Toda Harley-Davidson possui inúmeros componentes que
requerem manutenção regular que garantem o ótimo desempenho da motocicleta de
forma segura, conforme indicado no manual do proprietário e no manual de
serviço de cada um dos modelos da marca. Porém, um dos principais componentes
das motos acaba sendo ignorado ou até esquecido: os freios.
Parte da manutenção necessária nas motocicletas H-D que
utilizam o fluido de freio DOT 4 em seus sistemas, consiste em trocá-lo a cada
dois anos. Essa troca é necessária pois, conforme o fluido de freio envelhece,
suas propriedades químicas se deterioram e, se não for substituído, pode
ocasionar danos ao sistema de frenagem.
Os freios podem desenvolver uma enorme quantidade de calor,
particularmente quando usados de maneira repetida ou dependendo do modo como
são acionados. O calor pode aumentar muito a ponto de fazer com que o fluido no
sistema entre em ebulição. Assim, outra coisa a ser considerada sobre o fluido
de freio é o seu ponto de ebulição, que pode ser afetado pelo teor de água
absorvido. O DOT 4 tem como base o glicol e é higroscópico, ou seja, absorve
água. A ebulição converte qualquer água do fluido em gás. Como o gás pode ser
mais comprimido e o líquido não, quando o fluido de freio entra em ebulição, pode
fazer com que a alavanca ou o pedal do freio fiquem mais “soltos” e exija que o
piloto bombeie os freios para criar pressão suficiente para, então , a
velocidade da motocicleta.
Em última análise, a deterioração química e a absorção de
água alteram as propriedades físicas do fluido de freio DOT 4, o que pode levar
a problemas no seu desempenho, incluindo perda de frenagem dianteira ou
traseira.
O fluido do freio (de qualquer tipo, não apenas o DOT 4)
também deve ser reposto toda vez que uma das situações abaixo acontecer:
• depois que a tubulação do freio, o cilindro-mestre ou a
pinça de freio forem desmontados;
• sempre que a alavanca ou o pedal do freio parecer
“esponjoso”;
• a qualquer momento em que o sistema de freio tiver
sido acionado em um estado “esponjoso”, provocado por fluido em ebulição, mesmo
se o funcionamento tiver voltado ao normal.
Todas as concessionárias autorizadas Harley-Davidson têm uma
ferramenta para medir, com precisão, o teor de água no fluido de freio DOT 4.
Se um técnico especializado da H-D descobrir que o fluido de freio da
motocicleta tem teor de água de 3,7% ou mais por volume, ele recomendará a
troca do fluido, mesmo se a última tiver sido realizada a menos de dois anos.
Com relação ao tempo empregado no serviço, geralmente o técnico especializado
costuma fazer a troca do fuido de freio de meia hora a uma hora e meia (para
freios não ABS).
As motocicletas H-D com ABS também precisam do uso de uma
ferramenta específica de diagnóstico, chamada Digital Technician II, para
“sangrar” o sistema adequadamente. É imprescindível saber que o fluido de freio
pode ser corrosivo para a pintura, portanto, os técnicos da H-D são treinados
para proteger todo o acabamento da motocicleta, no caso de espirros ou
derramamentos.
“Recomendamos aos nossos clientes atenção constante para com
suas motocicletas, e que no momento da revisão e da manutenção, procurem uma de
nossas concessionárias autorizadas em todo o Brasil. Dessa forma, poderão tirar
o máximo de proveito do desempenho de suas motos tanto nas ruas quanto nas
estradas, além de desfrutarem de toda a experiência que a nossa marca
proporciona”, destaca Flavio Villaça, gerente de marketing da Harley-Davidson
do Brasil.
O site da H-DB possui informações completas de sua rede de concessionárias
no País. A companhia recomenda o agendamento prévio dos serviços de oficina
oferecidos a seus clientes, principalmente no que diz respeito a manutenção e
revisão das motocicletas, de acordo com as especificações de fábrica e garantia
de seus produtos.
Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa
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