sábado, 19 de março de 2016

Vídeo-documentário da Ford conta uma das mais famosas histórias da indústria com o lendário GT

A Ford produziu um documentário sobre os 50 anos do esportivo GT. Neste primeiro episódio, mostra a paixão da família Ford em superar a Ferrari na corrida de Le Mans depois da tentativa de adquirir a marca italiana. A produção, chamada “Ford GT: O Retorno”, tem cinco capítulos e o primeiro deles, “A Decisão”, pode ser visto neste link.

Desde o seu nascimento até o desenvolvimento da nova geração do supercarro, que chega ao mercado este ano, a história do Ford GT mostra a paixão da marca em criar carros inovadores e arrojados. O vídeo inclui depoimento de Bill Ford Jr., presidente do Conselho da empresa, que relembra a frase de seu tio Henry Ford II: “Já que não podemos comprar a Ferrari, vamos vencê-la em Le Mans”, numa das mais lendárias histórias do setor automotivo.

As imagens da vitória do carro na corrida de 1966 ilustram o documentário. Há também o depoimento de Edsel Ford, que acompanhou seu pai Henry Ford II em Le Mans. Outros executivos, como Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto, e Dave Pericak, diretor global da Ford Performance, falam sobre o desenvolvimento do novo Ford GT.

Desejo de vencer

“Você corre para vencer. Você não corre para esperar ir bem, ou ter um carro bonito. Naturalmente é um grande risco, mas não quando você adiciona a reputação, a aura e o efeito moral que isso dá para qualquer um que ama a marca Ford. Em nossa estrutura de ganhos, este carro não vai fazer muita diferença. Mas em termos de reputação da Ford, algo que me preocupo profundamente, o impacto será enorme”, declara Bill Ford.

O desejo de vencer em Le Mans foi o que levou a Ford a criar o GT 40 na década de 1960, uma decisão que exigiu visão, criatividade e coragem. O retorno do Ford GT às corridas, agora, é outro momento de definição para a empresa.  “Para vencer uma corrida, você tem de estar no seu melhor porque a competição é muito, muito difícil. Cada segundo conta. Cada milímetro do carro conta. Isso é o que é realmente excitante nas corridas, o que é preciso para vencer”, diz Dave Pericak.

Assim que o projeto recebeu a “luz verde”, a Ford iniciou um ambicioso trabalho de engenharia, desenvolvendo simultaneamente o Ford GT de rua e a versão para as pistas, a tempo de comemorar o 50º aniversário da vitória histórica nas 24 Horas de Le Mans. No total, quatro Ford GT vão competir globalmente por títulos em 2016, com a equipe Ford Chip Ganassi Racing. Dois vão correr no IMSA Weathertech SportsCar Championship (América do Norte) e dois no Campeonato Mundial de Endurance (global). E todos os quatro estarão nas 24 Horas de Le Mans.

“Acho que nós sempre pensamos em construir outro Ford GT e o que motivou isso foi a proximidade do 50º aniversário da vitória de 1966. Sentimos que realmente tínhamos de fazer algo para honrar essa vitória. Nossa herança é muito importante. No nosso coração, somos uma empresa familiar”, afirma Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global.

Fonte: Imprensa Ford



Nenhum comentário:

Postar um comentário