terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Diga “Xis” – A Nissan se torna a maior vendedora de câmeras


A Nissan é famosa por ser uma das marcas de automóveis mais vendidas do mundo, mas poucas pessoas percebem que a empresa japonesa está se tornando também, e rapidamente, uma das maiores vendedoras de câmeras da Europa. Com mais de dois milhões de unidades de veículos vendidos com câmeras como item de série em menos de dois anos, a Nissan está agora nos calcanhares de alguns dos maiores fabricantes deste equipamento do mundo.

Com o aperfeiçoamento das tecnologias de segurança nos automóveis, os modelos mais vendidos da Nissan têm agora até cinco câmeras por unidade. Isso significa que a marca líder em crossovers vende a surpreendente marca de 3.400* câmeras por dia ou mais de duas por minuto.

A multi-premiada gama crossovers da Nissan, que inclui os modelos Qashqai, Juke e X-Trail, foi responsável sozinha por mais de 1,9 milhão de câmeras desde que o renovado Qashqai foi colocado à venda, em 2014. As versões mais vendidas de cada um desses modelos têm quatro câmeras de grande angular montadas na frente, atrás e laterais, que são os fundamentos do sistema Around View Monitor (AVM).

O AVM exibe uma visão de 360º, de olho de pássaro, que ajuda o motorista a confirmar visualmente a posição do veículo em relação à linhas brancas e outros veículos próximos, permitindo a manobra de estacionamento com mais facilidade.

Os Nissan Qashqai e X-Trail também contam com uma câmera adicional montada no para-brisas, que é usada em várias funções de alta tecnologia, como reconhecimento de sinais de trânsito. Combinados, esses recursos ilustram como a Nissan está fazendo as mais recentes inovações acessíveis a milhões de compradores. Tecnologia baseada em câmera também é uma chave de trampolim para um carro totalmente autônomo.

Os sistemas de câmeras que equipam Qashqai e X-Trail ampliam a facilidade para estacionar juntos com o pacote de funções que compõem o Safety Shield, que inclui o Blind Spot Warning (BSW) e Move Object Detection (MOD), os quais serão fundamentais no desenvolvimento futuro da unidade de automóvel autônoma.

Uma das características mais inteligentes dentro do Safety Shield é o sistema inteligente de autolimpeza da câmera traseira, que detecta quando há sujeira e a limpa automaticamente.

Montada logo acima da placa de licença traseira, a câmera usa a água embutida e aparelhos de ar comprimido para limpar as lentes de detritos garantindo que a tela de 7 polegadas no painel do carro receba uma imagem clara, proporcionando ótima passageiro e segurança para os pedestres. O computador do sistema das câmeras processa mais de 15 megapixels por segundo.

“Diferentemente de outros sistemas, que dependem de radar para monitorar o movimento ao redor do carro, os três elementos de trabalho do Safety Shield utilizam os dados da câmera do AVM no retrovisor para fornecer visibilidade e proteção excepcionais”, diz Christopher Parker, engenheiro-sênior do Safety Shield. “A segurança de nossos passageiros é prioridade número um, e a abordagem proativa da Nissan em tecnologia de segurança está lá para ajudar os motoristas em todos os momentos.”

Com as vendas de crossover em alta, a Nissan prevê que a demanda de carros com essas câmeras chegará a mais de 10 milhões nos próximos cinco anos. Os engenheiros já trabalham na próxima geração de tecnologia de câmera, como a mostrada no carro-conceito Nissan Gripz. Nele, duas câmeras incorporadas aos faróis permitem o streaming dos movimentos do carro – on e off road – para a internet.

NO BRASIL

March, Versa, Frontier, Sentra e Altima, modelos vendidos pela Nissan no mercado brasileiro, contam com a câmera de ré. O March, inclusive, foi o primeiro modelo do segmento de compactos a oferecer a opção. A câmera de ré traz mais segurança e comodidade já que dá mais confiança ao motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor. E, em conjunto com a direção elétrica progressiva, deixa a tarefa de estacionar muito mais fácil. Afinal, a inovação tecnológica só tem razão de ser quando se traduz em facilidade e conforto para os consumidores.


Veja o resumo das principais tecnologias empregadas no Safety Shield da Nissan:

Around View Monitor 

Projetado para ajudar nas manobras de estacionamento, o AVM fornece visão geral 360⁰ do carro. A tecnologia ajuda aos motoristas a confirmar visualmente a posição do veículo em relação aos lugares de estacionamento e objetos adjacentes, para manobrar com mais facilidade.
Nissan Gripz: Duas câmeras incorporadas aos
faróis permitem o streaming dos movimentos
do carro – on e off road – para a internet

Move Object Detection (MOD)

Combina sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, que fornecem avisos sonoros para o motorista ao manobrar – com uma exibição visual acessível por meio do painel de instrumentos do Qashqai – para ajudar o motorista a detectar obstáculos ao redor do veículo ao estacionar ou se movendo lentamente.

Forward Emergency Braking

Usando um sistema de radar totalmente integrado que varre a estrada à frente, o Nissan X-Trail oferece três níveis de assistência aos condutores. Primeiro é um aviso sonoro que alerta o motorista se a diferença para o carro em frente está menor. Se o motorista não reagir aos avisos sonoros, os freios são automaticamente aplicados parcialmente. Finalmente, se a diferença ainda está menor, os freios serão aplicados mais fortemente, se necessário.

Driver Attention Alert

Com um em cinco acidentes causados ​​por fadiga do condutor em estradas, esse sistema do Nissan X-Trail é uma nova e importante arma para a segurança. Depois de aprender o seu estilo de condução, o sistema monitora constantemente os movimentos do motorista, mostrando um alerta no painel central, indicando que o condutor deve fazer uma pausa.

Traffic Sign Recognition

Este sistema inteligente age como um “par extra” de olhos que podem detectar sinais de limite de velocidade e mostrar as suas informações para o motorista. Sinais de limite de velocidade são automaticamente lidos pela câmera frontal, que foi programada para funcionar em toda a Europa, independentemente da tipografia nacional. Ele ainda reconhece que o limite de velocidade inferior de alguns países na chuva, então os limites em tempo seco e molhado são exibidos para o motorista.

Lane Departure Warning

Projetado para alertar o condutor se o Nissan X-Trail está saindo da pista, usa programação de computador avançado para detectar faixas de rolamento. Isso permite que o sistema determine se o carro está se movendo fora das faixas. Se isso acontecer, e o motorista não agiu, será dada uma advertência.

Blind Spot Warning

O sistema do Nissan X-Trail usa o Around View Monitor para detectar veículos nas áreas de ponto cego. Se um veículo é detectado em qualquer ponto cego, uma luz de advertência acende-se discretamente no espelho retrovisor. Se o controlador indica para mudar de faixa e o sistema detecta um veículo na zona de perigo, os flashes de luz e um aviso sonoro é dado.

High Beam Assist

Projetado para garantir que o sistema de iluminação do Nissan X-Trail forneça claridade máxima em determinados momentos, combina uma câmera de alta resolução com um software avançado para detectar quando há mudança de fachos de luz médios para alto ao reconhecer tráfego próximo ou distante.

Confira o vídeo sobre o assunto no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Z6FgjSoAv_0

*Com base nas vendas médias de novo Qashqai, Juke, X-Trail, GT-R, LEAF, Pulsar, Nota do novo Qashqai início das vendas no final de janeiro 2014 até final de Novembro de 2015, totalizando 22 meses.

Fonte: Imprensa Nissan


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