segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Nissan Navara EnGuard Concept: a picape de resgate definitiva para todos os terrenos com bateria portátil de veículo elétrico


A Nissan revelou um veículo totalmente novo durante o Salão do Automóvel de Hannover 2016, na Alemanha. O Nissan Navara EnGuard Concept é uma picape durável e forte para qualquer terreno, desenhada para operar como uma plataforma de resgate de vidas em alguns dos ambientes mais extremos do mundo.

Baseado na versão cabine dupla Tekna da picape Nissan Navara (que, no Brasil, é conhecida como Nissan Frontier) – o Navara EnGuard Concept apresenta muitos elementos de design feitos sob medida e melhoras na performance. O conceito também recebeu equipamentos vitais adequados para o trabalho de recuperação de emergências e desastres, incluindo um drone avançado para fornecer informações vitais sobre os perigos que as equipes de resgate podem enfrentar.

O conceito também marca a estreia mundial de um protótipo de conjunto de bateria portátil, desenhado e desenvolvido pela Nissan. Este pacote utiliza as mais testadas tecnologias de baterias para veículos elétricos atualmente existentes nos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200. Com mais de 250 mil veículos elétricos vendidos ao redor do planeta, a Nissan é líder no desenvolvimento de automóveis deste tipo e está idealmente apta a aplicar sua expertise para explorar novos segmentos de veículos e oportunidades para os consumidores no futuro.

Quando parado, as baterias estão constantemente em modo de ‘carga’, utilizando a energia gerada pelo motor 2.3L 190PS diesel biturbo do veículo para garantir que estas estejam prontas para uso de emergência quando necessário. Cada uma é uma unidade de 2 kW e utiliza sete módulos de baterias Nissan EV dentro de uma carcaça de alumínio à prova de quaisquer condições climáticas.

Dois soquetes de entradas (carga) e cinco soquetes de saídas (descarga) estão integrados a cada conjunto de bateria, que apresenta extremidades rebaixadas para permitir que seja facilmente transportado. Em um ambiente de resgate, poderiam ser usados para operar um equipamento de corte ou de levantamento de carga pesada, e foram projetados especificamente para fornecer uma alternativa eficiente para um gerador a gasolina.

Com zero emissões e nenhum combustível inflamável, baterias portáteis também podem ser usadas em espaços fechados, tais como um edifício ou uma caverna. Tomadas eléctricas adicionais são integradas em cada lado da cama de carga da picape.

Como parte da sua visão de Mobilidade Inteligente, a Nissan está trabalhando para explorar como sua tecnologia pioneira de baterias de veículos elétricos pode ser integrada ainda mais à sociedade. Este protótipo de conjunto de baterias fornece um exemplo real de como poderia ser aplicado a novos setores para fornecer soluções de energia mais limpas e sustentáveis.

Ocupando o resto do espaço na cama de carga estão duas bandejas de fibra de vidro pull-out. A bandeja superior contém itens leves, como rádios bidirecionais, cordas e um machado. A bandeja inferior é mais profunda e mais estreita, armazenando itens maiores, como um tanque de oxigênio e kit de reanimação, coletes salva-vidas e auxiliares de flutuação.

Chave para o papel de resgate do carro, está um drone  DJI Phantom 4 com um teto operacional de 6.000 metros. Pesando apenas 1.380 gramas, ele pode voar a velocidades de até 20 metros por segundo por cerca de 30 minutos e pode retransmitir imagens do que está em volta do carro-conceito. Estas imagens são vistas em uma tela HD disponibilizada na parede da cama de carga.

Em comparação com o padrão Nissan Navara (ou Frontier, no Brasil), a altura de passeio global do Navara EnGuard Concept foi levantada em 50mm, criando liberação de chão extra e aumentando ainda mais a atitude do veículo para “ir a qualquer lugar”. Os arcos das rodas apresentam paralama sob medida, com novos degraus laterais moldados entre si.

O espaço de passageiros apresenta uma linha de teto completamente redesenhada, que é 136 milímetros maior do que na picape padrão. Ele incorpora um poderoso equipamento de iluminação 360 graus com luzes de emergência estroboscópicas azuis que equipam os quatro cantos e são visíveis de qualquer ângulo. Estrobos correspondentes estão integrados no topo de todos os quatro paralamas, além de faróis de nevoeiro dianteiros redesenhados e faroletes traseiros igualmente redesenhados.

A escolha das cores e sua localização foram feitas de forma muito cuidadosa durante o desenvolvimento do veículo, com foco especial em seu papel como um veículo de resgate. Por exemplo, pesquisas da Nissan revelaram que o verde fluorescente é a cor mais visível à luz do dia, e também mais facilmente identificável por pessoas afetadas por daltonismo. Tê-lo nas rodas e frisos laterais significa ser rapidamente descoberto pelos faróis dos veículos que se aproximam.

Sendo baseado no grau de acabamento superior da Tekna, isto significa que o Navara EnGuard Concept vem com muitas características padrão que seriam úteis em uma situação de emergência. Estes incluem o sistema de navegação por satélite NissanConnect para encontrar a rota mais rápida, melhor controle de clima dual-zone e bancos que se aquecem para o conforto dos ocupantes. Mais útil seria pioneiro da Nissan Around View Monitor, um sistema de câmera de 360 graus, que exibe uma imagem do olho de um pássaro desobstruída do veículo e seu ambiente na tela do painel. É uma ferramenta ideal para equipes de resgate, o que lhes permite navegar terrenos difíceis off-road sem causar atrasos por ter que sair do veículo.

Também muito útil, o pioneiro sistema de câmeras 360 graus Around View Monitor, exibe imagem desobstruída tipo ‘olho-de-pássaro’ do veículo e do ambiente ao redor em uma tela. É uma ferramenta ideal para quem trabalha com resgate, permitindo a eles navegar por terrenos off-road complexos sem se atrasar por ter de sair do veículo.

Mecanicamente, o veículo também foi aprimorado. Como todas as Frontier, é construído sob um chassi endurecido, que, no entanto, se encaixa com um novo sistema de suspensão totalmente ajustável com buchas de nylon para aumentar a vocação off-road.

Philippe Guerin-Boutaud, Vice-Presidente Corporativo para Veículos Comerciais Leves da Nissan, comentou: “A Nissan Frontier é uma picape inteligente e robusta que nossos clientes dependem para ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa em suas vidas diárias. O Nissan Navara EnGuard Concept é uma extensão desse princípio, mostrando como a nossa premiada picape é perfeitamente adequada para lidar com os mais difíceis terrenos para salvar vidas”.

O executivo afirmou ainda que: “O Navara EnGuard Concept abre um novo capítulo na visão de Mobilidade Inteligente da Nissan, com o nosso compromisso de zero fatalidades e zero emissões. Nosso protótipo de pacote de baterias portáteis para veículos elétricos revela como a Nissan irá integrar a sua tecnologia de baterias EV de renome mundial e experiência em novos setores no futuro”.

Fonte: Imprensa Nissan

















Nenhum comentário:

Postar um comentário