quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Novo Ford GT será o primeiro com vidro Gorilla Glass, usado nos smartphones
A Ford vai levar para os automóveis a tecnologia de vidros usada nos melhores smartphones. A marca anunciou que o Ford GT será o primeiro na indústria a ter o para-brisa e tampa traseira do motor confeccionados com o Gorilla Glass híbrido, material inovador, resistente e cerca de 30% mais leve que os vidros convencionais, desenvolvido em parceria com a Corning.
Além de favorecer a aceleração, frenagem e economia de combustível, a principal vantagem do novo para-brisa é a dinâmica: ao reduzir o peso no alto da carroceria, ele ajuda a baixar o centro de gravidade e a aprimorar a excepcional dirigibilidade do supercarro.
“O Gorilla Glass híbrido é um ótimo exemplo de como a Ford trabalha com os fornecedores para inovar em todas as áreas do negócio”, diz Hau Thai-Tang, vice-presidente de Compras Globais da Ford. “O Ford GT traz grandes inovações em desempenho e baixo peso e estamos empolgados em explorar outras aplicações dessa nova tecnologia.”
A Corning, líder em tecnologia de materiais, lançou em 2007 o Gorilla Glass, vidro leve e resistente usado em celulares. O time da Ford procurou a empresa para ajudar no desenvolvimento de uma formulação especial de vidro para aplicação veicular. A nova tecnologia foi desenvolvida para o conceito do Ford GT e logo mostrou seu potencial de aplicação prática, sendo aprovada para produção.
Fino e resistente
Um para-brisa laminado tradicional consiste de um sanduíche de duas camadas de vidro temperado, coladas sobre um agente termoplástico transparente. A tecnologia, introduzida originalmente na América por Henry Ford, tem sido usada na indústria automobilística há quase um século.O novo vidro híbrido usa múltiplas camadas – uma placa híbrida temperada especial na camada interna, uma camada termoplástica avançada absorvedora de ruído no centro e vidro temperado na camada externa. O resultado é uma peça cerca de 5,4 kg mais leve que as tradicionais.
“Durante o desenvolvimento, testamos diferentes combinações de vidro até encontrar a que trouxe a redução de peso e a durabilidade necessárias para essa aplicação”, diz Paul Linden, engenheiro de carroceria da Ford. “Contrariando um pouco a intuição, aprendemos que a camada interna mais rígida é a chave para o sucesso do para-brisa híbrido.”
O vidro híbrido Gorilla Glass é 25% a 50% mais fino e tem uma resistência igual ou maior que um laminado tradicional. Ou seja, mede 3 a 4 mm, contra 4 a 6 mm do convencional, reduzindo muito o peso. Além disso, é mais robusto, graças aos processos avançados de redução de contaminantes, reforço químico, tratamento superficial e construção do laminado, como comprovaram os exaustivos testes em estradas de pedra e túnel de vento, incluindo condições de impacto e capotamento.
“Esta parceria bem-sucedida é uma das razões pelas quais investimos em pesquisa e desenvolvimento”, diz Wendell Weeks, presidente da Corning. “A Ford reconheceu o valor dessa tecnologia e se empenhou para rapidamente torná-la disponível para produção. Trabalhamos com a Ford para desenvolver um vidro que resistiu com sucesso a milhares de horas de testes de durabilidade e agora será usado em um veículo de produção. Estamos empolgados em trazer essa tecnologia inovadora para o mercado.”
Fonte: Imprensa Ford
Diga “Xis” – A Nissan se torna a maior vendedora de câmeras
A Nissan é famosa por ser uma das marcas de automóveis mais vendidas do mundo, mas poucas pessoas percebem que a empresa japonesa está se tornando também, e rapidamente, uma das maiores vendedoras de câmeras da Europa. Com mais de dois milhões de unidades de veículos vendidos com câmeras como item de série em menos de dois anos, a Nissan está agora nos calcanhares de alguns dos maiores fabricantes deste equipamento do mundo.
Com o aperfeiçoamento das tecnologias de segurança nos automóveis, os modelos mais vendidos da Nissan têm agora até cinco câmeras por unidade. Isso significa que a marca líder em crossovers vende a surpreendente marca de 3.400* câmeras por dia ou mais de duas por minuto.
A multi-premiada gama crossovers da Nissan, que inclui os modelos Qashqai, Juke e X-Trail, foi responsável sozinha por mais de 1,9 milhão de câmeras desde que o renovado Qashqai foi colocado à venda, em 2014. As versões mais vendidas de cada um desses modelos têm quatro câmeras de grande angular montadas na frente, atrás e laterais, que são os fundamentos do sistema Around View Monitor (AVM).
O AVM exibe uma visão de 360º, de olho de pássaro, que ajuda o motorista a confirmar visualmente a posição do veículo em relação à linhas brancas e outros veículos próximos, permitindo a manobra de estacionamento com mais facilidade.
Os Nissan Qashqai e X-Trail também contam com uma câmera adicional montada no para-brisas, que é usada em várias funções de alta tecnologia, como reconhecimento de sinais de trânsito. Combinados, esses recursos ilustram como a Nissan está fazendo as mais recentes inovações acessíveis a milhões de compradores. Tecnologia baseada em câmera também é uma chave de trampolim para um carro totalmente autônomo.
Os sistemas de câmeras que equipam Qashqai e X-Trail ampliam a facilidade para estacionar juntos com o pacote de funções que compõem o Safety Shield, que inclui o Blind Spot Warning (BSW) e Move Object Detection (MOD), os quais serão fundamentais no desenvolvimento futuro da unidade de automóvel autônoma.
Uma das características mais inteligentes dentro do Safety Shield é o sistema inteligente de autolimpeza da câmera traseira, que detecta quando há sujeira e a limpa automaticamente.
