Pouco mais de um ano após a chegada oficial da Indian
Motorcycle ao Brasil, a marca centenária apresenta a linha Chief para 2017.
A depois do lançamento da Indian Springfield, a Chief
Classic e Chief Vintage são os primeiros modelos da linha 2017 da Indian
Motorcycle a chegar no Brasil. Nelas as mudanças ficarão por conta das novas
cores, que tem tudo para fazê-las cair ainda mais no gosto dos brasileiros. Na
Chief Classic, as opções de cor serão o branco e a versão “two tone”, mesclando
o vermelho e preto, e a Chief Vintage, que virá na cor preta e na bicolor
vermelho e creme.
Nos modelos Chief Vintage e Chief Classic, o compromisso é
com o conforto, mas claro, sem abrir mão da tradição dos modelos Indian, com
visual clássico e inegavelmente elegante. Nelas, retrô só mesmo o visual, já
que se trata de motocicletas com grande tecnologia embarcada, sendo equipadas
com quadro em alumínio forjado, câmbio de seis marchas, cruise control e o
poderoso motor Thunder Stroke® 111 de 1.811 cilindradas de abundante torque.
Motor - Apresentado em 2013, este foi o primeiro motor
da nova geração a ser fabricado pela Indian. Batizado de Thunder Stroke 111, o
nome ganhou o número 111 em função de sua capacidade cúbica, para lá de
generosa. São nada menos que 1811cc!
Neste V2 que equipa a linha “Heavy Weight” (Chief Vintage,
Chief Classic, Chieftain e Roadmaster), uma das maiores virtudes está no
excelente torque de 161,6 N.m. a apenas 3.000 rpm (equivalente a 16,4 Kgf.m), e
no baixo nível de vibração.
No Thunder Stroke 111 o acionamento do comando de válvulas é
feito por varetas com 2 válvulas por cilindro. Já o arrefecimento é misto, ou
seja, a ar e óleo. A exaustão, por sua vez, é feita por um sistema duplo de
escapamento com cross-over, que interliga os dois canos de descarga.
O belo V2 tem diâmetro e curso dos pistões de 101mm x
113mm, taxa de compressão de 9.5:1 e câmbio de 6 marchas com engates
precisos e suaves. Por falar em suavidade, além do acionamento macio da embreagem,
a transmissão final é feita por correia, que não só é mais silenciosa e limpa –
já que dispensa lubrificação – como livre de ajustes.
Chassis – A Chief Vintage e a Chief Classic têm o
chassi totalmente em alumínio forjado, o que a coloca num patamar acima da
concorrência. A utilização deste material em uma motocicleta custom é inovador,
já que normalmente este material mais nobre que o aço, é empregado em motos com
caráter mais esportivo.
Nas motos da Indian o uso do alumínio se deu pela busca em
elevar a dirigibilidade e agilidade a um nível superior ao encontrado nas motos
do segmento do qual fazem parte, já que além de mais leve, este metal confere
mais rigidez ao quadro, minimizando as torções em condições como entradas e
saídas de curvas, ou mesmo mudanças bruscas de direção.
Outro diferencial está no duto de ar cuja entrada está
localizada na parte frontal, abaixo da caixa de direção. Conhecido nas motos
esportivas como RAM AIR, o sistema visa levar uma maior quantidade de ar frio
para a caixa do filtro de ar, o que melhora o desempenho em médios e altos
regimes. Na Chief Vintage e Classic, o ângulo do cáster é de 29° e do
trail 155 mm.
Chassis – A Chief Vintage e a Chief Classic têm o
chassi totalmente em alumínio forjado, o que a coloca num patamar acima da
concorrência. A utilização deste material em uma motocicleta custom é inovador,
já que normalmente este material mais nobre que o aço, é empregado em motos com
caráter mais esportivo.
Nas motos da Indian o uso do alumínio se deu pela busca em
elevar a dirigibilidade e agilidade a um nível superior ao encontrado nas motos
do segmento do qual fazem parte, já que além de mais leve, este metal confere
mais rigidez ao quadro, minimizando as torções em condições como entradas e
saídas de curvas, ou mesmo mudanças bruscas de direção.
Outro diferencial está no duto de ar cuja entrada está
localizada na parte frontal, abaixo da caixa de direção. Conhecido nas motos
esportivas como RAM AIR, o sistema visa levar uma maior quantidade de ar frio
para a caixa do filtro de ar, o que melhora o desempenho em médios e altos
regimes. Na Chief Vintage e Classic, o ângulo do cáster é de 29° e do
trail 155 mm.
Suspensões - Nas Indian Chief Vintage e Chief Classic o
sistema de suspensão dianteira é do tipo telescópica com acabamento cromado e
tubos com Ø46mm. Nelas, os amortecedores têm curso de 116 mm e possuem dupla
mola a fim de promover um funcionamento mais suave para atender a proposta da
moto. Na traseira, o sistema de suspensão tem curso de 114 mm e é formado por
uma balança de alumínio forjado com amortecedor único da marca FOX Racing. Ele
é regulável na pré-carga da mola, permitindo um funcionamento mais duro ou mais
macio conforme o gosto do piloto.
Freios - No que diz respeito aos freios, a motos da
linha Chief também fazem bonito. Além da segurança do sistema ABS – que evita o
travamento das rodas nas frenagens em situações de baixa aderência – elas ainda
são equipadas com um conjunto digno de motos esportivas, o que dá aos modelos
um desempenho acima do esperado para sua categoria e proposta. Na frente, o
sistema conta com dois enormes discos flutuantes e ventilados de 300 mm cada,
duas pinças de duplo pistão e flexível do tipo aeroquip, que além de mais durável,
permite um controle mais fino e progressivo da frenagem junto ao manete. Na
traseira o conjunto é formado por um disco ventilado de 300mm e pinça de duplo
pistão.
