domingo, 21 de dezembro de 2014

Crossover amplia família do compacto 500Fiat 5

500X – Carroceria maior, com quatro portas, para oferecer uma opção mais versátil na família do compacto


Helder Lima

A Fiat apresentou ao público europeu uma versão maior do modelo 500, com quatro portas e características de crossover, voltado à aventura.

Robustez – Detalhes de acabamento, como as molduras
em plástico preto, deixam o visual mais agressivo
Construído na fábrica italiana de Melfi (Potenza), o modelo será vendido em cerca de 100 países, incluindo os Estados Unidos. O 500X estará disponível em duas versões: 500X e 500X Cross, equipadas com motores a diesel e a gasolina.

O modelo oferecerá três tipos de transmissão: manual, automática de nove velocidades ou automática com embreagem dupla de seis velocidades – e com tração dianteira, tração nas quatro rodas ou tração dianteira com configuração Traction Plus (bloqueio do diferencial).
Interior – Acabamento esportivo e conveniência,
como a tela de navegação e o câmbio automático

De acordo com cada mercado em que será vendido, o 500X traz várias combinações de motor, caixa de velocidades e transmissão para atender as necessidades de uso do consumidor.

As opções a gasolina são: 110 cv 1.6 "E-Torq" (tração dianteira e câmbio manual de cinco velocidades); 140 cv 1.4 Turbo MultiAir II (tração dianteira e caixa manual de seis velocidades); 140 cv 1.4 Turbo MultiAir II (transmissão automática de nove velocidades e tração nas quatro rodas); e os poderosos 184 cv Tigershark 2.4 (transmissão automática de nove velocidades e tração nas quatro rodas).

Também estão disponíveis os seguintes motores a diesel: 95 cv 1.3 MultiJet II (manual de cinco velocidades e tração dianteira); 120 cv 1.6 MultiJet II (manual de seis velocidades e tração dianteira); e 140 cv 2.0 MultiJet II (caixa de seis velocidades manual e tração dianteira ou transmissão automática de nove velocidades com tração nas quatro rodas).
  

TRANSMISSÃO 

O 500X crossover é o primeiro carro da Fiat a oferecer uma transmissão automática de nove velocidades. Essa transmissão, em combinação com o motor a gasolina de 170 cv 1.4 Turbo MultiAir II e o motor turbodiesel 140 cv 2.0 MultiJet II, oferece grande capacidade de retomada e acelerações vigorosas e sem trancos. Comandada eletronicamente, a transmissão automática de nove velocidades traz ainda a função "shift-on-the-fly", com a possibilidade de mudar para o modo manual-sequencial.
  

4WD trabalha com diferentes modos de tração 

O Fiat 500X estará disponível em duas configurações, com tração nas rodas dianteiras ou tração nas quatro rodas.

Uma característica particular da tração nas quatro rodas do crossover é a adoção de um sistema de desconexão do eixo traseiro, que permite redução no consumo de energia, garantindo maior eficiência em consumo.

O 500X oferece o recurso “Drive Selector Mood”, que atua no motor, freios, direção e caixa de marchas, permitindo três comportamentos diferentes do carro, com base no estilo de condução mais apropriado para a situação ou condições da superfície da estrada.

O sistema trabalha com os modos ‘Auto’ (para o melhor em termos de conforto, consumo e emissões), ‘Sport’ (para uma condução que favorece o desempenho) e ‘All Weather’ (a máxima segurança, mesmo em condições de baixa aderência).

Nas versões 500X Cross, o modo ‘All Weather’ passa a ter a função de tração, que, no caso da versão de tração de quatro rodas, acelera a transmissão de torque para o eixo traseiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário