quarta-feira, 18 de julho de 2018

Você sabe como o teto solar surgiu e evoluiu com o tempo?

 

Cada vez mais modernos, tecnológicos, resistentes e leves, os sistemas de teto acumulam mais de 80 anos de história da Webasto, líder mundial em tetos solares, tetos panorâmicos e conversíveis e aquecedores de estacionamento. O que muitos não sabem é o motivo do acessório ter surgido e como foi evoluindo ao longo do tempo.

Tudo começou em 1930, na Alemanha, quando o setor automotivo teve seu boom e a Webasto iniciou suas operações pioneiras. Naquela época, todos os veículos eram mal ventilados e os motoristas precisavam decidir entre um carro com uma capota rígida ou um conversível com o teto de tecido dobrável, tendo que lidar com suas desvantagens. A Webasto ofereceu a solução, desenvolvendo em 1932 o chamado “teto dobrável de lona Baier”, que podia ser aberto pela parte do meio, combinando as vantagens de um teto rígido e um teto de tecido daquela época. O teto dobrável começou a ser utilizado em veículos diferentes como ônibus. Para eles, a produção em série iniciou na metade dos anos 30, garantindo aos passageiros uma visão deslumbrante da paisagem, enquanto as viagens aos Alpes se tornavam mais comuns.

Em seguida, foi a vez dos carros de passeios, com a produção em série do teto dobrável integrado ao Mercedes 170 da Daimler-Benz. Ao longo dos anos, a Webasto seguiu inovando. Em 1956, a empresa ofereceu o primeiro teto em aço deslizante para a Daimler-Benz – pedido para os modelos 180 até 220, bem como para a classe especial 300, também conhecida como “Adenauer”. O ano 1974 foi marcado pela chegada do teto de vidro, desenvolvido para o Ford Fiesta.

Mais vidro é melhor

Com o teto panorâmico, a Webasto anunciou o início da revolução de sistemas de teto com a chegada do novo milênio. Novamente, a Webasto foi pioneira no segmento e precursora de tendências.
Desde então, esse tipo de sistema de teto vem se tornando cada vez mais popular. Prova disso é a crescente demanda por veículos com teto panorâmico.

O aumento é justificável. Afinal, o efeito visual do vidro contínuo do para-brisa à janela traseira, destaca o dinamismo do veículo, deixando-o também mais luxuoso. Além disso, por conta do vidro longo, o sistema de teto panorâmico oferece ar fresco sem correntes, condições de luz ideais no interior do carro e aumento na sensação de amplitude.

A Webasto desenvolve todos os tetos em próxima cooperação com as fabricantes automotivas. Isso significa que os especialistas em teto estão envolvidos desde o desenvolvimento, o que permite criar tetos perfeitamente integrados a todas as demais partes e estrutura do veículo.

Fonte: Printer Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário