No final de 2016, a Volkswagen of America começará a produzir em Chattanooga, Tennessee, um dos mais importantes modelos da empresa nas últimas cinco décadas: um utilitário esportivo médio com sete lugares. A contagem regressiva para o lançamento do versátil veículo com comprimento perto de cinco metros já foi iniciada.
Como prévia desse novo sucesso automotivo, a Volkswagen apresenta agora o Cross Coupé GTE, com cinco lugares, no Salão Internacional de Detroit (que ocorre de hoje, 12, a 25 de janeiro de 2015): um SUV exclusivo dotado de sistema híbrido plug-in, tração integral através de um “eixo cardã elétrico”, 265 kW/360 hp de potência máxima do sistema e alcance elétrico de 29,6 km/l e 1.
Para Klaus Bischoff, designer-chefe da Volkswagen, “o Cross Coupé GTE é o precursor de uma nova linguagem de design desenvolvida pela Volkswagen para os Estados Unidos. Esse carro conceito tem uma presença imponente. Ele é poderoso, com um visual que poderia ser descrito quase como agressivo”, continua. “Numerosos detalhes dão uma ideia de como concebemos um futuro modelo de utilitário esportivo para produzir na América do Norte. O conceito por trás dele combina a engenharia e o design alemães com o estilo automotivo do ‘American way of life’. Isso significa alta eficiência, linhas claras e fortes, operação lógica e qualidade suprema – tudo combinado com muito espaço, números de desempenho superiores e extremo conforto.”
Esportivo e eficiente. A sigla “GTE” descreve o conceito especial do Cross Coupé e se aplica, de forma genérica, a todos os modelos da Volkswagen com propulsão híbrida plug-in. Eles são veículos esportivos superiores, com motores de alta tecnologia. Eles oferecem as características de viagem de um Gran Turismo (GT) e, graças a um ou mais motores elétricos e uma bateria (responsáveis pelo “E”, de “elétrico” na sigla) que pode ser carregada também externamente, podem rodar também com emissão zero. Na Europa, o primeiro GTE já está no mercado e o segundo, prestes a ser lançado. Eles podem rodar distâncias maiores em modo totalmente elétrico. O SUV apresentado em Detroit também se torna um veículo livre de emissões em percursos de até 32 quilômetros (devido a diferentes métodos de avaliação para a autonomia elétrica nos EUA e Europa, os números não podem ser comparados diretamente).
Todos os modelos GTE podem ser conduzidos de vários modos diferentes. O Cross Coupé GTE traz os programas “E-Mode”, “GTE”, “Hybrid”, “Offroad” e “Battery Hold / Battery Charge”.
Inovadora plataforma tecnológica. O Cross Coupé GTE é o terceiro carro conceito apresentado pela Volkswagen a caminho da versão de produção do futuro SUV médio. Juntos, todos os três modelos conceituais – o CrossBlue, apresentado em Detroit em 2013, o CrossBlue Coupé, exibido em Los Angeles em novembro de 2013, e o Cross Coupé GTE agora mostrado em Detroit – representam apenas uma parte do amplo espectro de versões de SUVs que podem ser criadas com base na arquitetura modular transversal (MQB) desenvolvida pela Volkswagen. Eles foram desenvolvidos com o objetivo de oferecer no futuro próximo um SUV na América do Norte criado sob medida para o mercado dos Estados Unidos.
Exterior
Dimensões. Pintado na cor azul “Grand Pacific Glacier”, o Cross Coupé GTE tem uma presença ainda mais forte na estrada do que os carros conceituais mostrados em 2013. Apesar do design de todos os três SUVs ser baseado no DNA de design da Volkswagen e deles compartilharem itens estilísticos comuns, o Cross Coupé GTE rompe em todos os detalhes com os carros conceitos apresentados anteriormente e, assim, aumenta a velocidade a caminho da produção em série. O carro-conceito apresentado agora em Detroit tem 4,847 mm de comprimento e 1,736 mm de altura. A largura é 2,030 mm. Klaus Bischoff afirma: “Ele causa uma impressão diferente de cada ângulo. Independentemente de se você imagina o Cross Coupé GTE em Nova Iorque, percorrendo a costa do Pacífico na Califórnia ou no meio das Montanhas Rochosas, este utilitário esportivo projetado especialmente para os Estados Unidos sempre demonstra um visual superior.”Dianteira sofisticada. O exclusivo design externo é caracterizado por uma linha estrutural lógica e muito definida. As bordas do longo capô parecem ter sido cortadas a laser. Ele é elevado no meio e continua para os lados e para trás até os para-lamas. A grade do radiador é o elemento dominante da dianteira elevada. Mais do que nunca, os faróis, indicadores de direção e a grade se fundem em um módulo de design único. Duas sólidas barras de alumínio (polidas na frente, escovadas no alto) formam a estrutura básica da grade do radiador. Como asas, as barras transversais tornam-se bem mais finas na direção das extremidades, rumo aos faróis duplos de LEDs.
