terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ford reforça a presença do New Fiesta nos esportes radicais em 2013



A Ford vem reforçando a sua presença nos esportes a motor não tradicionais, como RallyCross, X Games e “drifting”. Este ano, a estratégia continua com três grandes astros da nova geração pilotando o Ford New Fiesta em competições radicais: Ken Block, Tanner Foust e Brian Deegan.

Ken Block compete no Campeonato Global RallyCross
Essas competições estão entre os esportes de maior audiência hoje no mundo, principalmente entre os chamados “millenials” - pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2000, que representam hoje cerca de um terço da população adulta dos Estados Unidos.

“Os millenials interagem com os esportes a motor de uma forma diferente de outros segmentos da população, por meio dos games e da comunicação online. Por isso, vamos aonde eles estão”, diz Jamie Allison, diretor de Motorsports da Ford América do Norte.

Brian Deegan corre com o New Fiesta nos X Games desde 2009
A Ford Racing começou em 2005 a desenvolver veículos especiais para “drifting” - modalidade em que o piloto faz as curvas derrapando, sem perder o controle do carro. A entrada nos X Games em 2009 serviu para introduzir o New Fiesta na América do Norte. Em 2010, a Ford formalizou a parceria com Ken Block, que deu origem à série Gymkhana - um dos vídeos de maior sucesso na internet, com mais de 200 milhões de acessos - e vitórias nos X Games.

Tanner Foust, campeão do Global RallyCross em 2011 e 2012, e Brian Deegan, medalha de ouro nos X Games 2012, são outros grandes ídolos nas mídias sociais e embaixadores da Ford pilotando o New Fiesta. Abaixo, um breve perfil dos três pilotos.

Ken Block

Tanner Foust foi bicampeão do Global
RallyCross em 2012 pilotando o New Fiesta
Ken Block compete no Campeonato Global RallyCross, em vários ralis da América do Norte e em eventos selecionados do Campeonato Mundial de Rali. Ele conquistou uma legião global de fãs com a série Gymkhana, que já ultrapassou 200 milhões de acessos no YouTube. O episódio “Gymkhana FIVE”, lançado em 2012, atingiu 21 milhões de acessos na primeira semana.

Ken Block iniciou a carreira nos ralis em 2005, vencendo o prêmio de revelação do ano no Rally America. Ele se juntou à Ford e fundou o Monster World Rally Team em janeiro de 2010, tornando-se um dos poucos americanos a participar do Campeonato Mundial de Rally.

Desde então, continuou a correr em três categorias, somando vitórias nos X Games. Em vez de usar um carro diferente para cada modalidade, ele desenvolveu um modelo híbrido - o Ford Fiesta Hybrid Function Hoon Vehicle (H.F.H.V.) -, que usa a mesma base e recebe apenas as adaptações necessárias.

Block é um dos sócios fundadores da DC Shoes e em 2012 ficou em sétimo lugar na lista das “50 Personalidades Mais Influentes dos Esportes de Ação” da ESPN. O piloto venceu os três ralis que disputou em 2012 na América do Norte, com o co-piloto Alex Gelsomino. Também conquistou uma medalha de prata nos X Games de Verão e marcou pontos em dois dos três ralis que disputou no mundial.

Em janeiro de 2013, Block relançou sua equipe com novo nome: Hooning Racing Division.

Brian Deegan

Brian Deegan é pioneiro do motocross Freestyle, campeão de corridas off-road e medalhista do RallyCross. Em 1997, ganhou notoriedade ao cruzar a linha de chegada do coliseu de Los Angeles fazendo manobras de “motorista fantasma” (sem usar as mãos). Em 2012, ficou em 28º lugar na lista das “50 Personalidades Mais Influentes dos Esportes de Ação”  da ESPN.

Piloto mais premiado da história dos X Games no motocross Freestyle, Deegan também é o único a ter competido em pelo menos uma corrida em todos os X Games desde o seu início, em 1995. Nessa trajetória, além de ficar perto da morte em três acidentes graves, teve ossos quebrados, perdeu um rim e sofreu um ferimento grave no baço, até se firmar como um dos grandes talentos do esporte.

Deegan corre com o New Fiesta nos X Games desde 2009 e em 2010 anunciou a parceria formal com a Ford Racing. Disputando o Super Rally e o RallyCross dos X Games, ganhou duas medalhas de prata em 2010, uma medalha de ouro em 2011 e uma de bronze em 2012. Na sua primeira temporada no Campeonato Global RallyCross, Deegan terminou em segundo lugar. Em 2012, conquistou seu segundo campeonato consecutivo na Lucas Oil Off Road Racing Series com sua picape Ford F-150 SVT Raptor.

Tanner Foust

Tanner Foust está se tornando um dos pilotos mais conhecidos de todas as categorias nos Estados Unidos. Além de dominar os X Games e RallyCross na América do Norte, atua no Top Gear USA e como dublê em vários filmes. Tem três medalhas de ouro nos X Games e é bicampeão da Fórmula Drift. Sua experiência inclui também as categorias Pikes Peak Hill Climb, Score Baja, ralis e corridas de carros esportivos.

Foust iniciou a carreira profissional em 2003 e em 2010 anunciou a parceria com a Ford Racing, competindo no Campeonato Global RallyCross, Campeonato Europeu RallyCross e X Games. Naquele ano, foi o primeiro americano a competir no RallyCroos Europeu e em 2011 foi o primeiro americano a vencer em Portugal e na Suécia.

Ele foi bicampeão do Global RallyCross em 2012 pilotando o New Fiesta. E terminou em terceiro na classificação geral do RallyCross Europeu, apesar de ter participado de apenas 12 corridas. Uma parceria com a fabricante de brinquedos Mattel permitiu a Foust quebrar dois recordes mundiais. Na Indianápolis 500 de 2011 ele deu um salto de 101 metros em uma picape Hot Wheels e nos X Games de 2012 realizou um loop vertical de 20 metros junto com o colega dublê Greg Tracy.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário