segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Ford anuncia parceria com grandes cidades do mundo para a busca de soluções de mobilidade


A Ford iniciou um trabalho de parceria com grandes cidades de todo o mundo para resolver os problemas de congestionamento e ajudar as pessoas a se locomover com mais facilidade, hoje e no futuro. A primeira ação é com a cidade de San Francisco, nos EUA, onde a empresa anunciou hoje um acordo para a aquisição da Chariot, serviço de vans sob demanda, e uma parceria com a Motivate, empresa de compartilhamento de bicicletas, para expandir suas soluções de transporte nos centros urbanos. Para coordenar esse trabalho, a Ford criou também uma nova área, chamada City Solutions.

“Estamos expandindo nossos negócios para ser tanto uma empresa de automóveis como de mobilidade e a parceria com cidades para atender as necessidades atuais e futuras de transporte é o próximo passo”, disse Mark Fields, presidente mundial da Ford. “Há mais de 100 anos, a Ford tem sido parte da comunidade e uma fonte confiável de transporte automotivo. Agora, queremos trabalhar com as comunidades para oferecer ainda mais opções e soluções de transporte para as pessoas nas próximas décadas.”

Hoje, metade da população mundial vive nas cidades. Em 2030, esse número deve crescer para 60%. Conforme a população urbana cresce, os desafios ligados à mobilidade de pessoas e produtos se intensificam. A Ford está empenhada em ser parte da solução.

“As cidades enfrentam globalmente os desafios de aumento dos congestionamentos, do crescimento da classe média e questões ambientais – que podem ser amenizados com o desenvolvimento de soluções de mobilidade específicas para cada local”, diz Jim Hackett, presidente da Ford Smart Mobility LLC, subsidiária da empresa criada para projetar, construir, crescer e investir em novos serviços de mobilidade. “Ao expandir nosso modelo de negócios para incluir novas formas de transporte – desde bicicletas a serviços de vans – estamos trazendo novos clientes para a Ford e criando novas oportunidades de receita e lucro para o futuro.”

A aquisição da Chariot, que está sendo finalizada, servirá de base para o novo negócio global de serviços de transporte da Ford. Além de San Francisco, o serviço deverá ser expandido para pelo menos cinco outros mercados nos próximos 18 meses.

Fundada em 2014, a Chariot opera com cerca de 100 vans Ford Transit em 28 rotas na Baía de San Francisco. As suas rotas são definidas a partir da demanda dos passageiros. No futuro, elas vão operar de forma dinâmica – usando algoritmos para mapear as rotas mais eficientes e atender as necessidades de mobilidade das comunidades em tempo real.

As vans da Chariot complementam o transporte de massa, preenchendo as lacunas dos serviços de táxi e ônibus com uma opção conveniente, eficiente e econômica de transporte sob demanda ponto a ponto. Para cada van dinâmica colocada em serviço nos períodos de pico, o congestionamento poderia ser reduzido em até 25 veículos, segundo um estudo realizado pela KPMG para a Ford.

“A missão da Chariot, desde o começo, é oferecer uma solução rápida, confiável e acessível de transporte de massa para as pessoas que vivem nas cidades”, diz Ali Vahabzadeh, fundador e presidente da Chariot. “Iniciamos o serviço com as vans Ford Transit de 15 passageiros, que continuamos a usar até hoje. Estamos entusiasmados em ser a primeira aquisição da Ford Smart Mobility, aproveitando sua liderança em transporte para atender as metas da Chariot em todo o mundo.”

As bicicletas são outro importante meio de transporte para os passageiros na área da Baía de San Francisco. A Ford e a Motivate, líder global em compartilhamento de bicicletas, estão trabalhando com as autoridades da cidade para criar novas estações e aumentar para 7.000 o número de bikes na área da baía até o final de 2018. Quando for lançada no próximo ano, a Ford GoBike será acessado pelos usuários por meio da plataforma FordPass.

“Uma revolução nos transportes está sendo iniciada na área da baía”, diz Jay Walder, presidente da Motivate. “Essa parceria inédita com a Ford mostra que o compartilhamento de bicicletas não é mais um transporte alternativo, ele é central para a criação da mobilidade inteligente sob demanda, que representa nossos valores de equilíbrio e sustentabilidade. Graças à parceria com a Comissão Metropolitana de Transporte, o compartilhamento de bicicletas em breve estará disponível para todos na área da Baía de San Francisco.”

A Ford pretende usar os dados coletados com as bicicletas para construir uma rede interligada de mobilidade. Ela poderá incluir dados em tempo real, como condições do tempo e padrões de uso e disponibilidade das bicicletas, para facilitar os deslocamentos.

A Ford também criou o time City Solutions para trabalhar em parceria com cidades de todo o mundo na expansão dos serviços de mobilidade, dentro da Ford Smart Mobility LLC. John Kwant – que trabalhou com várias cidades do mundo durante sua carreira nas áreas de assuntos governamentais e estratégia global da Ford – vai liderar esse esforço como vice-presidente da Ford City Solutions.

A equipe vai avaliar a realidade do ecossistema de transporte que cada cidade desenvolveu ao longo do tempo e seus desafios específicos. Em um processo de descoberta conjunta, a Ford City Solutions vai trabalhar com os municípios para propor, desenvolver pilotos e soluções de mobilidade sob medida para a comunidade. As discussões já estão em andamento com várias cidades do mundo.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário