Pureza de linhas na sua forma mais bela. O Audi TT Roadster foi desenvolvido para encantar e conquistar todos aqueles que buscam uma experiência de condução abrangente, unindo simultaneamente o mais entusiasmante comportamento dinâmico com o prazer de rodar integrado à paisagem num carro descoberto.
Em sua terceira geração, o compacto esportivo conversível de dois lugares estabelece novos padrões em design, propulsão e suspensão. Um destaque especial do novo TT Roadster é o cockpit virtual da Audi: pela primeira vez, o conjunto de instrumentos digital fornece todas as informações disponíveis sobre o carro, navegação, informação e entretenimento numa única e ampla tela, dentro do campo de visão do motorista.
Outra inovação de impacto é o Audi Virtual Cockpit. Graças às suas telas versáteis e detalhadas, o conjunto de instrumentos digital substitui a instrumentação analógica e o monitor MMI. O amplo display de 12,3 polegadas, posicionado à frente do motorista, pode ser configurado de duas maneiras básicas. Na disposição clássica, a tela é dominada pelo conta-giros e o velocímetro; no modo “infotainment”, ela foca em outros aspectos, entre eles o sistema de navegação.
O carro é compacto e posicionado bem baixo em relação à pista. Com 4,18 metros, ele é 21 milímetros mais curto que seu antecessor. A distância entre eixos, por outro lado, aumentou 37 mm, atingindo 2,50 m – os balanços são consequentemente menores. Com 1,83 mde largura, o novo TT Roadster é 10 mm mais estreito que a versão anterior e tem 1,35 m de altura (3 mm a menos). Seu coeficiente de arrasto é apenas 0,30 com a capota fechada - o melhor no segmento de esportivos compactos. Isto se deve à combinação do design diferenciado com uma aerodinâmica excelente.
A dianteira é dominada por linhas acentuadamente horizontais: a grade Singleframe é larga e plana e os quatro anéis da marca estão posicionados no capô, ao estilo de um carro de alto desempenho. Dois elementos luminosos verticais posicionados nos faróis são responsáveis pelas luzes de condução diurna. Os faróis são inteiramente de LEDs, com assistente de luz alta e regulagem automática da altura do faixo, para evitar o ofuscamento dos motoristas que trafegam em sentido contrário na rodovia.
O visual do teto plano e firme do TT Roadster contrasta com a carroceria e é definido pelo curto design da janela lateral, típico do modelo. Visto da lateral, muitos detalhes do carro remetem à primeira geração deste clássico do design. Os ombros têm aspecto muscular e os contornos das soleiras criam uma forte borda refratora de luz. Os amplos arcos das rodas formam suas próprias identidades geométricas, entrando pela folga do capô, que forma a linha ‘tornado’ que corre até a traseira. Para reabastecer, não é mais preciso tirar a tampa sob a clássica portinhola redonda do tanque do lado direito. O reabastecimento agora é direto, no mais perfeito estilo de competição.
Na traseira, novamente linhas horizontais acentuam a sensação de largura do carro. As barras nas lanternas de LEDs de série, que seguem o estilo dos faróis, são iluminadas permanentemente. A terceira luz de freio – uma faixa estreita na borda da tampa do compartimento de bagagem – se conecta à silhueta luminosa na traseira. Na parte de baixo, o difusor incorpora as ponteiras do sistema de escapamento. Em velocidades acima de 120 km/h, um defletor é estendido eletricamente desde a tampa do porta-malas para aumentar a força vertical sobre o eixo traseiro.
Opcionalmente, o TT Roadster pode trazer pacote exterior esportivo “S line”, que reforça ainda mais suas características dinâmicas.
Ao abrir, o teto assume a forma de Z à medida em que se dobra, formando um volume achatado. Quando guardado na bandeja de alumínio, ele não interfere no compartimento de bagagem de 280 litros. Dois motores elétricos abrem ou fecham o teto em 10 segundos, mesmo com o carro andando a até 50 km/h. Graças a uma elaborada tecnologia de fixação, a capota fica completamente rígida quando fechada, mesmo em altas velocidades, apresentando um visual homogêneo que esconde os arcos estruturais.
A capota acústica proporciona um isolamento térmico extremamente bom, além de baixo nível de ruído, principalmente na faixa de frequência do fluxo de ar. A espessa camada de feltro no forro interno preto aumenta ainda mais o conforto. O nível de ruído interno foi reduzido em até 6 dB em relação ao modelo anterior, dependendo da frequência. As antenas para recepção do rádio ficam ocultas sob a capota conversível.
Comparada à do Coupé, a carroceria do Roadster foi modificada em áreas importantes. As colunas A de alumínio escondem uma coluna de aço em seu interior que, por sua vez, aloja um tubo de aço sólido. Reforços internos de aço garantem a alta resistência das soleiras de alumínio. Travessas de aço em V reforçam as áreas sob o compartimento do motor e do porta-malas, conectando os suportes dos eixos.
Uma parede sólida, feita de dois perfis em caixa, separa o interior do carro do compartimento de bagagem. A área acima desta parede acomoda as barras anticapotagem de aço, cujas formas elegantemente arredondadas definem outro elemento clássico de design. Placas de reforço fecham as aberturas da parede traseira.
A arquitetura modular transversal determina o posicionamento do motor, com grandes vantagens no ganho de espaço interno e distribuição de pesos. O sistema start-stop é equipamento de série. Em combinação com o sistema de direção dinâmica Audi Drive Select, o ajuste da tonalidade do motor o torna ainda mais sonoro.
Um dos motores mais premiados da história em todo o mundo, o 2.0 Turbo FSI adota duplo sistema de injeção, utilizando conforme as solicitações do momento a injeção direta na câmara de combustão ou a injeção tradicional, antes das válvulas de admissão. Em determinadas circunstâncias, os dois sistemas atuam simultaneamente, assegurando o máximo de desempenho com a mais alta eficiência, para menor consumo de combustível e emissões reduzidas de CO2.
Em um casamento perfeito, o 2.0 TFSI trabalha conjugado à transmissão S tronic de dupla embreagem, com seis velocidades. O câmbio pode operar automaticamente, nos modos D e S (esportivo), realizando trocas precisas e suaves com extraordinária rapidez, sem permitir quedas perceptíveis na rotação. O modo S do Audi Drive Select modifica o comportamento tanto do câmbio como do motor, privilegiando o desempenho ao elevar a rotação dos pontos de troca das marchas.
Junto com a direção progressiva, a sofisticada suspensão e a precisão do acerto esportivo proporcionam uma condução dinâmica de alta precisão. Os freios, que podem ser dosados com perfeição e transmitem uma sensação de firmeza no pedal, estão colocados atrás das grandes rodas.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC), que pode ser desativado tanto parcial como totalmente, complementa perfeitamente a dirigibilidade esportiva do carro. O controle seletivo de torque em cada roda atua ao longo das curvas: quando necessário ele pode distribuir a força de tração da roda dianteira interna para o lado oposto. Desta forma, o carro faz as curvas com muita facilidade, graças à diferença nas forças propulsivas, auxiliando o condutor. Isto permite uma condução mais neutra e precisa ao longo das curvas. O modo esportivo facilita especialmente a condução mais rápida, facilitando o esterço e o controle nas derrapagens.
Com linhas leves, quase flutuantes, o interior dá continuidade às formas externas. O foco central está no motorista: todos os controles estão agrupados ao redor do condutor, favorecendo a condução esportiva e dinâmica. O acabamento das portas e o console central apresentam formas fluidas, que combinam entre si.
Quando visto de cima, o painel de instrumentos lembra a asa de um avião. As saídas de ar redondas, outra tradicional característica do TT, remetem aos motores a jato. As saídas de ar de alta precisão são um exemplo dos altos padrões da Audi com respeito à função, design e manufatura de todo o interior.
Dados técnicos:
Motor: 2.0 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.984 cm³
Potência (cv): 230 entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque (Nm): 370 entre 1.600 e 4.300 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 6 velocidades
Peso (kg): 1.260
Comprimento (mm): 4.177
Largura (mm): 1.832
Altura (mm): 1.353
Entre-eixos (mm): 2.505
Capacidade do tanque de combustível (l): 50
Capacidade do porta-malas (l): 305
Aceleração 0-100 km/h (s): 5,9
Velocidade Máxima (km/h): 250 (limitada eletronicamente)
Fonte: Imprensa Audi
Em sua terceira geração, o compacto esportivo conversível de dois lugares estabelece novos padrões em design, propulsão e suspensão. Um destaque especial do novo TT Roadster é o cockpit virtual da Audi: pela primeira vez, o conjunto de instrumentos digital fornece todas as informações disponíveis sobre o carro, navegação, informação e entretenimento numa única e ampla tela, dentro do campo de visão do motorista.
Novo de cima abaixo: o sistema de controle
O sistema de controle do TT Roadster é totalmente focado no condutor. Graças ao redesenvolvimento fundamental da lógica de controle, o terminal MMI retrabalhado apresenta seis botões rígidos. A linguagem de controle natural facilita a operação do sistema ao dirigir.Outra inovação de impacto é o Audi Virtual Cockpit. Graças às suas telas versáteis e detalhadas, o conjunto de instrumentos digital substitui a instrumentação analógica e o monitor MMI. O amplo display de 12,3 polegadas, posicionado à frente do motorista, pode ser configurado de duas maneiras básicas. Na disposição clássica, a tela é dominada pelo conta-giros e o velocímetro; no modo “infotainment”, ela foca em outros aspectos, entre eles o sistema de navegação.
Diversão com teto aberto: o conceito
O TT Roadster combina o comportamento dinâmico de um esportivo com a experiência de direção de um carro aberto com dois lugares. Para proporcionar isso, possui travessas posicionadas sob a carroceria e incorporadas a ela, que aumentam tanto a rigidez torcional como o conforto de rodagem.O carro é compacto e posicionado bem baixo em relação à pista. Com 4,18 metros, ele é 21 milímetros mais curto que seu antecessor. A distância entre eixos, por outro lado, aumentou 37 mm, atingindo 2,50 m – os balanços são consequentemente menores. Com 1,83 mde largura, o novo TT Roadster é 10 mm mais estreito que a versão anterior e tem 1,35 m de altura (3 mm a menos). Seu coeficiente de arrasto é apenas 0,30 com a capota fechada - o melhor no segmento de esportivos compactos. Isto se deve à combinação do design diferenciado com uma aerodinâmica excelente.
A dianteira é dominada por linhas acentuadamente horizontais: a grade Singleframe é larga e plana e os quatro anéis da marca estão posicionados no capô, ao estilo de um carro de alto desempenho. Dois elementos luminosos verticais posicionados nos faróis são responsáveis pelas luzes de condução diurna. Os faróis são inteiramente de LEDs, com assistente de luz alta e regulagem automática da altura do faixo, para evitar o ofuscamento dos motoristas que trafegam em sentido contrário na rodovia.
O visual do teto plano e firme do TT Roadster contrasta com a carroceria e é definido pelo curto design da janela lateral, típico do modelo. Visto da lateral, muitos detalhes do carro remetem à primeira geração deste clássico do design. Os ombros têm aspecto muscular e os contornos das soleiras criam uma forte borda refratora de luz. Os amplos arcos das rodas formam suas próprias identidades geométricas, entrando pela folga do capô, que forma a linha ‘tornado’ que corre até a traseira. Para reabastecer, não é mais preciso tirar a tampa sob a clássica portinhola redonda do tanque do lado direito. O reabastecimento agora é direto, no mais perfeito estilo de competição.
Na traseira, novamente linhas horizontais acentuam a sensação de largura do carro. As barras nas lanternas de LEDs de série, que seguem o estilo dos faróis, são iluminadas permanentemente. A terceira luz de freio – uma faixa estreita na borda da tampa do compartimento de bagagem – se conecta à silhueta luminosa na traseira. Na parte de baixo, o difusor incorpora as ponteiras do sistema de escapamento. Em velocidades acima de 120 km/h, um defletor é estendido eletricamente desde a tampa do porta-malas para aumentar a força vertical sobre o eixo traseiro.
Opcionalmente, o TT Roadster pode trazer pacote exterior esportivo “S line”, que reforça ainda mais suas características dinâmicas.
Leve e silencioso: o teto conversível
Como todos os modelos Audi Cabriolet, o TT Roadster conta com um teto de tecido movimentado eletricamente. Na versão que chega ao Brasil ele é preto, combinando perfeitamente com o design do carro. Com peças feitas de magnésio, alumínio, aço e plástico, a capota pesa apenas 39 kg e é 3 kg mais leve que a do modelo anterior. A redução tem um impacto positivo no peso total do veículo e contribui para rebaixar seu centro de gravidade.Ao abrir, o teto assume a forma de Z à medida em que se dobra, formando um volume achatado. Quando guardado na bandeja de alumínio, ele não interfere no compartimento de bagagem de 280 litros. Dois motores elétricos abrem ou fecham o teto em 10 segundos, mesmo com o carro andando a até 50 km/h. Graças a uma elaborada tecnologia de fixação, a capota fica completamente rígida quando fechada, mesmo em altas velocidades, apresentando um visual homogêneo que esconde os arcos estruturais.
A capota acústica proporciona um isolamento térmico extremamente bom, além de baixo nível de ruído, principalmente na faixa de frequência do fluxo de ar. A espessa camada de feltro no forro interno preto aumenta ainda mais o conforto. O nível de ruído interno foi reduzido em até 6 dB em relação ao modelo anterior, dependendo da frequência. As antenas para recepção do rádio ficam ocultas sob a capota conversível.
Construção mista inteligente: a carroceria
A carroceria do TT Roadster representa uma nova evolução do conceito Audi Space Frame (ASF), baseada na arquitetura modular transversal (MQB). Componentes de ultrarresistência, feitos de aço moldado a quente, reforçam a seção dianteira e o assoalho do compartimento de passageiros. A cabine, todo o revestimento externo e as peças de fixação são feitas de produtos de alumínio fundido semiacabado, perfis extrudados e chapas metálicas.Comparada à do Coupé, a carroceria do Roadster foi modificada em áreas importantes. As colunas A de alumínio escondem uma coluna de aço em seu interior que, por sua vez, aloja um tubo de aço sólido. Reforços internos de aço garantem a alta resistência das soleiras de alumínio. Travessas de aço em V reforçam as áreas sob o compartimento do motor e do porta-malas, conectando os suportes dos eixos.
Uma parede sólida, feita de dois perfis em caixa, separa o interior do carro do compartimento de bagagem. A área acima desta parede acomoda as barras anticapotagem de aço, cujas formas elegantemente arredondadas definem outro elemento clássico de design. Placas de reforço fecham as aberturas da parede traseira.
Potente e eficiente: o motor
O TT Roadster traz motorização turbo de quatro cilindros a gasolina e câmbio S-tronic de seis marchas. O potente 2.0 Turbo FSI, com 230 cv de potência garante uma eficiente propulsão ao modelo. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos a caminho de 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Os flaps do sistema de escapamento reforçam a sonoridade esportiva.A arquitetura modular transversal determina o posicionamento do motor, com grandes vantagens no ganho de espaço interno e distribuição de pesos. O sistema start-stop é equipamento de série. Em combinação com o sistema de direção dinâmica Audi Drive Select, o ajuste da tonalidade do motor o torna ainda mais sonoro.
Um dos motores mais premiados da história em todo o mundo, o 2.0 Turbo FSI adota duplo sistema de injeção, utilizando conforme as solicitações do momento a injeção direta na câmara de combustão ou a injeção tradicional, antes das válvulas de admissão. Em determinadas circunstâncias, os dois sistemas atuam simultaneamente, assegurando o máximo de desempenho com a mais alta eficiência, para menor consumo de combustível e emissões reduzidas de CO2.
Em um casamento perfeito, o 2.0 TFSI trabalha conjugado à transmissão S tronic de dupla embreagem, com seis velocidades. O câmbio pode operar automaticamente, nos modos D e S (esportivo), realizando trocas precisas e suaves com extraordinária rapidez, sem permitir quedas perceptíveis na rotação. O modo S do Audi Drive Select modifica o comportamento tanto do câmbio como do motor, privilegiando o desempenho ao elevar a rotação dos pontos de troca das marchas.
Esportivo e estável: o chassi
A arquitetura McPherson é usada na suspensão dianteira do TT Roadster, com componentes de alumínio para reduzir as massas não suspensas. A cremalheira da direção foi projetada de forma que a relação de redução torne-se gradualmente mais direta nas curvas. O eixo traseiro, com quatro braços de aço por roda para administrar separadamente as forças longitudinais e transversais.Junto com a direção progressiva, a sofisticada suspensão e a precisão do acerto esportivo proporcionam uma condução dinâmica de alta precisão. Os freios, que podem ser dosados com perfeição e transmitem uma sensação de firmeza no pedal, estão colocados atrás das grandes rodas.
O controle eletrônico de estabilidade (ESC), que pode ser desativado tanto parcial como totalmente, complementa perfeitamente a dirigibilidade esportiva do carro. O controle seletivo de torque em cada roda atua ao longo das curvas: quando necessário ele pode distribuir a força de tração da roda dianteira interna para o lado oposto. Desta forma, o carro faz as curvas com muita facilidade, graças à diferença nas forças propulsivas, auxiliando o condutor. Isto permite uma condução mais neutra e precisa ao longo das curvas. O modo esportivo facilita especialmente a condução mais rápida, facilitando o esterço e o controle nas derrapagens.
Design interior
O interior de dois lugares do TT Roadster se ajusta em torno do motorista como um terno sob medida. Ele passa uma sensação de intimidade e proteção, principalmente quando o teto de tecido está fechado, sem nunca parecer apertado. A distância até o teto é alta e os novos bancos esportivos com apoios de cabeça integrados são montados bem baixo. Juntos, eles pesam 5 kg a menos que os do modelo anterior.Com linhas leves, quase flutuantes, o interior dá continuidade às formas externas. O foco central está no motorista: todos os controles estão agrupados ao redor do condutor, favorecendo a condução esportiva e dinâmica. O acabamento das portas e o console central apresentam formas fluidas, que combinam entre si.
Quando visto de cima, o painel de instrumentos lembra a asa de um avião. As saídas de ar redondas, outra tradicional característica do TT, remetem aos motores a jato. As saídas de ar de alta precisão são um exemplo dos altos padrões da Audi com respeito à função, design e manufatura de todo o interior.
Conveniência: o equipamento
O TT Roadster vem equipado de série com o Audi music interface e o Audi Sound System. Opcionalmente, pode trazer o sistema de som Bang & Olufsen, com 680 watts de potência e 12 alto-falantes. As molduras dos alto-falantes, especialmente desenhadas, são adornadas com elementos de alumínio anodizado trazendo o logo dos especialistas em som dinamarqueses. Um condutor luminoso de LED destaca o sistema de som mesmo durante a noite.Dados técnicos:
Motor: 2.0 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.984 cm³
Potência (cv): 230 entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque (Nm): 370 entre 1.600 e 4.300 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 6 velocidades
Peso (kg): 1.260
Comprimento (mm): 4.177
Largura (mm): 1.832
Altura (mm): 1.353
Entre-eixos (mm): 2.505
Capacidade do tanque de combustível (l): 50
Capacidade do porta-malas (l): 305
Aceleração 0-100 km/h (s): 5,9
Velocidade Máxima (km/h): 250 (limitada eletronicamente)
Fonte: Imprensa Audi
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