O design da entrada de ar inferior é tão impactante como o da grade do radiador. As bordas são emolduradas por um friso preto com alto brilho. No interior, há um inserto de alumínio polido com linhas em forma de asa que espelham os elementos correspondentes da grade do radiador. Os faróis duplos de LEDs são itens especialmente fortes e diferenciados. Os módulos compactos de LEDs (que formam um ponto de luz central, como a pupila de cada farol) são responsáveis em parte por isso, assim como uma “sobrancelha” posicionada externamente sobre eles. Os módulos dos faróis externos geram o facho baixo, enquanto os internos são responsáveis pela luz alta.
A assinatura diferenciada das luzes de condução diurna também será reconhecida nos futuros modelos de produção. Ela consiste de um total de quatro pontos de luz dos faróis duplos em LEDs e quatro “luzes aladas em LEDs”: duas no alto da grade do radiador e duas na entrada de ar inferior.
Perfil lateral. A borda afiada do capô cria uma linha que se estende para o lado sobre os para-lamas dianteiros e abaixo das janelas através do perfil lateral até a tampa traseira do Cross Coupé GTE. Como o carro todo, o perfil traseiro tem fortes proporções e uma presença extremamente superior. A coluna “A” se inclina longamente para trás (enfatizando assim as linhas do capô elevado) e as colunas “C”, marcantemente descendentes, também caracterizam o design, que tem um claro foco na esportiva, ao mesmo tempo em que reforça a imagem de robustez superior do utilitário esportivo.
Alinhada a isso fica a área entre a alta linha das janelas e a linha de caráter posicionada mais baixa, com as maçanetas das portas integradas com precisão. Uma característica que distingue o Cross Coupé GTE é a continuidade da linha de caráter até as molduras salientes das rodas. Os arcos das rodas também reforçam a força e o volume do SUV, com sua atitude extremamente confiante. O arco da roda do lado do motorista tem uma aba de serviço para conectar o plugue de carga para uma bateria de íons de lítio. Do lado oposto, fica alojado o bocal do tanque de combustível. As rodas de 22 polegadas (pneus 285/40), cada uma com dez raios polidos, dão um senso de perfeição ao perfil lateral. Os balanços curtos e nítidos também chamam a atenção; em termos práticos, eles oferecem ótimos ângulos de entrada e saída para condução fora de estrada.
Traseira. Na parte de trás, a linha lateral de caráter do Cross Coupé GTE se mescla a um friso de alumínio cromado. Acima dessa faixa, são posicionadas as lanternas traseiras em LEDs em formato trapezoidal. Também na traseira, o Cross Coupé GTE segue os parâmetros da nova linguagem de design da Volkswagen para os EUA. Nessa área, o foco são as estruturas claramente horizontais. A geometria em si é clara – mais uma característica típica. Seguem esse princípio o marcante design das lanternas traseiras, a estrutura estritamente horizontal da tampa do porta-malas e as ponteiras do escapamento, que fazem parte de um painel de alumínio que se estende pelo para-choques. No centro do veículo, uma placa protetora com um difusor integrado forma o elemento de design mais próximo do piso da estrada.
Segundo Klaus Bischoff, “quando você anda atrás desse veículo, sabe logo em que categoria ele compete. Isso é um Volkswagen.”
A equipe de design da Volkswagen tornou as lanternas traseiras tão marcantes como os faróis de LEDs e as luzes de condução diurna. Os principais elementos, em vermelho, apresentam vários insertos (sem cores e transparentes) e coberturas (preto em alto brilho e cromo). Mesmo sem a luz ativada, essas lanternas traseiras têm seu próprio e visual tecnológico, com os detalhes internos novamente se destacando entre as linhas externas.
Interior
Progressista, intuitivo. O Cross Coupé GTE abre uma janela para o futuro imediato do design da marca Volkswagen. Isso não se aplica apenas ao exterior: o interior do carro conceito também mostra como os designers da Volkswagen imaginam um SUV de porte médio do futuro. Essa visão à frente não traz uma ruptura com o presente, mas consistente no desenvolvimento de dois itens-chave dos interiores da Volkswagen. O primeiro é a orientação claramente horizontal da arquitetura interna, especialmente do painel de controle.A segunda característica do interior de todos os modelos Volkswagen é a operação e percepção auto explanatória e intuitiva de todos os elementos e sistemas. A Volkswagen vai mantê-las na era da informação interativa e sistemas de controle. No Cross Coupé GTE, por exemplo, a troca final dos sistemas analógicos para a era do interior totalmente eletrônico está acontecendo exatamente segundo essa determinação. Os resultados são claramente positivos: a consistente estrutura horizontal do painel de instrumentos cria uma atmosfera agradável, claramente estruturada, espaçosa e, ao mesmo tempo, moderna e avançada.
As aplicações em preto brilhante com os elementos cromados criam uma impressão de que os detalhes dos módulos das telas de toque e a clara arquitetura influenciada pelo movimento alemão Bauhaus se integraram para criar um novo interior.
Fonte: Imprensa Volkswagen
Nenhum comentário:
Postar um comentário