sábado, 7 de fevereiro de 2015

Ford renova a paixão ao dirigir com o novo focus rs, esportivo acessível com tecnologia inédita de tração integral


A Ford fez hoje a primeira exibição do novo Focus RS, modelo de alta performance que vai estrear o inovador sistema de tração integral com vetorização dinâmica de torque. Essa tecnologia, desenvolvida pela Ford Performance, é baseada em dois conjuntos de embreagem controlados eletronicamente, localizados em cada lado da traseira do veículo, para oferecer a maior velocidade em curvas da categoria.

“O novo Focus RS representa o melhor da paixão e inovação da Ford, um incomparável prazer de dirigir e um desempenho impressionante, que até então eram exclusivos de esportivos de luxo de alto preço”, disse Jim Farley, presidente da Ford Europa.

Esse modelo será o primeiro modelo RS a ser vendido em todo o mundo e começa a ser produzido no final do ano na fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, para todos os mercados. O Focus RS é o modelo mais recente dos mais de 12 esportivos que a Ford vai lançar em todo o mundo até 2020. “Estamos cientes do padrão que criamos para nós mesmos com os modelos RS através dos anos e este carro eleva o nível da linha a um novo patamar”, disse o executivo.

A linha RS tem uma história de avanços técnicos que passaram a beneficiar todos os clientes da Ford e o novo Focus RS amplia ainda mais a bem-sucedida proposta do modelo. “Com essa tecnologia de alto desempenho e engenharia inovadora, o novo Focus RS é uma máquina evoluída que cria um novo marco na paixão por dirigir”, disse Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford.

Para trazer a experiência das pistas, Ken Block, astro mundial do RallyCross, atuou como consultor do novo Focus RS. A Ford convidou o piloto, que é também protagonista de série Gymkhana de grande sucesso na internet, para a apresentação do modelo à imprensa europeia em Colônia, na Alemanha, cidade onde a lenda RS nasceu em 1967, com os famosos Ford 15M RS.

Desenvolvido pela Ford Performance na Europa e Estados Unidos, o novo veículo é a terceira geração do Focus RS, depois dos modelos lançados em 2002 e 2009, e será o 30° carro a usar o lendário emblema RS.  O modelo atual é equipado com motor EcoBoost 2.3 especial de mais de 320 cv e câmbio de seis marchas.

Tração integral

A tração integral com vetorização dinâmica de torque dá ao Focus RS um novo nível de desempenho e dirigibilidade, combinando excelente tração e aderência com uma agilidade incomparável nas curvas. O sistema é baseado em dois conjuntos de embreagem controlados eletronicamente, localizados em cada lado da traseira do veículo. Eles gerenciam a distribuição do torque dianteiro/traseiro e também podem controlar a distribuição de torque em cada roda traseira – proporcionando a capacidade de “vetorização de torque” que tem um enorme impacto na dirigibilidade e estabilidade em curvas.

O sistema varia continuamente a distribuição de torque na dianteira/traseira e em cada lado do veículo de acordo com a condição de rodagem, monitorando informações de vários sensores 100 vezes por segundo. Até 70% do torque do motor pode ser direcionado para o eixo traseiro. E 100% do torque disponível no eixo traseiro pode ser enviado para cada roda.

Em curvas, desvia imediatamente o torque para a roda traseira exterior, com base em dados como ângulo do volante, aceleração lateral, derrapagem e velocidade. Esta transferência de torque tem o efeito de “dirigir” o carro na curva, conseguindo uma melhor estabilidade e praticamente eliminando o subesterço.

O sistema AWD foi refinado para oferecer excepcional aderência – até em aceleração lateral superior a 1 g – e a maior velocidade em curvas da categoria. A direção ajustável e a capacidade de derrapagem controlada aumentam a diversão no volante do Focus RS.

“Esse sistema AWD (All-Wheel-Drive) é uma tecnologia inovadora, com capacidade suprema nas curvas e leva a dirigibilidade ao limite”, disse Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. “Nós rasgamos o manual que diz que hatches AWD não podem ser divertidos de dirigir.”

A calibração da direção elétrica, combinada com uma suspensão dianteira mais rígida e de braços mais curtos, oferece uma direção conectada e com excelente resposta. Os amortecedores têm dois modos de ajuste para um controle mais firme na pista. Em parceria com a Michelin, a Ford desenvolveu pneus 235/35 R19 de alto desempenho para o Focus RS: o Pilot Super Sport padrão para uso diário e, pela primeira vez em um RS, o Pilot Sport Cup 2 para a pista.

Motor exclusivo

O novo motor EcoBoost de 2.3 litros foi projetado especialmente para o Focus RS, com níveis de potência e torque que se traduzem em aceleração impressionante combinada com a tração AWD. Ele compartilha o mesmo bloco de alumínio de quatro cilindros do novo Mustang 2.3, com uma série de melhorias para gerar mais de 320 cv com giro máximo de 6.800 rpm. Além de um novo turbocompressor duplo de baixa inércia, tem injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas independente e variável. O ronco do motor também mereceu atenção especial, com a assinatura RS para colocar um sorriso no rosto dos fãs.

Design e aerodinâmica

O design aerodinâmico do Focus RS contribui para o ótimo comportamento e estabilidade em alta velocidade. A frente com aberturas maiores para refrigeração do motor, faróis de neblina horizontais e grandes aberturas laterais tornam seu visual mais agressivo. Os faróis adaptativos bi-xenon ajustam a intensidade e ângulo da luz de acordo com a velocidade e direção do veículo. Na lateral, destacam-se os arcos de rodas largos com rodas de liga leve de 19 polegadas. A traseira é marcada pelo grande spoiler integrado ao teto e difusor com saídas duplas de escape.

A cabine traz volante de couro com base reta, pedais de metal e bancos esportivos de couro Recaro. Mostradores adicionais no painel mostram a pressão do turbo, temperatura e pressão do óleo. Tem também sistema de conectividade SYNC com controle de voz para áudio, navegação, temperatura e celular e tela sensível ao toque de 8 polegadas. Há ainda câmera de ré e sistema de som premium Sony com 10 alto-falantes e subwoofer. As cores disponíveis são azul Nitrous, tom metálico de quatro camadas exclusivo do RS, além do cinza Stealth, preto Shadow e branco Frozen.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário