O novo Ford GT tornou-se o veículo de série mais rápido já produzido pela marca, com a velocidade máxima de 347 km/h (ou 216 milhas por hora). Combinando motor EcoBoost de mais de 650 cv, excelente relação peso-potência, sistema avançado de suspensão ativa e uma impressionante eficiência aerodinâmica, o supercarro honra a tradição da linha nas pistas.
Nos testes de desenvolvimento realizados no Calabogie
Motorsports Park, no Canadá, o Ford GT superou a McLaren 675LT e a Ferrari 458
Speciale. Todos os carros foram preparados em condições idênticas, com fluidos
e pneus novos, ajuste ótimo de suspensão e o mesmo piloto.
Os números falam por si:
● Ford GT:
2:09,8 min;
● McLaren
675LT: 2:10,8 min;
● Ferrari
458 Speciale: 2:12,9 min.
Com 656 cv e torque de 76 kgfm, o novo motor V6 de 3.5
litros da Ford é o mais potente já produzido na linha EcoBoost. Ele opera com
ampla faixa de potência e gera 90% do torque máximo a 3.500 rpm.
“Nossa expectativa sempre foi que o EcoBoost V6 casaria
excepcionalmente bem com o Ford GT, tanto em termos de potência como de
eficiência aerodinâmica", diz Dave Pericak, diretor global da Ford
Performance. “Nós testamos e desenvolvemos esse propulsor no carro de corrida
Daytona Prototype que disputou a categoria IMSA por duas temporadas, e no
próprio Ford GT no ano passado. Estamos extremamente satisfeitos com o seu
desempenho, tanto na pista como nas ruas.”
O peso seco do Ford GT chega a 1.360 kg, o que o coloca
entre seus dois principais concorrentes, a McLaren 675LT e a Ferrari 488. A sua
relação peso-potência é de 2,17 kg/cv.
“O Ford GT é totalmente focado em desempenho”, diz Raj Nair,
vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Conseguimos uma
considerável redução de peso com a arquitetura de fibra de carbono. Então,
reinvestimos parte dessa economia onde ela é mais importante: no desempenho,
especialmente na dinâmica ativa. O resultado é um carro ainda mais rápido.”
Os sistemas de dinâmica ativa, tanto na suspensão como na
aerodinâmica, são projetados para o carro ter ótima força descendente, de
arrasto e estabilidade em qualquer velocidade, ganhando uma configuração mais
rápida com pilotos de qualquer nível de habilidade.
Com vitórias em Le Mans e outras pistas do Campeonato
Mundial de Endurance e IMSA na última temporada, o Ford GT já provou sua força.
O modelo de série compartilha muitos aspectos com a versão de competição, que conta
com recursos avançados de aerodinâmica e suspensão.
Fonte: Imprensa Ford
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