos valores que estamos comemorando e à chama que acende nossa paixão pelo automobilismo esportivo“.
Bernard Ollivier, Presidente da Société des Automobiles Alpine


Show Car Alpine Celebration em Le Mans - 60 anos de paixão azul


O show car inédito batizado de Alpine Celebration comemora o 60º aniversário da marca fundada por Jean Rédélé no emblemático evento das 24 Horas de Le Mans, para surpreender e emocionar.

Com mais de 250.000 expectadores apaixonados por carros e amantes do automobilismo esportivo vindos de todo o mundo, as 24 Horas de Le Mans são o maior evento do gênero. Esta festa tecnológica e humana em torno do esporte é organizada pelo Automóvel Clube do Oeste da França desde 1923, sendo retransmitida pelas cadeias de TV de 190 países para mais de 800 milhões de telespectadores, em uma comunhão compartilhada por 3 milhões de visitantes do site oficial da marca na internet, e ainda mais nas redes sociais.

Por isso, o presente oferecido pela Alpine preparado à altura do evento.

Um carro esportivo compacto, inspirado no universo da Alpine com o DNA das competições, o Alpine Celebration tem o desenho de um cupê de dois lugares com linhas simples e apuradas, destacadas pelo azul intenso de sua carroceria. Desde 2013, este azul iluminado por toques laranja representa as cores do retorno vitorioso da Alpine às provas de endurance. Esta configuração remete àquela exibida pelos bólidos com carroceria em formato de A na primeira aventura da Alpine nas 24 Horas de Le Mans. Este período, que vai dos anos 1963 a 1969, contou com os modelos M63, M64, M65, A210, A220 - e até mesmo o A110 - defendendo com garra as cores francesas na pista.

Cheio de modernidade, o Alpine Celebration revive os atributos atemporais do estilo Alpine. Silhueta baixa, capô profundo e nervurado, flancos esculpidos, vidro traseiro característico: as referências explícitas ao A110 e aos carros que marcaram a saga Alpine são inúmeras, com diversos detalhes reinterpretados neste espírito.

E nem é preciso buscar artifícios para marcar sua presença: o Alpine Celebration aposta na sobriedade. Com muita elegância, mesmo com a frugalidade e a simplicidade necessárias à busca pela eficiência, o show car Alpine Celebration diz muito sobre o DNA da Alpine. Mesmo sintetizando uma série de valores e um estilo familiar, ele tem uma pegada moderna. Toques na cor carbono destacam os elementos mais técnicos da carroceria, como o spoiler, a parte inferior lateral da carroceria, o difusor, as entradas de ar traseiras e os retrovisores externos.

As máscaras nos conjuntos óticos e os faróis redondos centrais com uma cruz negra farão os apaixonados por competições se lembrarem das faixas adesivas que eram aplicadas nos faróis dos veículos de competição, uma artimanha utilizada para preservar a integridade em caso de colisão.
O spoiler, que emoldura a frente imponente, dá uma impressão visual de sustentação. Neste mesmo clima de leveza e eficácia, a parte inferior lateral da carroceria tem traços retilíneos e afiados. Já os retrovisores externos, dotados de um fino espelho flutuante sobre uma moldura, evocam o dinamismo, a leveza e a eficácia aerodinâmica.

A carroceria em “A em formato de flecha” da Alpine é lembrada na grade de entrada de ar, nos flancos, nos para-lamas dianteiros e no teto.

O desenho das rodas remete a detalhes que estiveram em voga nos modelos A110 e A310, nos anos 1970. Eles deixam visíveis as generosas dimensões dos discos, assim como  das pinças de freio na cor laranja. No centro, eles revelam um cubo de alumínio, concebido como uma peça fundida que contribui para o design como um todo.

Reforçada, a parte posterior tem entradas de ar na parede traseira, favorecendo o resfriamento do motor. Já a cobertura do motor, visível através do vidro traseiro perfurado, confirma a posição central traseira do motor. Acima das passagens de rodas, os contornos orientam o fluxo aerodinâmico em um estilo inconfundível e típico da Alpine. A traseira se caracteriza pela generosidade do difusor que integra uma lanterna central, emoldurada pelas duas saídas de escapamento arredondadas, em inox escovado. A estratégia de valorizar os elementos da estrutura em vez de dissimulá-las está presente em todo o modelo.

Como era de se esperar na marca Alpine, o show car Alpine Celebration demonstra na pista a agilidade e leveza buscadas para proporcionar sensações únicas e performances espetaculares.
Mas o foco da apresentação do show car Alpine Celebration está do lado de fora, em seu design, com curvas sensuais, que remetem apenas a si próprio e ao prazer de dirigir “à francesa”.

Por isso, o Alpine Celebration chega para responder aos anseios dos apaixonados pelos belos carros esportivos, considerando que “o segredo da estética bem-sucedida de um carro esportivo apaixonante e eficiente nas pistas é apenas o resultado de um projeto acertado e a simplicidade de suas soluções técnicas”.
“Imaginamos o show car Alpine Celebration como o símbolo máximo para comemorar os 60 anos do estilo Alpine e da paixão pelo automobilismo esportivo. Trabalhamos meticulosamente cada detalhe, pois queríamos ir ainda mais longe, para tocar o coração de um público bastante amplo. Para compartilhar o estilo e as sensações associadas ao Alpine, queríamos promover uma evolução do nosso carro em condições reais, em um cenário indissociável da lenda do automobilismo esportivo francês. É difícil imaginar uma vitrine melhor do que a pista das 24 Horas de Le Mans para dar as primeiras voltas no Alpine Celebration.”

Antony Villain – Diretor de Design da Alpine 

Ao mesmo tempo uma volta ao passado e uma celebração do presente

O Alpine Celebration foi precedido pelo A110 para sua volta de honra no circuito de Le Mans. É mais ou menos como se a Berlinette – tão emblemática para a Alpine e o automobilismo esportivo francês – estivesse de volta, com uma cara mais contemporânea. O pertencimento à linhagem é visível na forma escolhida para fazer uma relação entre o passado e o futuro. E o desejo de brigar novamente com seus rivais de maior prestígio continua intacto.

O A110 está acima de tudo comemorando o fato de ter sido um carro de produção em série que incita ao desejo, além de ser uma fera nas competições. Sua extensa lista de vitórias é impressionante, com um número considerável de troféus durante sua longa carreira coroada pelo título de Campeão do Mundo de Rali, em 1973. Além de ter se tornado invencível quando a pista era cheia de curvas ou escorregadia, a Berlinette era capaz de tudo, mesmo correr em circuitos, que não eram exatamente seu campo de batalha habitual. As belas participações do A110 GT nas 24 Horas de Le Mans são prova disso, já que enfrentar rivais de prestígio e muitas vezes muito mais bem armados que ele em todo tipo de pista não era motivo de medo. Esta ideia da corrida remete à história e ao sucesso mais entusiasmante da Alpine em competições. Este espírito e este desejo permanente de desafio motivam até hoje as equipes que trabalham com paixão no retorno da Alpine.

Sangue azul
Há 60 anos nascia a Alpine. O talento de seu fundador Jean Rédélé, a paixão de suas equipes e a eficácia de seus carros em competições levaram a Alpine rapidamente ao sucesso, em todos os palcos do esporte. A marca representa o espírito conquistador do automobilismo esportivo francês, e a equipe Alpine sempre se destacou em Le Mans desde sua primeira participação, em 1963, até sua vitória de ponta a ponta, em 1978. Dando continuidade ao seu retorno em 2013, a Alpine escreve hoje uma nova página em sua história, com o Alpine Celebration, um show car inédito.

Este show car se insere na linhagem dos carros apresentados sucessivamente em torno da lenda Alpine. Desde 2012, a Alpine tem vivido uma era de efervescência, paixão e criatividade. Reavivado pelo aniversário de 50 anos da Berlinette e materializado pelo espetacular A110-50, a renovação de Alpine assume a forma de um retorno vitorioso nas competições desde 2013, transformado novamente em 2014 com o A450B e seus dois títulos de Campeão da Europa de endurance.

O ano 2015 marca agora uma nova etapa deste período fértil, graças às comemorações associadas aos 60 anos da marca de Jean Rédélé e a toda a criatividade em torno dela.

No início do ano, o Alpine Vision Gran Turismo ganhou vida com o mais famoso videogame de corridas, junto com os traços futuristas de uma maquete “em tamanho real”, para o deleite dos visitantes do Festival Internacional do Automóvel ou do Salão de Carros Rétro, na França.

A Alpine faz parte do seleto clube de marcas que nasceram diretamente das competições. É por isso que ela está inserida em um clima intenso de desafios humanos e técnicos, além do estilo que representa de forma perene a lenda da marca, atraindo os olhares e os desejos dos apaixonados por carros.

Seguindo a autêntica exploração dos temas associados à performance, agilidade, estilo e sensações, a Alpine continua há 60 anos a fazer parte do sonho dos amantes dos carros esportivos. O Alpine Celebration transpõe mais esta etapa sob os olhares de seus admiradores na pista – durante o tempo de uma volta.

Nos bastidores de um projeto incrível

Desde 2014, Bernard Ollivier (Presidente da empresa Alpine) tinha o desejo de “dar uma grande sacada” para comemorar o aniversário de 60 anos da marca à altura do legado da Alpine. Assim, ele pediu que os designers fizessem um projeto para representar uma interpretação moderna de um carro que tivesse o DNA dos míticos modelos da Alpine. Rapidamente, a equipe de design comandada por Antony Villain mergulhou na tarefa, ajudados por alguns membros da equipe de engenharia. 

Aproximadamente quinze profissionais se mobilizaram para conceber e desenvolver um carro à altura do evento e do legado que ela pretende manter. Assim nascia o Alpine Celebration. Não se trata de um, mas de dois carros-conceito que acabam se cruzando e convivendo nas telas e nas áreas de trabalho da equipe de design. Depois, o Alpine Vision Gran Turismo - criado especialmente para comemorar os 15 anos do famoso videogame de corrida – evoluiu de sua forma virtual para se tornar uma maquete 3D, no início deste ano. O desejo de “ver a própria coisa” era muito grande para se manter apenas como protótipo em formato digital.

Para o Alpine Celebration, o desejo de concretizar um belo carro, ao mesmo alegre que enaltecesse o estilo Alpine, constituía o ponto de partida do projeto. Esta ambição foi o seu fio condutor, associada à exigência de uma execução realista e bem cuidada em seus mínimos detalhes.

Durante todo o ano, o Alpine Celebration marcará presença nas comemorações dos 60 anos da Alpine. Ele estará presente no Festival de Velocidade de Goodwood, de 25-28 de junho de 2015, além do grande evento conhecido como “Saga Alpine” organizado pela Associação de Antigos Colaboradoras da Alpine, de 11 a 13 de setembro de 2015, na cidade francesa de Dieppe.


Fonte: Imprensa Renault

Nenhum comentário:

Postar um comentário