quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Vespa GTS 300 chega ao Brasil com diversos itens de segurança e tecnologia de ponta

O Grupo Piaggio lança no mercado brasileiro a Vespa GTS 300, o maior e mais potente modelo da família Vespa, estabelecendo novo patamar de design, conforto, segurança e tecnologia no segmento de scooters.

O modelo GTS mantém a essência das linhas características da Vespa, uma referência do design italiano no mundo, e adiciona elementos esportivos para combinar seu estilo e estado de arte com desempenho e tecnologia.

Com o início das vendas programado para 22 de outubro, nos shoppings JK Iguatemi e Iguatemi Campinas, a Vespa GTS 300 será comercializada em uma versão com motor monocilíndrico de quatro válvulas, quatro ciclos e, como o nome sugere, 300 cilindradas. Como principais novidades, integra o sistema ASR de controle de tração e freios ABS de dois canais, além de incorporar o Vespa Multimidia Platform (VMP), sistema multimídia de conexão com o smartphone.

Estilo

O estilo da GTS 300 segue a tradição da marca, que preza pelo equilíbrio do design com linhas modernas e esportivas na carroceria, feita estritamente em aço. A scooter preserva a característica única da carroceria grande, adicionando elementos estéticos criados pelo Centro de Design do Grupo Piaggio, um atelier situado na histórica fábrica de Pontedera, na Itália.

Na parte frontal, a carroceria ganha novo elemento estético em formato de gravata com detalhe cromado, também presente no topo do paralama, ressaltando suas linhas modernas. Todas as luzes de seta, agora, possuem revestimentos transparentes.

Percorrendo a lateral, as características linhas arredondadas da carroceria são destacadas com a linha cromada que percorre a base e o escudo frontal. O estilo clássico da roda traseira incorpora desenho diferenciado do conjunto de escape. A dianteira ganha o tradicional vermelho em sua mola de suspensão.

Na traseira, a GTS 300 conta com conjunto de luzes reforçado por uma moldura cromada que se estende até o bagageiro suspenso. Complementando as atualizações estéticas, o design traz o logotipo da marca na cobertura do túnel central do apoio para os pés. Os tradicionais farol arredondado e descanso para os pés do passageiro permanecem nessa versão.

Conforto

A ergonomia perfeita e a posição do assento natural sempre contribuíram para tornar a Vespa a mais confortável e agradável do segmento. O novo banco oferece conforto superior graças ao tecido e ao estofamento diferenciados.

O compartimento foi completamente redesenhado para tirar o máximo proveito do espaço disponível, agora capaz de acomodar dois capacetes jet-demi. Para aumentar a capacidade de carga, o modelo possui bagageiro traseiro suspenso, que pode acomodar um baú (item de acessório), e gaveta na parte frontal às pernas, ideal para manter à mão itens menores, como óculos, documentos e celular. Além disso, ao lado da gaveta, um gancho para pendurar, por exemplo, uma bolsa ou mochila.

Tecnologia

Ao se acomodar na Vespa, o piloto encontra o painel de instrumentos digital em formato trapezoidal, com luz de fundo azul. Nele, constam velocímetro clássico, rodeado com seis luzes de advertência, e computador de bordo digital, com informações do nível de combustível, relógio e dois odômetros.

Para complementar as informações a bordo, o Grupo Piaggio desenvolveu o Vespa Multimedia Platform (VMP), um aplicativo para smartphones que se conecta com o sistema eletrônico do GTS, fornecendo dados em tempo real. Ele é capaz de fornecer dados sobre distância percorrida, velocidade média, consumo médio de combustível, tacômetro, torque instantâneo e tensão da bateria. Além disso, possui função de análise geral com verificação da condição do veículo. Por exemplo, os sensores detectam o estado dos pneus, monitorando seu desgaste e calibragem. Se o nível de combustível estiver baixo, indica postos próximos por meio do sistema de navegação. O aparelho pode ser conectado na entrada USB, situada no interior da gaveta.

Para os “esquecidos”, o VMP memoriza o último local onde a Vespa foi estacionada, função importante caso o piloto não se lembre. O aplicativo mostra exatamente sua localização.

Segurança

O Grupo Piaggio é a primeira empresa no mundo a introduzir sistemas eletrônicos de segurança como freios ABS e controle de tração em scooters, uma vez que só estavam disponíveis em motos premium.

Cada roda apresenta um sistema que mede instantaneamente a velocidade e desaceleração das rodas. Os sensores se comunicam com uma unidade de controle hidráulico de dois canais, que ativam o sistema ABS, no caso de uma das duas rodas desacelerar fortemente, assegurando a estabilidade mesmo em superfícies com menor atrito.

O sistema de controle de tração (ASR), em conjunto dos sensores de ABS, comparam a rotação das rodas. Ao detectar velocidade excessiva da roda traseira em relação à dianteira, o ASR intervém para impedir a derrapagem e evitar a perda de controle.

Para proporcionar pilotagem segura e suave, com melhor absorção das imperfeições das vias brasileiras, a versão GTS adotou suspensão dianteira ESS com o tradicional braço único. Agora, o amortecedor está fixado ao suporte de alumínio, que se conecta à roda através de um pino articulado - anteriormente era preso com dois parafusos.

Outras novidades são as luzes de LED, que também servem para usar durante o dia, incorporadas ao mesmo conjunto dos indicadores de seta.

Motor

A Vespa GTS 300 possui motor monocilíndrico de quatro válvulas, quatro ciclos e 300 cilindradas, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele é capaz de fornecer uma potência máxima de 22 HP a 7.500 rpm, com torque máximo de 22,3 NM a apenas 5.000 rpm. Valores que garantem elevada aceleração, tornando o modelo ideal para ter agilidade nas cidades e conforto nas estradas, tanto sozinho quanto com um passageiro.

Cores

A Vespa GTS 300 estará disponível nas cores preto Vulcano, azul Midnight, cinza Dolomiti – todos com assento em tecido cor bege.

Vespa GTS 300
MotorMonocilíndrico, 4T, com injeção eletrônica
Cilindrada278 cc
Diâmetro x Curso75 mm x 63 mm
Potência15.8 kW (22 HP) a 7.500 rpm
Torque22.3 Nm a 5.000 rpm
PartidaElétrica
Sistema de arrefecimentoLíquido
LubrificaçãoCárter úmido
TransmissãoCVT com conversor de torque
EmbreagemEmbreagem automática centrífuga seca
Suspenção dianteiraGarfo articulado de único lado com ESS (Enhanced Sliding Suspension), com mola helicoidal e amortecedor hidráulico
Suspenção traseiraAjuste de 4 posições na pré-carga da mola e dois amortecedores de dupla ação
Freio dianteiroDisco de 200 mm de aço inoxidável operado hidraulicamente. Sistema ABS anti-bloqueio
Freio TraseiroDisco de 200 mm de aço inoxidável operado hidraulicamente com freio ABS 2 canais para o sistema ABS/ASR
Pneu dianteiro120/70 - 12" – sem câmara de ar
Pneu traseiro130/70 - 12" – sem câmara de ar
Comprimento/Largura1930/755 mm
Entre-eixos1370 mm
Altura do assento790 mm
Tanque9.5 litros
EmissãoEuro 3

Fonte: BRCOM PUBLIC RELATIONS

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