A Ford promoveu uma pesquisa para entender as razões da quadruplicação das vendas de utilitários esportivos na Europa desde 2005. O levantamento apontou três grupos responsáveis por esse crescimento significativo: as mães com filhos pequenos, os jovens de 17 a 34 anos da chamada geração do milênio e os "Quintastics", novo termo da moda para definir pessoas dinâmicas acima dos 50 anos.
Os utilitários devem chegar a 27% do mercado total de
veículos na Europa até 2020. A pesquisa foi feita na França, Alemanha, Itália,
Espanha e Reino Unido com 5.000 pessoas que têm ou pretendem comprar um veículo
nos próximos 12 meses. Quase um terço das jovens mães, um quarto dos jovens e
um quinto dos cinquentões consideram um SUV como seu próximo carro.
A pesquisa também mostrou que a percepção dos SUVs mudou
radicalmente. Dos pesquisados, 82% dizem que eles não são mais apenas um
veículo de luxo: tornaram-se mais eficientes e amigos do meio ambiente nos
últimos anos.
"Os utilitários esportivos deixaram de ser um pequeno
nicho na Europa para se tornar uma das tendências automotivas mais significativas
da última década", diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing,
Vendas e Serviços da Ford Europa. "Todos que previram o esfriamento das
vendas de SUVs erraram. Isto porque eles atraem igualmente homens e mulheres,
jovens e pessoas com mais idade."
A linha Ford de SUVs na Europa é formada pelo EcoSport, Kuga
e Edge. “Temos uma variedade de escolha para atender diferentes perfis de
consumidores e esperamos vender 200.000 SUVs no continente este ano, 200% mais
que em 2013," ressalta o executivo.
Gerações de consumidores
A pesquisa revelou que os pontos fortes dos SUVs estão se
tornando cada vez mais importantes para os compradores de automóveis. Para as
jovens mães, por exemplo, questões de ordem prática como a segurança da
família, o desempenho em mau tempo, o visual e o estilo são uma prioridade.
Para os jovens da geração do milênio, os SUVs são um símbolo de sucesso, um
carro atraente no qual querem ser vistos e os fazem se sentir poderosos. Já os
"Quintastics" valorizam a posição de dirigir elevada, a capacidade de
chegar aonde querem, na cidade ou no campo, e a manutenção de um estilo de vida
ativo.
“Os SUVs funcionam para todos os tipos de pessoas porque
oferecem uma solução versátil, como um smartphone, que pode ser também uma
câmera, tocador de música ou lanterna. Eles servem tanto para aventuras de fim
de semana como são uma opção prática e elegante para ir à escola, com excelente
visibilidade", afirma Roelant de Waard.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário