terça-feira, 1 de março de 2016

Jaguar apoia esquiador olímpico britânico para quebra de recorde mundial de velocidade

O atleta – que tem no currículo a participação em cinco edições das Olimpíadas de Inverno –
tentará superar a marca de 257 km/h utilizando uma roupa com dois pequenos jatos

A Jaguar Land Rover e o esquiador olímpico britânico Graham Bell anunciaram uma parceria para a tentativa de quebra do recorde mundial de velocidade sobre esquis, que ocorrerá em 2017.

Atualmente apresentador do programa “The Jump” na TV britânica, o ex-atleta almeja se tornar o homem mais rápido do mundo sobre esquis e, para isso, contará com toda a estrutura e conhecimento em engenharia, aerodinâmica e design da Jaguar Land Rover.

Em parceria com a Jaguar, Graham Bell está desenvolvendo uma exclusiva roupa de esquiador equipada com dois pequenos jatos, que será fundamental para que ele supere a marca de 257 km/h, superando o atual recorde mundial. Parte de seu programa de treinos nos Alpes Austríacos consiste em atingir altas velocidades. Para isso, o esquiador utiliza um Jaguar XE com tração integral que o puxa a mais de 160 km/h.

Graham Bell disse “eu procurei a Jaguar para fazer essa parceria técnica muito por conta da experiência da marca em aerodinâmica e pelo amor a todas as coisas que envolvem alta velocidade. Toda sua experiência me ajudará muito no desenvolvimento da roupa que me permitirá fazer a tentativa de recorde mundial de velocidade em esqui. A utilização de veículos de alta performance como o XE, que me puxa a altas velocidades, também é fundamental para este grande desafio”.

Já Ian Anderton, gerente aerodinâmico da Jaguar Land Rover disse “como desafio de engenharia, não há nada mais único do que algo assim. Por isso mesmo, os próximos meses serão bastante empolgantes. Nós acabamos de iniciar essa parceria técnica e optamos por utilizar um XE com tração integral como forma de determinar quais fatores devem ser levados em consideração durante o desenvolvimento de uma roupa adequada em termos aerodinâmicos, que permita um bom posicionamento do esqui e que tenha um bom isolamento térmico em baixas temperaturas”.

“De muitas formas, esse trabalho é bastante parecido com os processos de desenvolvimento de um novo veículo já que, da mesma forma, também buscamos o equilíbrio perfeito entre engenharia, design e aerodinâmica para obtermos um altíssimo padrão de desempenho”, complementa o executivo.

A tentativa de quebra do recorde mundial de velocidade sobre esqui está programada para ocorrer no centro de testes da Jaguar Land Rover na Suécia, no começo de 2017. O recorde atual pertence ao italiano Simone Oregone, que registrou 251 km/h.

Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover

Nenhum comentário:

Postar um comentário