A sexta geração do Maserati Quattroporte chega com a transmissão automática de 8 velocidades 8HP e o Controle Eletrônico Contínuo de Amortecimento (CDC). Foto: Maserati |
A transmissão automática de 8 velocidades 8HP é sinônimo de alta eficiência, respostas rápidas e conforto na condução do veículo. Foto: ZF |
O Controle Eletrônico Contínuo de Amortecedores (CDC) entrega o amortecimento ideal em frações de segundo para o Maserati Quattroporte em qualquer situação de condução. Foto: ZF |
Um carro de turismo luxuoso e esportivo que acomoda confortavelmente até cinco pessoas. Foi com este conceito que o primeiro Maserati Quattroporte buscou seu lugar no mercado automotivo há 50 anos. Na quinta geração do veículo, a marca já exibia em sua versão sedã a tecnologia ZF. E, novamente, a sexta geração do Quattroporte é lançada destacando também a qualidade tecnológica provida pela ZF: o novo Quattroporte oferece um motor V8 de 3,8 litros com 530 cavalos de potência, que opera em conjunto com a transmissão automática 8HP da ZF.
"O desenvolvimento da aplicação da transmissão no Maserati, levando-se em conta o torque do motor fenomenal deste automóvel, não é tarefa fácil", diz Gerhard Wagner, membro do Conselho de Administração da ZF e Chefe da divisão de Tecnologia de Powertrain da empresa. "Com a transmissão 8HP para o Quattroporte, conseguimos de maneira brilhante obter o delicado equilíbrio entre esportividade e conforto", acrescenta o executivo.
Quando comparada com a sua antecessora, a 6HP, a transmissão automática 8HP reduz em 6% o consumo de combustível. Junto com a função start/stop do Quattroporte, o potencial de economia pode chegar a até 11%. Ao fazer isso, a transmissão automática de 8 velocidades não é apenas altamente eficiente, mas também extremamente dinâmica: ela oferece respostas extremamente rápidas, e as mudanças de marcha acontecem de maneira suave.
Estas características são reforçadas pelo Controle Eletrônico Contínuo de Amortecimento (CDC). Este sistema, composto por amortecedores e uma unidade de controle eletrônico, ajusta a suspensão em frações de segundo, sempre em sintonia com a situação de condução do veículo. Isto permite que o Quattroporte possa mudar quase que instantaneamente de uma marcha de baixa velocidade para uma de alta velocidade. E o CDC propicia que, mesmo com essa mudança brusca, as rodas mantenham sempre um bom contato e aderência com o asfalto, o que garante a segurança do motorista e dos passageiros.
Fonte: GRUPO ZF
Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 72 mil colaboradores e 117 operações em 26 países, registrou vendas de 15,5 bilhões de euros em 2011. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. Com cerca de 5,7 mil colaboradores e vendas de R$ 2,2 bilhão, fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário