quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dodge celebra o 25º e último ano de produção do viper com cinco versões limitadas

Da esq. para dir., quatro edições limitadas do Dodge Viper: Snakeskin Edition GTC, VoooDoo II ACR,
GTS-R Commemorative Edition ACR e 1:28 Edition ACR

A marca Dodge está comemorando o 25º aniversário do Viper com cinco edições limitadas, que também marcam o último ano de produção do cupê. Elas destacam algumas das mais emblemáticas séries especiais do passado do modelo.

“O Dodge Viper teve uma belíssima trajetória, e 25 anos depois de ter sido apresentado pela primeira vez, deixa o mundo dos supercarros registrando recordes notáveis”, disse Tim Kuniskis, Chefe da Dodge, SRT, Chrysler e Fiat na América do Norte. “Com mais recordes de pista do que qualquer outro carro de produção em série no mundo, o Dodge Viper ACR será o Viper de rua mais rápido de todos os tempos, o carro que define o padrão para todos os que o seguirem.”

Uma das máquinas mais exclusivas e exóticas da atualidade, o Viper tem sua rica e excepcional herança de desempenho honrada pela Dodge com homenagens a alguns dos exemplares mais importantes. A partir de 24 de junho, o público norte-americano poderá encomendar uma “víbora” já da linha 2017 nas seguintes configurações especiais, todas entregues com capas de carroceria com o nome dos compradores sobre a porta do motorista:

Viper 1:28 Edition ACR
É um tributo ao tempo de 1min28s65, atual recorde de volta mais rápida para um carro de série na histórica pista de Laguna Seca, na Califórnia. O tempo foi obtido pelo piloto Randy Pobst em um Dodge Viper ACR 2016 em outubro passado. Conta com destaques como pacote aerodinâmico radical e freios de cerâmica. Apenas 28 unidades serão produzidas. Em 2010, a Dodge fez 33 exemplares do Viper ACR 1:33, referência à então volta recorde de 1min33s915 no mesmo autódromo californiano, em novembro de 2009.

Viper GTS-R Commemorative Edition ACR
Homenageia uma das pinturas mais inconfundíveis do Viper, a combinação de carroceria branca com faixas azuis do Viper GTS-R GT2 Championship Edition, de 1998 – que comemorava a vitória do Viper no Campeonato Mundial de GT2, da FIA. Terá 100 unidades.

Viper VoooDoo II Edition ACR
Baseado no Viper VooDoo Edition 2010, será uma versão de 31 exemplares.

Viper Snakeskin Edition GTC
Com 25 unidades, é uma releitura do Snakeskin ACR de 2010, com a mesma cor verde Snakeskin (“pele de cobra”).

Dodge Dealer Edition ACR
Essa série limitada a 33 unidades será vendida exclusivamente nas duas concessionárias Dodge que mais vendem o Viper: uma em Tomball, no estado do Texas e outra em Roanoke, Illinois.

Versão ACR: carro de corrida com placas
O Dodge Viper ACR retorna na linha 2017 como o definitivo carro de pista para as ruas, com significativas atualizações aerodinâmicas e de suspensão. Relançada em 2016, a terceira edição (as outras foram de 1999 a 2002 e de 2008 a 2010) do Viper ACR tomou de assalto o universo dos carros de alto desempenho com mais recordes do que qualquer carro de série em todo o mundo -- 13 recordes de pistas certificados pelo Sports Car Club of America (SCCA).

Sobre o Viper
Todos os Dodge Viper 2017 são alimentados pelo icônico motor V10 de 8,4 litros, de alumínio, que além de entregar 654 cv de potência, despeja nas rodas traseiras o impressionante torque de 82,9 kgfm, o maior entre todos os esportivos de aspiração natural do mundo. Entre os recursos de segurança de série há controle eletrônico de estabilidade (ESC) de vários estágios, controle de tração e um novo sistema de freios ABS de quatro canais.
Desde 1992, as marcas Dodge e SRT produziram aproximadamente 30 mil unidades do Viper nas fábricas de Mack Avenue (1992 a 1994) e Conner Avenue (1995 até hoje), ambas em Detroit.

Fonte: Imprensa Dodge

Nenhum comentário:

Postar um comentário