Rodas - A Chief Classic utiliza rodas em liga leve –
que na versão 2017, passa ser inteiramente na cor preta – enquanto na Chief
Vintage elas são raiadas, ambas com a medida de 16” x 3,5” na frente, e 16” x
5” na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Marathon Ultra, com as
respectivas medidas de 130/90-16 e 180/65-16.
Conforto, acabamento e estética - Ao conforto para
encarar viagens e longas distâncias com família Chief, foi dada atenção
especial. Em todas elas o acelerador é do tipo eletrônico (ride by wire), capaz
de tornar as respostas às acelerações mais precisas e suaves. Graças a
este sistema, foi possível dotar a Chief Classic e Chief Vintage de um útil
piloto automático (cruise-control) ideal para o uso em estradas, tornando a
vida do condutor bem mais fácil em longas retas.
A Chief Vintage conta com alforges laterias em couro
legítimo de primeira qualidade, o mesmo utilizado nos bancos. Ela ainda conta
com um grande para-brisa em acrilico que promove uma eficiente proteção contra
o vento, garantindo ainda mais conforto na pilotagem. Ele pode ser facilmente
retirado, bastando acionar duas pequenas travas mecânicas.
Instrumentação - Tanto a Chief Classic quanto a Chief
Vintage são equipadas com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com
duplo indicador de quilometragem; Conta giros digital; Indicador de temperatura
ambiente; Indicador de combustível; Indicador de consumo médio; Voltímetro;
Indicador de marcha e relógio. Todas estas funções são acessadas por um botão
nos controles do lado esquerdo do guidão, tornando o seu acesso simples e sem
que seja necessário remover a mão do guidão. Todo este sistema vem instalado
sobre o tanque de combustível (que em toda linha Heavy Weight tem a
capacidade de 20,8 litros) em uma moldura cromada que ressalta a beleza e
acabamento do mostrador de fundo na cor creme.
A linha Chief ainda é equipada com partida keyless (sistema
com sensor de presença) em que é possível dar a partida na motocicleta sem
utilização de chave física.
Estética - Além de todas as características técnicas
que diferenciam as motocicletas da Indian, em termos de design, é clara a
herança da história da marca incorporados neste modelo. Isso fica evidente no
desenho dos pára-lamas dianteiros e traseiros com a linha arredondada e
encobrindo grande parte das rodas, no War Bonnet com iluminação LED instalado no
pára-lama dianteiro – presente nos modelos Indian desde o início do século
passado.
O capricho por parte da Indian pode ser notado em inúmeros
detalhes, a começar pelos cabos elétricos embutidos no interior do guidão –
tornando o aspecto visual mais limpo e bonito na região dos controles e painel
–, ou pelos assentos em couro legítimo – na Vintage, é na cor caramelo. Outro
cuidado mantido foi o amplo uso do acabamento cromado – aplicado em componentes
que vão desde a suspensão dianteira até o motor.
Outros destaques são as pedaleiras do tipo plataforma com
sistema de amortecimento e a carenagem frontal equipada com dois faróis de
neblina suplementares, que além de aumentar a capacidade de iluminação, mantém
o design inspirado nos anos 50.
Preços - A Chief Classic estará disponível em duas
opções de cores, a versão branca (Pearl White), que tem o preço público
sugerido de R$ 69.990,00 e a “Two Tone” em vermelho e preto (Burgundy
Metalic over Black Thunder), custará R$ 71.990,00 Já a Chief Vintage, as opções
de cores são a preto (Thunder Black). Com preço sugerido de R$ 79.990,00 e a
“two Tone”, mesclando o vermelho e o creme (Indian Motorcycle Red over
Ivory Cream), que custará R$ 82.990,00. A garantia das motocicletas Indian é de
2 anos.
Sobre a Indian Motorcycle
Os modelos da Indian Motorcycle chegam ao mercado já como
objeto de desejo de diversos colecionadores e amantes das duas rodas. Isso se
explica com a relevante história da marca, fundada em 1901, nos Estados Unidos.
Em poucos anos, a companhia criou o primeiro motor americano V-Twin a 42 graus
para motocicletas. Com isso, as motos produzidas pela empresa foram
responsáveis por diversos recordes de velocidade e distância dos Estados
Unidos, tornando-se líder de mercado, com recorde de vendas com 32.000 produtos
comercializados em 1913.
O sucesso nas competições engloba até mesmo uma vitória no
Tourist Troophy da Ilha de Man em 1912, fazendo da Indian a única marca de
motocicletas americana a vencer esta difícil e famosa prova.
Além disso, a Indian Motorcycle foi a responsável por
desenvolver soluções inovadoras que vieram a se tornar bastante comuns para o
mercado de duas rodas, como a suspensão dianteira ajustável, a partida
elétrica, a iluminação elétrica, a suspensão traseira tipo “Swinging-arm”, o
acelerador rotativo no punho e a transmissão com duas velocidades.
Em 2011 a Polaris Industries adquiriu todos os direitos
sobre a Indian Motorcycle, preservando a herança e a importância histórica para
o setor de duas rodas, mas focando no futuro, com produtos modernos e com
tecnologia de ponta. Esse retorno torna possível que os amantes de motocicletas
possam finalmente realizar o sonho de ter um modelo da marca. Com faturamento
de US$ 4,5 bilhões em 2016 a Polaris está presente, além do Brasil, em mais de
130 países.
Fonte: Laner Azevedo | Assessor de Imprensa | Polaris
& Indian Motorcycle
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