A Volvo Trucks apresentou pela primeira vez o Volvo Concept
Truck em maio de 2016, tendo agora desenvolvido e melhorado o veículo ainda
mais. Para além dos melhoramentos ao nível da aerodinâmica, da resistência ao
rolamento e da redução de peso, a nova versão também dispõe de uma linha motriz
híbrida – uma das primeiras do tipo para camiões pesados em aplicações de longo
curso.
"Esforçamo-nos para estar na linha da frente da
eletromobilidade e para derrubar constantemente barreiras no que respeita à
redução do consumo de combustível e das emissões", diz Claes Nilsson, CEO
da Volvo Trucks. "Nos próximos anos, com a sociedade a voltar-se cada vez
mais para as energias renováveis, acreditamos fortemente que a eletromobilidade
e a tecnologia híbrida terão cada vez mais importância. A linha motriz do nosso
conceito de camião foi desenvolvida para melhorar a eficiência de transporte e,
assim, ajudar a indústria a evoluir no sentido dos transportes sustentáveis.
Com este conceito de camião, teremos acesso a valiosos conhecimentos e experiências
que nos ajudarão a desenvolver a tecnologia ainda mais."
A linha motriz híbrida funciona recuperando energia em
descidas com uma inclinação superior a um por cento ou quando trava. A energia
recuperada é armazenada nas baterias do veículo e utilizada para alimentar o
camião em modo elétrico em pisos planos ou inclinações baixas. Uma versão
melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See da Volvo Trucks foi
especificamente desenvolvida para a linha motriz híbrida, analisando a
topografia à frente para calcular a escolha mais económica e eficiente entre o
motor diesel e o motor elétrico, bem como o tempo ideal para utilizar a energia
recuperada.
Nos transportes de longo curso, estima-se que a linha motriz
híbrida permita desligar o motor de combustão até 30 por cento do tempo de
condução. Isso poupará entre 5 e 10 por cento de combustível, dependendo do
tipo de veículo ou da especificação, bem como do ciclo de condução. Também
permite conduzir em modo completamente elétrico até 10 quilómetros, permitindo
ao veículo ser conduzido com zero emissões e baixo nível de ruído.
"Atualmente, o transporte de longo curso representa uma
parte significativa do consumo total de energia do setor dos transportes. Com a
tecnologia híbrida, a potencial redução do consumo de combustível e das
emissões é considerável e representa um passo importante no sentido dos nossos
objetivos ambientais, bem como os da sociedade, para o futuro", diz Lars
Mårtensson, Diretor Ambiental e de Inovação, Volvo Trucks.
O Volvo Concept Truck também se baseia em muitas das
conquistas do antecessor, nomeadamente aerodinâmica melhorada, resistência ao
rolamento e menor peso do veículo. "Esta é uma plataforma para verificar
várias novas tecnologias para aumentar a eficiência de transporte", diz
Åke Othzén, Gestor de Projetos Principal, Volvo Trucks. "Alguns destes
desenvolvimentos já foram introduzidos nos nossos camiões, sendo que outros
serão introduzidos num futuro próximo. A linha motriz híbrida baseia-se parcialmente
no conhecimento e na experiência dos autocarros híbridos e elétricos da Volvo
Buses."
Fatos: Volvo Concept Truck
O Volvo Concept Truck é o resultado da componente sueca de
um projeto de investigação bilateral que envolve a autoridade energética sueca,
Energimyndigheten, e o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Um American Concept Truck, o projeto SuperTruck, foi
desenvolvido como parte do programa SuperTruck do Departamento de Energia dos
Estados Unidos, que promove a investigação e o desenvolvimento para aumentar a
eficiência de transporte em operações de longo curso na América do Norte
Fatos: Linha motriz híbrida elétrica
Recupera energia em descidas com uma inclinação superior a
um por cento ou quando se trava. A energia recuperada é armazenada nas baterias
do veículo e utilizada para alimentar o camião em modo elétrico em pisos planos
ou inclinações baixas.
Uma versão melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See
da Volvo Trucks, que foi especificamente desenvolvida para a linha motriz
híbrida, analisa a topografia à frente utilizando informações do GPS e o mapa
eletrónico. Utilizando um algoritmo avançado, com base na elevação da estrada e
na velocidade esperada, o sistema calcula a utilização mais económica e
eficiente do motor diesel e do motor elétrico, bem como os tempos ideais para
utilizar a energia recuperada.
Nos transportes de longo curso, estima-se que a linha motriz
híbrida permita desligar o motor de combustão até 30 por cento do tempo de
condução. Isso poupará entre 5 e 10 por cento de combustível, dependendo do
tipo de veículo e do ciclo de condução.
Especificações: Volvo Concept Truck
Modelo do camião: Volvo FH
Motor: Volvo D13 Euro 6 Step C
Modelo do camião: Volvo FH
Motor: Volvo D13 Euro 6 Step C
Fonte: Volvo Trucks / PR Newswire
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