Montada logo acima da placa de licença traseira, a câmera usa a água embutida e aparelhos de ar comprimido para limpar as lentes de detritos garantindo que a tela de 7 polegadas no painel do carro receba uma imagem clara, proporcionando ótima passageiro e segurança para os pedestres. O computador do sistema das câmeras processa mais de 15 megapixels por segundo.
“Diferentemente de outros sistemas, que dependem de radar para monitorar o movimento ao redor do carro, os três elementos de trabalho do Safety Shield utilizam os dados da câmera do AVM no retrovisor para fornecer visibilidade e proteção excepcionais”, diz Christopher Parker, engenheiro-sênior do Safety Shield. “A segurança de nossos passageiros é prioridade número um, e a abordagem proativa da Nissan em tecnologia de segurança está lá para ajudar os motoristas em todos os momentos.”
Com as vendas de crossover em alta, a Nissan prevê que a demanda de carros com essas câmeras chegará a mais de 10 milhões nos próximos cinco anos. Os engenheiros já trabalham na próxima geração de tecnologia de câmera, como a mostrada no carro-conceito Nissan Gripz. Nele, duas câmeras incorporadas aos faróis permitem o streaming dos movimentos do carro – on e off road – para a internet.
NO BRASIL
March, Versa, Frontier, Sentra e Altima, modelos vendidos pela Nissan no mercado brasileiro, contam com a câmera de ré. O March, inclusive, foi o primeiro modelo do segmento de compactos a oferecer a opção. A câmera de ré traz mais segurança e comodidade já que dá mais confiança ao motorista ao melhorar a visibilidade na traseira, ajudando a evitar colisões com objetos ou pessoas não identificados pelo retrovisor. E, em conjunto com a direção elétrica progressiva, deixa a tarefa de estacionar muito mais fácil. Afinal, a inovação tecnológica só tem razão de ser quando se traduz em facilidade e conforto para os consumidores.Veja o resumo das principais tecnologias empregadas no Safety Shield da Nissan:
Around View Monitor
Projetado para ajudar nas manobras de estacionamento, o AVM fornece visão geral 360⁰ do carro. A tecnologia ajuda aos motoristas a confirmar visualmente a posição do veículo em relação aos lugares de estacionamento e objetos adjacentes, para manobrar com mais facilidade.Nissan Gripz: Duas câmeras incorporadas aos faróis permitem o streaming dos movimentos do carro – on e off road – para a internet |
Move Object Detection (MOD)
Combina sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, que fornecem avisos sonoros para o motorista ao manobrar – com uma exibição visual acessível por meio do painel de instrumentos do Qashqai – para ajudar o motorista a detectar obstáculos ao redor do veículo ao estacionar ou se movendo lentamente.Forward Emergency Braking
Usando um sistema de radar totalmente integrado que varre a estrada à frente, o Nissan X-Trail oferece três níveis de assistência aos condutores. Primeiro é um aviso sonoro que alerta o motorista se a diferença para o carro em frente está menor. Se o motorista não reagir aos avisos sonoros, os freios são automaticamente aplicados parcialmente. Finalmente, se a diferença ainda está menor, os freios serão aplicados mais fortemente, se necessário.Driver Attention Alert
Com um em cinco acidentes causados por fadiga do condutor em estradas, esse sistema do Nissan X-Trail é uma nova e importante arma para a segurança. Depois de aprender o seu estilo de condução, o sistema monitora constantemente os movimentos do motorista, mostrando um alerta no painel central, indicando que o condutor deve fazer uma pausa.Traffic Sign Recognition
Este sistema inteligente age como um “par extra” de olhos que podem detectar sinais de limite de velocidade e mostrar as suas informações para o motorista. Sinais de limite de velocidade são automaticamente lidos pela câmera frontal, que foi programada para funcionar em toda a Europa, independentemente da tipografia nacional. Ele ainda reconhece que o limite de velocidade inferior de alguns países na chuva, então os limites em tempo seco e molhado são exibidos para o motorista.Lane Departure Warning
Projetado para alertar o condutor se o Nissan X-Trail está saindo da pista, usa programação de computador avançado para detectar faixas de rolamento. Isso permite que o sistema determine se o carro está se movendo fora das faixas. Se isso acontecer, e o motorista não agiu, será dada uma advertência.Blind Spot Warning
O sistema do Nissan X-Trail usa o Around View Monitor para detectar veículos nas áreas de ponto cego. Se um veículo é detectado em qualquer ponto cego, uma luz de advertência acende-se discretamente no espelho retrovisor. Se o controlador indica para mudar de faixa e o sistema detecta um veículo na zona de perigo, os flashes de luz e um aviso sonoro é dado.High Beam Assist
Projetado para garantir que o sistema de iluminação do Nissan X-Trail forneça claridade máxima em determinados momentos, combina uma câmera de alta resolução com um software avançado para detectar quando há mudança de fachos de luz médios para alto ao reconhecer tráfego próximo ou distante.Confira o vídeo sobre o assunto no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Z6FgjSoAv_0
*Com base nas vendas médias de novo Qashqai, Juke, X-Trail, GT-R, LEAF, Pulsar, Nota do novo Qashqai início das vendas no final de janeiro 2014 até final de Novembro de 2015, totalizando 22 meses.
Fonte: Imprensa Nissan
Renault Twizy tem emplacamento liberado no Brasil
Veículo elétrico à venda em 35 países do mundo, o elétrico Twizy agora pode ser homologado e emplacado no Brasil, graças a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Referência mundial em mobilidade urbana 100% limpa, a Renault é a única fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos no mercado, composta por quatro diferentes modelos: Zoe, Kangoo Z.E, Fluence Z.E e o próprio Twizy. A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo, com mais de 274 mil veículos vendidos.
A Resolução enquadra o Twizy como um quadriciclo, permitindo ao modelo circular apenas em vias urbanas. O Twizy leva até dois passageiros em seus 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura. O motor 100% elétrico gera potência equivalente a 20 cv e tem autonomia de 100 km.
Duas unidades do Twizy já rodam por praças e parques de Curitiba desde a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, a Renault e a Prefeitura de Curitiba firmaram uma parceria para a utilização do compacto, além de cinco unidades do Zoe e três do Kangoo Z.E, pela Guarda Municipal, Setran e Centro Móvel de Informações Turísticas. O projeto representa a primeira e maior parceria do País envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público.
A Renault já comercializou mais de 130 unidades da sua gama Z.E. no Brasil, todas elas destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.
TWIZY MONTADO NO BRASIL
Em 2013, Itaipu e Renault assinaram um acordo de cooperação tecnológica prevendo a montagem de 32 Twizy a partir de 2014 no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). Os veículos são utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico.
Os 32 Twizys chegaram à Itaipu em regime SKD (semi knock down, na sigla em inglês) – ou seja, parcialmente desmontados. Na usina, o trabalho envolveu a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria – totalizando aproximadamente 90 peças.
A atividade mobilizou engenheiros e técnicos da matriz da Renault, na França; da fábrica do Twizy instalada em Valladolid, na Espanha; da fábrica da Renault em São José dos Pinhais; do Parque Tecnológico Itaipu (PTI); e da própria binacional.
Fonte: Imprensa Renault
A Resolução enquadra o Twizy como um quadriciclo, permitindo ao modelo circular apenas em vias urbanas. O Twizy leva até dois passageiros em seus 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura. O motor 100% elétrico gera potência equivalente a 20 cv e tem autonomia de 100 km.
Duas unidades do Twizy já rodam por praças e parques de Curitiba desde a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, a Renault e a Prefeitura de Curitiba firmaram uma parceria para a utilização do compacto, além de cinco unidades do Zoe e três do Kangoo Z.E, pela Guarda Municipal, Setran e Centro Móvel de Informações Turísticas. O projeto representa a primeira e maior parceria do País envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público.
A Renault já comercializou mais de 130 unidades da sua gama Z.E. no Brasil, todas elas destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.
TWIZY MONTADO NO BRASIL
Em 2013, Itaipu e Renault assinaram um acordo de cooperação tecnológica prevendo a montagem de 32 Twizy a partir de 2014 no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). Os veículos são utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico.
Os 32 Twizys chegaram à Itaipu em regime SKD (semi knock down, na sigla em inglês) – ou seja, parcialmente desmontados. Na usina, o trabalho envolveu a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria – totalizando aproximadamente 90 peças.
A atividade mobilizou engenheiros e técnicos da matriz da Renault, na França; da fábrica do Twizy instalada em Valladolid, na Espanha; da fábrica da Renault em São José dos Pinhais; do Parque Tecnológico Itaipu (PTI); e da própria binacional.
Fonte: Imprensa Renault
Renault entrega 30 Kangoo Z.E. adicionais no Uruguai
UTE, a companhia uruguaia de produção, transporte e distribuição de eletricidade, recebeu mais 30 Kangoo ZE em 19 de dezembro de 2015. Estes veículos elétricos passam a integrar a frota da UTE, cujos 30 primeiros Kangoo Z.E. haviam sido entregues em 15 de julho de 2015. A cerimônia de entrega contou com a presença de Gonzalo Casaravilla, Presidente da UTE, Ariel Ferrabut, Gerente de Comunicação da UTE, e Olivier Murguet, Diretor de Operações da Região Américas da Renault. A entrega aconteceu junto ao Grande Prêmio de Fórmula E, realizado em Punta Del Este no mesmo dia.
“Apenas alguns dias após o encerramento da COP21, a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Paris, esta entrega de 30 Kangoo Z.E. no Uruguai assume um caráter altamente simbólico para nós, ressaltando nossa estratégia de desenvolvimento do veículo elétrico” declarou Olivier Murguet, Diretor de Operações da Região Américas. “O Uruguai faz parte das nações mais avançadas do mundo em termos de desenvolvimento sustentável e, por isso, tenho grande orgulho de entregar as chaves destes carros à UTE, pois eles formarão a maior frota de veículos zero emissão da América Latina”.
Os Kangoo ZE serão utilizados pela UTE para operações na capital, Montevidéu, e no interior do país. Os primeiros Kangoo ZE utilizados há um ano pela UTE já permitiram a redução de 36 toneladas anuais em termos de emissão de CO2 da frota de veículos utilizados pelo operador. Desde 2008, o Uruguai tem conduzido um amplo programa de diversificação de suas fontes de produção de eletricidade. Atualmente, 84% da eletricidade produzida no país provêm de fontes renováveis. O objetivo do governo é aumentar esta proporção para 95%, em parte graças ao desenvolvimento da energia eólica, que poderá chegar a um terço da produção da eletricidade total em 2016.
Em todo o mundo, os veículos elétricos do Grupo Renault em circulação já totalizam mais de 75,000 unidades, sendo 33.000 ZOE, aproximadamente 20.000 Kangoo Z.E., mais de 16.000 Twizy e quase 6.000 Fluence/SM3 Z.E. Os veículos zero emissão Renault ZOE, Twizy e Kangoo Z.E. são vendidos em aproximadamente 40 países em todo o mundo, e vários projetos comerciais estão em desenvolvimento em outros países.
A Aliança Renault-Nissan é líder mundial em veículos zero emissão e produz a metade dos veículos elétricos em circulação atualmente. Renault e Nissan já venderam mais de 280.000 veículos elétricos desde a comercialização de seu primeiro modelo, o Nissan LEAF, ao final de 2010.
Fonte: Imprensa Renault
“Apenas alguns dias após o encerramento da COP21, a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Paris, esta entrega de 30 Kangoo Z.E. no Uruguai assume um caráter altamente simbólico para nós, ressaltando nossa estratégia de desenvolvimento do veículo elétrico” declarou Olivier Murguet, Diretor de Operações da Região Américas. “O Uruguai faz parte das nações mais avançadas do mundo em termos de desenvolvimento sustentável e, por isso, tenho grande orgulho de entregar as chaves destes carros à UTE, pois eles formarão a maior frota de veículos zero emissão da América Latina”.
Os Kangoo ZE serão utilizados pela UTE para operações na capital, Montevidéu, e no interior do país. Os primeiros Kangoo ZE utilizados há um ano pela UTE já permitiram a redução de 36 toneladas anuais em termos de emissão de CO2 da frota de veículos utilizados pelo operador. Desde 2008, o Uruguai tem conduzido um amplo programa de diversificação de suas fontes de produção de eletricidade. Atualmente, 84% da eletricidade produzida no país provêm de fontes renováveis. O objetivo do governo é aumentar esta proporção para 95%, em parte graças ao desenvolvimento da energia eólica, que poderá chegar a um terço da produção da eletricidade total em 2016.
Em todo o mundo, os veículos elétricos do Grupo Renault em circulação já totalizam mais de 75,000 unidades, sendo 33.000 ZOE, aproximadamente 20.000 Kangoo Z.E., mais de 16.000 Twizy e quase 6.000 Fluence/SM3 Z.E. Os veículos zero emissão Renault ZOE, Twizy e Kangoo Z.E. são vendidos em aproximadamente 40 países em todo o mundo, e vários projetos comerciais estão em desenvolvimento em outros países.
A Aliança Renault-Nissan é líder mundial em veículos zero emissão e produz a metade dos veículos elétricos em circulação atualmente. Renault e Nissan já venderam mais de 280.000 veículos elétricos desde a comercialização de seu primeiro modelo, o Nissan LEAF, ao final de 2010.
Fonte: Imprensa Renault
Ford apresenta estacionamento de veículo por controle remoto para garagens e vagas públicas apertadas
A Ford desenvolveu um sistema que estaciona o veículo por controle remoto. A vantagem é permitir ao motorista manobrar à distância em vagas perpendiculares muito estreitas, como acontece atualmente em inúmeras garagens de prédios residenciais, escritórios e shoppings, além de áreas públicas.
O vídeo neste link mostra essa solução prática que aproveita melhor o espaço. O sistema funciona com um conjunto de tecnologias semiautônomas que a Ford está desenvolvendo, dentro do seu plano global de inovação para a mobilidade.
Pesquisas mostram que o tamanho dos carros aumentou até 25% nos últimos 40 anos, enquanto o espaço nas garagens e áreas de estacionamento muitas vezes permaneceu o mesmo.
“Com o estacionamento remoto, o motorista comanda o carro do lado de fora e tem uma visão muito melhor de todo o ambiente ao redor, o que dá muito mais segurança e tranquilidade, além de evitar ter de fazer malabarismos para entrar e sair do carro”, explica Ahmed Benmimoun, engenheiro de Segurança Ativa da Ford.
Tecnologias avançadas
O estacionamento remoto se baseia em duas tecnologias avançadas: o estacionamento automático já disponível em carros atuais da marca, como o Focus, e o estacionamento totalmente automático, equipamento de próxima geração que controla a direção e o engate de marchas para frente e ré, ao comando de um botão. Sensores de radar são usados para monitorar a distância em relação aos outros veículos e obstáculos.O novo recurso vai ajudar a otimizar o espaço em estacionamentos e áreas urbanas. Com ele é possível parar o carro em vagas apertadas que, de outro modo, não permitiriam ao motorista abrir a porta para se movimentar. Por meio do controle tipo chaveiro, o motorista pode ligar o motor e engatar as marchas remotamente, enquanto acompanha a direção ser manobrada de modo automático do lado de fora.
Fonte: Imprensa Ford
Canal de dicas da Monroe oferece informações ao dono do carro e mecânico
Iniciativa surgiu para aproximar a marca de seus públicos estratégicos, abastecendo o mercado com informações precisas e de qualidade |
Dicas do Professor Juliano aborda assuntos sobre segurança veicular, conservação, manutenção, aplicação correta de peças, economia, dirigibilidade e desempenho |
“Os feedbacks que temos recebido são muito positivos. Houve um grande crescimento de acesso desde que o canal foi criado, em 2013, atingindo cerca de mil pessoas por postagem”, diz Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, responsável pela elaboração dos conteúdos.
Segundo ele, os critérios de seleção dos assuntos são a temporariedade e relevância. Dúvidas recorrentes dos profissionais da reparação e de proprietários de veículos também são consideradas. O uso obrigatório dos extintores, como tirar manchas do veículo e a escolha do produto mais adequado foram algumas das dúvidas mais recentes enviadas pelo canal. Vale ressaltar que as questões são respondidas pelo próprio Juliano.
Sobre a Tenneco
A Tenneco fatura anualmente US$ 7,4 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 24 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e de componentes para a suspensão, para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.
Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Revisão do veículo é tema de campanha de férias na via Dutra
Pane mecânica lidera ranking de atendimentos do SOS Usuário da CCR NovaDutra |
“Antes de viajar, é muito importante que o motorista realize a manutenção preventiva em seu veículo, verificando os principais itens, como iluminação traseira e dianteira, sistema de freios e arrefecimento do motor e também saber os pontos onde pode abastecer seu veículo para evitar parar no meio da sua viagem. Além de evitar transtornos e até mesmo acidentes, a manutenção preventiva oferece mais vida útil ao veículo”, comenta o gestor de Atendimento da CCR NovaDutra no trecho São Paulo, Marcos Brunelli.
Para se ter uma ideia, a pane mecânica foi o principal motivo dos atendimentos realizados pela equipe do SOS Usuário da Concessionária entre janeiro e novembro de 2015, em toda a extensão da via Dutra (eixo RJ-SP): as estatísticas contabilizam 58.659 atendimentos deste tipo. Neste mesmo período, aparecem, na segunda e terceira colocação, ocorrências de pneu furado (15.732) e pane seca (8.836), como mostra a tabela abaixo:
TIPO DE OCORRÊNCIA
|
Nº. ATENDIMENTOS
| |
1ª
|
Pane mecânica
|
58.659
|
2ª
|
Pneu furado
|
15.732
|
3ª
|
Pane seca
|
8.836
|
4ª
|
Bateria descarregada
|
6.602
|
5ª
|
Super aquecimento do motor
|
4.546
|
6ª
|
Pane elétrica
|
2.535
|
Para auxiliar os usuários em caso de pane mecânica ou outras ocorrências, a CCR NovaDutra possui, ao longo da rodovia, 11 bases operacionais distribuídas em pontos estratégicos, com equipes treinadas que trabalham 24 horas por dia. Ao todo, são 500 profissionais e cem viaturas disponíveis para atender quem trafega pela via Dutra.
Para solicitar socorro médico ou mecânico, os usuários podem utilizar o Disque CCR NovaDutra 0800-0173536, telefone que oferece, gratuitamente, informações sobre as condições da estrada, e os 804 telefones de emergência amarelos que estão disponíveis a cada quilômetro, nos dois sentidos da rodovia. Já para informar sobre as condições de tráfego, 34 painéis de mensagens variáveis estão instalados na via Dutra e, a cada três minutos, a CCRFM 107,5 NovaDutra traz, em tempo real, as informações sobre os 402 quilômetros da rodovia.
Dicas de segurança para uma viagem tranquila
• Verifique o funcionamento das lanternas dianteiras e traseiras e a regulagem dos faróis;
• Lembre-se de que a cadeirinha para bebê ou assento para criança e o cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo é de uso obrigatório;
• Programe suas paradas e tenha atenção para não ficar sem combustível;
• É período de chuvas, portanto, as palhetas do limpador de pára-brisa devem estar em dia;
• Verifique o funcionamento dos acessórios: triângulo, macaco, chave de roda e o bom estado e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, são indispensáveis;
• A disposição correta das bagagens também pode evitar problemas desagradáveis em caso de acidente.
Sobre a CCR NovaDutra:
A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 19 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.
Sobre o Grupo CCR:
Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla, atualmente, 3.265 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel (SP), Renovias (SP), CCR SPVias (SP) e CCR MSVia (MS). Também faz parte do controle acionário da concessionária ViaRio, responsável pela construção e operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 34,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos. O Grupo CCR também atua no setor de transmissão de dados de alta capacidade por meio da Samm, empresa prestadora de serviços de comunicação multimídia e conectividade IP com mais de 4.700 quilômetros de fibra óptica subterrânea. Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região portuária e o centro do Rio de Janeiro. O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e, em 2015, faz parte da carteira teórica do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBovespa, pelo quarto ano consecutivo. Emprega, atualmente, cerca de 12 mil colaboradores.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CCR NovaDutra
Durante a COP21 veículos elétricos da aliança Renault-Nissan percorreram 175.000 km com zero emissões*
Disponibilizada durante a COP21, a frota de veículos elétricos da Aliança Renault-Nissan transportou mais de 8.000 delegados participantes, jornalistas e negociadores, percorrendo 175.000 km sem emitir CO2 ou consumir uma única gota de combustível durante as duas semanas da conferência anual sobre mudanças climáticas, realizada em Paris. O uso desta frota de 200 veículos elétricos permitiu economizar aproximadamente 182 barris de petróleo, ou o equivalente a 18 toneladas de CO2, que deixaram de ser emitidas.
A Aliança Renault-Nissan foi o fornecedora oficial do serviço de traslado realizado por carros de passeio durante a COP21, realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro. Esta frota de veículos elétricos foi a maior já utilizada em uma conferência internacional.
Os veículos elétricos fizeram mais de 3.800 traslados para transportar os delegados participantes entre os hotéis e a sede da conferência, localizada no Parque de Exposições Paris-Le Bourget, na região norte da capital francesa. A frota de veículos incluiu o compacto urbano Renault ZOE, o hatch Nissan LEAF e o utilitário de 7 lugares Nissan e-NV200. Colaboradores da Renault e da Nissan se ofereceram como voluntários para conduzir os veículos e atuarem como embaixadores da mobilidade elétrica zero emissão, realizando o transporte dos delegados da COP21 para complementar a oferta de transporte público. Esta é a primeira vez que as Nações Unidas utilizam uma frota 100% elétrica para o serviço de traslado de passageiros durante uma conferência sobre o clima.
A COP21 também é resultado da Declaração de Paris sobre a mobilidade elétrica e as mudanças climáticas, um contrato que tem como objetivo incrementar a presença de veículos elétricos e da infraestrutura de recarga. A Aliança Renault-Nissan assinou este acordo, com o objetivo de manter o setor de transportes alinhado com os compromissos assumidos durante a COP21, para reduzir os impactos das mudanças climáticas.
Terminais de recarga rápida disponibilizados ao público
A Aliança Renault-Nissan instalou uma rede de 90 terminais de recarga padrão e rápida em locais estratégicos, alimentados por eletricidade de baixo carbono fornecida pela EDF. As emissões residuais foram compensadas por um programa de compensação de carbono certificado pelas Nações Unidas.13 dos 27 terminais de recarga rápida e semirrápida instalados continuarão à disposição do público, incluindo dois terminais de recarga rápida no aeroporto Charles de Gaulle, dois no anel rodoviário periférico de Paris e um no aeroporto de Orly. Os terminais de recarga rápida têm condições de recarregar 0 a 80% da capacidade de um veículo elétrico em aproximadamente 30 minutos.
A Aliança Renault-Nissan é líder mundial em veículos zero emissão e produz metade de todos os veículos elétricos em circulação atualmente. Renault e Nissan venderam mais de 280.000 veículos elétricos desde a comercialização de seu primeiro modelo, o Nissan LEAF, ao final de 2010.
* Nem emissões de CO2 e nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC.
Sobre a aliança Renault-Nissan
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a francesa Renault, que tem sua sede em Paris, e a japonesa Nissan, cuja sede fica em Yokohama. Juntas, as empresas vendem mais de 1 a cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiros estratégicos desde 1999, os dois grupos venderam 8,5 milhões de veículos em aproximadamente 200 países em 2014. A Aliança também mantém parcerias estratégicas com outras montadoras, como a alemã Daimler, a japonesa Mitsubishi, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland, além de possuir participação majoritária na joint venture que controla a maior montadora de automóveis russa, a AvtoVAZ, fabricante da marca Lada.
Fonte: Imprensa Renault
Ford é a única marca automotiva na Campus Party 2016, o maior evento de inovação digital
A Ford anunciou que participará da Campus Party 2016, o maior evento de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital do País, que será realizada de 26 a 31 de janeiro no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo. Novamente, será a única marca do setor automobilístico presente no evento, em que vai apresentar diversas interações digitais e novidades na área de conectividade para automóveis.
A Campus Party recebe milhares de participantes de vários países e visitantes numa verdadeira feira de tecnologia avançada em diversos segmentos. No setor automobilístico, a Ford tem se destacado por liderar inovações em tecnologia e apoiar diversos eventos mundiais visando a difundir iniciativas de desenvolvedores em múltiplas atividades digitais.
“No mundo e no Brasil, estamos presentes em eventos que promovem a tecnologia e contribuem para fazer a vida das pessoas melhor. Em janeiro, em Las Vegas, a Ford estará presente na CES, maior feira de tecnologia do mundo. No mesmo mês, em São Paulo, será uma das patrocinadoras da Campus Party 2016, mantendo o pioneirismo da marca neste grande evento na América do Sul”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Estratégia de Negócios da Ford América do Sul.
Em 2013, a Ford iniciou a sua participação da Campus Party e, desde então, é a marca exclusiva do setor automotivo neste evento. Na edição de 2015, teve uma presença ativa, promovendo o primeiro hackaton (competição de desenvolvimento de softwares) da área automobilística no Brasil.
A proposta dessa iniciativa foi criar aplicativos compatíveis com o sistema multimídia SYNC AppLink da Ford, que permite controlar apps por comandos de voz e botões do volante. O vencedor foi premiado com um Ford Ka.
Visando a difundir esse tema para o maior número de pessoas, a Ford também realizou palestras e várias atrações interativas, além de manter um estande com informações de tecnologia automotiva. Em 2016, a marca terá novamente muitos destaques e deve anunciar a sua programação no período que antecede o evento.
A 9ª edição da Campus Party Brasil espera receber 8 mil “campuseiros”, como são chamados os participantes que acamparão dentro do Anhembi, além de um total de 120.000 visitantes.
Fonte: Imprensa Ford
Viagem de Férias: dicas de como manter seu veículo em dia e pegar a estrada com tranquilidade
Antes de pegar a estrada nesse final de ano, é importante verificar alguns itens básicos que podem necessitar de manutenção e que devem ser checados periodicamente. Abaixo, Caio Ribeiro, diretor do MercadoLivre Classificados, dá 10 dicas de como viajar de carro com tranquilidade e segurança. E o melhor: o motorista pode fazer quase tudo sozinho e sem gastar quase nada.
1) Comece sua manutenção básica fazendo a limpeza dos vidros e até mesmo de todo o veículo;
2) Cheque o nível da água do radiador, que deve estar acima da marca do mínimo e abaixo do máximo do reservatório. Em dias quentes, o arrefecimento do motor é um dos sistemas mais exigidos;
3) Veja se todas as lâmpadas estão funcionando perfeitamente. Elas são fundamentais para a sua segurança e dos outros veículos. Esta inspeção deve incluir faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha ré e da placa de licença;
4) Certifique-se que os pneus, inclusive o estepe, estejam dentro das normas de qualidade e calibrados. A pressão ideal está indicada no manual do veículo, mas pode ser encontrada na tampa do reservatório de combustível ou em uma das laterais das portas. A calibragem deve ser feita com os pneus ainda frios, por isso, é recomendável parar no posto mais próximo de casa e não após muitos quilômetros. Aproveite e confira se o carro está alinhado e balanceado e se está tudo em ordem com triângulo, chave de roda e macaco;
5) Utilize a vareta do motor para verificar o nível e quando foi feita a última troca de óleo e filtro de óleo do veículo. Caso necessário, faça a troca em locais especializados e aproveite para verificar o nível das pastilhas de freio, regulagem do freio do mão e amortecedores;
6) Com relação ao extintor, os motoristas devem observar tipo e a data de validade. Além disso, a carga da pressão - normalmente apontada no topo do cilindro - precisa estar sempre no verde;
7) Exija o uso do cinto de segurança pelos passageiros da frente e do banco de trás. Em caso de crianças ou animais no carro, prenda da forma correta a cadeirinha ou o cinto de segurança do animal;
8) Em viagens mais longas, é recomendado fazer paradas a cada duas horas para esticar as pernas, descansar e se alimentar. Planeje o trajeto e veja se há postos de abastecimento e restaurantes no caminho de ida e volta;
9) Não esqueça de garantir que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) estejam dentro da validade. Tenha também telefones de emergência em mãos, como o da seguradora, por exemplo;
10) Viaje descansado e mantenha o olho na estrada, aproveitando as belezas das paisagens do caminho. Sempre existe muito a se conhecer até o destino.
Sobre MercadoLivre Classificados
É uma área exclusiva onde pessoas e empresas podem anunciar online veículos, imóveis e serviços dentro da plataforma MercadoLivre. Atualmente a plataforma conta com mais de 500.000 anúncios de veículos, imóveis e serviços no ar.
O site MercadoLivre.com contabiliza 132 milhões de usuários cadastrados e oferece um mercado online para a negociação de uma ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. É o décimo site de e-commerce mais acessado do mundo, segundo métricas da comScore. Através de suas seis áreas de negócios - MercadoLivre.com, MercadoLivre Classificados, MercadoPago, MercadoShops, MercadoLivre Publicidade e MercadoEnvios, oferece soluções para que indivíduos e empresas possam comprar, vender, anunciar, pagar e gerenciar envios pela internet. A companhia está listada na Nasdaq (NASDAQ:MELI), desde sua oferta pública inicial em 2007.
Fonte: Porta-Voz Comunicação Estratégica
Volvo é a marca mais adotada nas frotas de caminhões de mineradoras no Brasil
A Volvo recebeu o certificado Top In The Mine de Marca Majoritária da Frota, na categoria “Caminhões Rodoviários”, em mineradoras brasileiras. A pesquisa realizada pela revista In The Mine com usuários de empresas do setor atestou maior presença de caminhões Volvo no transporte interno e na logística externa. Cerca de 350 gerentes, supervisores e técnicos de 108 mineradoras de pequeno, médio e grande portes participaram do levantamento, o primeiro a ser realizado nesta área no Brasil.
Os usuários ouvidos pela publicação citaram principalmente os caminhões FMX (vocacional) e FH (rodoviário), e também os caminhões articulados A25 e A30, estes últimos os off-roads produzidos pela Volvo Construction Equipment, a divisão do Grupo Volvo que fabrica equipamentos de construção. Os veículos da marca são utilizados pelas mineradoras no transporte de minérios em diferentes etapas do processo de extração, desde o carregamento nas frentes de lavra, passando pelo beneficiamento dos minérios, até o embarque dos materiais para os portos, ferrovias e o mercado interno.
“É com grande satisfação que recebemos esta premiação, pois é a prova concreta de que os clientes escolhem o FH e o FMX principalmente por sua grande produtividade”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. “Temos muito orgulho de sermos citados pela maioria das mineradoras. O conceito de caminhão articulado foi inventado pela Volvo e somos líderes neste segmento no Brasil e no mundo”, complementa Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America. No próximo ano, o caminhão articulado completa 50 anos.
A pesquisa da In The Mine é muito abrangente e foi feita com representantes de empresas de todos os portes e que estão situadas em vários pontos do País. As mineradoras participantes atuam e processam os principais minérios hoje explorados no Brasil: minério de ferro, agregados (areia e brita), ouro, níquel, zinco, nióbio, carvão mineral, rochas ornamentais (mármore e granito) e bauxita, entre outros.
“A consolidação dos resultados dessa pesquisa permitiu a seleção das marcas de maior presença na indústria mineral brasileira atualmente. São essas marcas que serão certificadas como Top In The Mine”, declara Tébis Oliveira, responsável pelo levantamento e editora de Novos Projetos da revista In The Mine. “Esta é uma pesquisa inédita. É o primeiro ranking de marcas da mineração brasileira, um dos mais importantes setores da economia nacional”, destaca Wilson Bigarelli, editor-geral da In The Mine e diretor da Facto Editorial, grupo editorial que publica a revista.
O ranking completo será divulgado na edição 59 da revista In The Mine, com circulação prevista para a segunda quinzena de janeiro do próximo ano. A partir da divulgação, a publicação acompanhará anualmente o grau de manutenção, ampliação ou decréscimo da percepção e reconhecimento do valor das marcas inicialmente indicadas pelos usuários.
“A pesquisa extrapola o conceito de ‘ranking de marcas’ como ele é entendido. Ela é uma importante ferramenta para a avaliação do comportamento de consumo, dos investimentos realizados pela empresa e da eficiência de seus planos de comunicação e marketing, visando à conquista e fidelização de seus clientes”, finaliza Tébis.
Fonte: Imprensa Grupo Volvo América Latina
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Tony Kanaan participa das 500 Milhas de Kart em Limeira
A mais famosa corrida do kartismo brasileiro está de casa nova. As 500 Milhas de Kart será disputada em Limeira, no interior de São Paulo, no dia 19 de dezembro. O maior vencedor da prova, Tony Kanaan, que divide a honraria com o amigo Rubens Barrichello, pois triunfaram por nove vezes na tradicional prova de longa duração, continua sua parceria com o atual campeão da Stock Car no kart 72, mas, nessa edição, também será líder da equipe Bifarma equipado com chassi Mini no kart 77.
“Não tem como pensar em encerrar a temporada sem participar das 500 Milhas de Kart. Nesse ano, estaremos em novo kartódromo, e isso só nos motiva ainda mais. Foi uma grande alegria receber o convite de liderar o kart 77 da equipe Bifarma, fato que só valorizou ainda mais a competição. Mesclamos com alguns “velinhos” como eu e o Pizzonia, e a molecada cheia de gás que vem do kart”, comentou o piloto da Chip Ganassi na Fórmula Indy, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 e Campeão da Fórmula Indy de 2004.
Como destacou, o baiano pilotará o Kart 77 juntamente com Antônio Pizzonia, Gabriel Sereia e Murilo Coletta. Além do logo da Bifarma, o kart de Kanaan terá o apoio da HB, famoso fabricantes de óculos e vestuário, e a empresa AZ acessórios. A equipe ainda contará com outros três karts na competição (777,301 e 377) que serão pilotados por: Matheus Coletta, Marcel Coletta, João Cunha, Rafael Reis, Leandro Reis, Keka Teixeira, Peterson Nakamura, Márcio Gasquez, Patrik Pereira, Otto Resende, Éder Santos e Morgar Dreon. Os chefes da equipe serão Leandro Reis e Cláudio Sereia.
A cidade de Limeira fica a cerca de 150 km da capital paulista e será a terceira cidade a receber a prova. Disputada desde 1997, a 500 Milhas teve suas 14 primeiras edições realizadas no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, também em São Paulo. Em 2011, a prova passou a ser disputada no Kartódromo Beto Carrero em Penha (SC), onde ficou até 2014.
Programação:
QUARTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO 2015
13:00 - 15:00 - Treino Livre 500 Milhas
18:05 - 20:05 - Treino Livre 500 Milhas
QUINTA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2015
13:00 - 14:30 - Treino 1º Grupo 500 Milhas
14:35 - 16:05 - Treino 2º Grupo 500 Milhas
16:10 - 17:40 - Treino 1º Grupo 500 Milhas
17:45 - 19:15 - Treino 2º Grupo 500 Milhas
SEXTA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2015
13:45 - 14:05 - Warm Up 1º Grupo 500 Milhas
14:10 - 14:30 - Warm Up 2º Grupo 500 Milhas
17:45 - 17:55 - Tomada 1º Grupo 500 Milhas
18:00 - 18:10 - Tomada 2º Grupo 500 Milhas
18:20 - 19:20 - Volta Lançada - 10 melhores de cada grupo 500 Milhas
SÁBADO, 19 DE DEZEMBRO DE 2015
13:00 - Largada Prova 500 Milhas
HB - Hot Buttered
A marca foi criada em 1971 por Terry Fitzgerald, australiano que revolucionou o esporte com seu jeito inovador e arrojado de deslizar sobre as ondas. Em busca da prancha perfeita, o surfista iniciou sua própria produção. Seus shapes fizeram tanto sucesso que ficaram conhecidos no mundo todo e deram origem às linhas de roupas, acessórios e óculos. Hoje, os produtos de eyewear da HB são inteiramente produzidos no Brasil e exportados para mais de 20 países.
Para saber mais sobre a HB, acesse:
Site: www.hb.com.br
Facebook: www.facebook.com/HBBrasil
Instagram: @hbbrasil
Fonte: MktMix Assessoria de Comunicação
Nova Hilux atinge nota máxima em segurança nos testes de colisão do Latin NCAP
Primeira picape média nacional a passar pela avaliação, Nova Geração da Toyota Hilux entra para o rol de veículos mais seguros do mercado Latino-Americano |
A nota máxima para proteção de todos os passageiros da picape também comprova o alto padrão de segurança da nova Hilux. O modelo traz, de série, três airbags (dois frontais e um de joelho para motorista) nas versões de entrada até a versão SRV, e sete airbags para a top de linha SRX (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, um de joelho para o motorista e duas bolsas do tipo cortina).
Todas as versões possuem sistemas de freios ABS (sistema de freio antiblocante) e EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas. As versões SRV e SRX ainda contam com BAS (sistema de assistência em frenagem de emergência), A-TRC (controle de tração ativo), TSC (assistente de reboque) e VSC (controle de estabilidade).
Outro item fundamental que garantiu o fantástico desempenho da nova Hilux nos testes do Latin NCAP é seu chassi, que foi enrijecido em 20% e usa materiais de alta resistência. Em algumas partes específicas teve, ainda, incremento de 3 mm em sua espessura, reforçados pela solda.
Não é só o chassi que ficou mais rígido. Os pontos de solda aumentaram em 44% e foi utilizado aço de alta resistência com propriedades anticorrosão de excelente qualidade, reforçando a rigidez, durabilidade e aprimorando a precisão da direção.
De acordo com o relatório do Latin NCAP, a nova Hilux atingiu a nota máxima nos testes, pois “a estrutura do veículo é forte e os três airbags como equipamento básico, junto com os cintos de segurança, oferecem boa proteção no impacto frontal. O carro também proporciona boa proteção no impacto lateral”. Além disso, as cinco estrelas obtidas para o ocupante infantil, de acordo com o Latin NCAP, “se deve aos cintos de segurança de três pontos em todas as posições, ancoragens ISOFIX, possibilidade de desconexão do airbag do acompanhante, e boa sinalização para os consumidores”.
Além dos itens de segurança para os passageiros do veículo, a carroceria da nova Hilux também foi pensada para oferecer mais segurança aos pedestres. Estruturas de absorção de impactos foram usadas em peças, como o capô e para-choque dianteiro, com o intuito de diminuir a força do impacto na cabeça e pernas dos pedestres em caso de colisão.
A nova Hilux
A 8ª geração da Hilux chegou ao mercado brasileiro em meados de novembro com design totalmente renovado e muito mais elegante, uma lista de equipamentos mais recheada, excelente conforto ao dirigir, novo motor e transmissão, chassi mais resistente e melhor capacidade fora de estrada. Tudo isto, sem descuidar da segurança.Tais características resumem os dois pilares que nortearam o desenvolvimento da nova Hilux: “Uma nova Era para Picapes” e “Mais Hilux do que Nunca”.
O primeiro pilar — “Uma Nova Era para Picapes” — está relacionado a oferecer o conforto interno dos utilitários esportivos e outros aspectos emocionais, incrementado com um nível de equipamentos superior.
O pilar “Mais Hilux do que Nunca” está diretamente ligado à história de força da Hilux e sua referência como veículo comercial. Fazem parte deste pilar as substanciais melhorias realizadas na estrutura do modelo, que ampliaram o uso prolongado sem quebras, em qualquer tipo de estrada, mesmo que sua capacidade de carga seja explorada no limite.
Para atender às necessidades e exigências de diferentes perfis de cliente, seja no trabalho pesado, lazer ou multiuso, há seis diferentes versões da nova Hilux.
São elas: Chassi-cabine 4x4 e câmbio manual; Standard 4x4, nas configurações com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a novíssima e exclusiva top de linha SRX. As três últimas são equipadas com tração 4x4 e transmissão automática de seis velocidades.
O motor Toyota 1GD 2.8l da nova Hilux, inédito no Brasil, possui quatro cilindros em linha, com turbo compressor de geometria variável (TGV) e intercooler. O novo propulsor, que desenvolve 177cv de potência a 3.400 rpm, ganhou 22% a mais de torque na picape com transmissão manual (42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) e 25% na versão com transmissão automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Assinar:
Postagens (Atom)