500X – Carroceria maior, com quatro portas, para oferecer uma opção mais versátil na família do compacto |
Helder Lima
A Fiat apresentou ao público europeu uma
versão maior do modelo 500, com quatro portas e características de crossover,
voltado à aventura.
Robustez – Detalhes de acabamento, como as molduras em plástico preto, deixam o visual mais agressivo |
Construído
na fábrica italiana de Melfi (Potenza), o modelo será vendido em cerca de 100
países, incluindo os Estados Unidos. O 500X estará disponível em duas versões:
500X e 500X Cross, equipadas com motores a diesel e a gasolina.
O modelo
oferecerá três tipos de transmissão: manual, automática de nove velocidades ou
automática com embreagem dupla de seis velocidades – e com tração dianteira,
tração nas quatro rodas ou tração dianteira com configuração Traction Plus
(bloqueio do diferencial).
Interior – Acabamento esportivo e conveniência, como a tela de navegação e o câmbio automático |
De acordo
com cada mercado em que será vendido, o 500X traz várias combinações de motor,
caixa de velocidades e transmissão para atender as necessidades de uso do
consumidor.
As opções a
gasolina são: 110 cv 1.6 "E-Torq" (tração dianteira e câmbio manual
de cinco velocidades); 140 cv 1.4 Turbo MultiAir II (tração dianteira e caixa
manual de seis velocidades); 140 cv 1.4 Turbo MultiAir II (transmissão
automática de nove velocidades e tração nas quatro rodas); e os poderosos 184
cv Tigershark 2.4 (transmissão automática de nove velocidades e tração nas quatro
rodas).
Também
estão disponíveis os seguintes motores a diesel: 95 cv 1.3 MultiJet II (manual
de cinco velocidades e tração dianteira); 120 cv 1.6 MultiJet II (manual de seis
velocidades e tração dianteira); e 140 cv 2.0 MultiJet II (caixa de seis velocidades
manual e tração dianteira ou transmissão automática de nove velocidades com
tração nas quatro rodas).
TRANSMISSÃO
O 500X
crossover é o primeiro carro da Fiat a oferecer uma transmissão automática de nove
velocidades. Essa transmissão, em combinação com o motor a gasolina de 170 cv
1.4 Turbo MultiAir II e o motor turbodiesel 140 cv 2.0 MultiJet II, oferece grande
capacidade de retomada e acelerações vigorosas e sem trancos. Comandada
eletronicamente, a transmissão automática de nove velocidades traz ainda a
função "shift-on-the-fly", com a possibilidade de mudar para o modo
manual-sequencial.
4WD trabalha com diferentes modos de tração
O Fiat 500X
estará disponível em duas configurações, com tração nas rodas dianteiras ou
tração nas quatro rodas.
Uma
característica particular da tração nas quatro rodas do crossover é a adoção de
um sistema de desconexão do eixo traseiro, que permite redução no consumo de
energia, garantindo maior eficiência em consumo.
O 500X
oferece o recurso “Drive Selector Mood”, que atua no motor, freios, direção e
caixa de marchas, permitindo três comportamentos diferentes do carro, com base
no estilo de condução mais apropriado para a situação ou condições da
superfície da estrada.
O sistema
trabalha com os modos ‘Auto’ (para o melhor em termos de conforto, consumo e
emissões), ‘Sport’ (para uma condução que favorece o desempenho) e ‘All Weather’
(a máxima segurança, mesmo em condições de baixa aderência).
Nas versões
500X Cross, o modo ‘All Weather’ passa a ter a função de tração, que, no caso
da versão de tração de quatro rodas, acelera a transmissão de torque para o
eixo traseiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário