terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Renault injeta potência no Clio RS 200 EDC

Clio RS 200 EDC tem rodas esportivas e detalhes de acabamento exclusivos: modelo de quinta geração

Helder Lima

Enquanto no Brasil o Renault Clio tenta ganhar sobrevida de mercado com sua recente reestilização, na Europa o compacto francês, em geração mais avançada, acelera forte para brigar com a concorrência. 


Com vocação de carro para família, a perua ‘Estate’
pode trazer motor a diesel com baixo nível de emissões
Na semana passada, a marca francesa apresentou duas novas versões do compacto: a RS 200 EDC, com acabamento esportivo e propulsor 1.6 com sistema turbo que produz 200 cv; e a versão Estate, uma perua sofisticada voltada ao esporte-turismo com opções de motores a gasolina ou diesel.


O RS 200 EDC, produzido sobre a quinta geração do compacto, será um veículo destinado ao público jovem. Um de seus diferenciais é a transmissão de dupla embreagem. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge velocidade máxima de 230 km/h. 

A combinação de motor 1.6 a gasolina e caixa de câmbio de seis velocidades é exclusividade da versão. Além da potência de 200 cv, o carro entrega torque de 24 kgfm, que pode ser plenamente explorado com as opções de troca automática ou manual da transmissão. 


O casamento desse motor com a transmissão está no cerne do desenvolvimento realizado pela Renault Sport Technologies, divisão de veículos esportivos da marca. Os engenheiros trabalharam no ajuste fino de detalhes como entrada de ar, distribuidor, regulador de pressão e turbo para tirar o melhor desempenho do conjunto.


Motor de 3 cilindros equipa ‘Estate’

O novo Clio Estate também está equipado com motores de última geração, incluindo o propulsor a gasolina TCe 90, de três cilindros, e outro a diesel (dCi 90), que percorre 31,25 km/litro e está em pé de igualdade com híbridos em termos de emissões de CO2, com despejo de 83 gramas por quilômetro. A gama de motores renovada é concluída com a chegada da caixa de velocidades de dupla embreagem EDC, que estará disponível no motor TCe 120 no primeiro semestre de 2013, e no dCi 90 em data posterior.








Nenhum comentário:

Postar um comentário