quarta-feira, 26 de outubro de 2016

DAF Caminhões completa três anos de produção no Brasil

Caminhão extrapesado XF105
Em outubro, a DAF Caminhões Brasil, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, celebra três anos de operação na fábrica de Ponta Grossa, Paraná. Neste período, foram mais de 1.400 caminhões vendidos, sendo 436 unidades no acumulado de janeiro até julho de 2016. Essa quantidade garante crescimento de 59% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Caminhão pesado CF85
A linha de produção está desde o início em constante evolução. A partir deste mês, a fábrica paranaense passa a produzir quatro caminhões por dia. Na mesma data, em 2015, eram registrados dois veículos por dia. A linha de motores, inaugurada no final do ano passado, acompanha o aumento na produção diária.

As conquistas até o terceiro ano são bem representadas pelos números, porém, também incluem o reconhecimento da marca no Brasil. Em 2016 a DAF Caminhões foi eleita como “Marca do Ano”, na categoria de Caminhões e Ônibus, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Caminhão CF85

“Completamos três anos de operações no Brasil colhendo os resultados de uma estratégia assertiva e de um trabalho excepcional de todo o time DAF. Temos a certeza de estar criando uma base sólida para, em pouco tempo, estarmos entre as maiores fabricantes de caminhões pesados do Brasil, com produtos de alta qualidade e ideais para os negócios dos nossos clientes”, celebra Michael Kuester, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

Caminhão extrapesado XF105
O executivo reconhece que boa parte das conquistas no Brasil é devido ao esforço de todo o time DAF, incluindo os colaboradores da fábrica e as equipes das concessionárias. Ambos têm recebido constantes treinamentos relacionados aos produtos e serviços da marca, assim como do mercado de pesados. O investimento nas equipes também inclui a ampliação do time comercial, com profissionais qualificados e atualizados com o setor.

Produto

Atualmente, são produzidos na fábrica de Ponta Grossa todas as versões dos caminhões XF105 e do CF85. O primeiro é o pioneiro da marca no Brasil e o responsável pela celebração de três anos do primeiro caminhão DAF na linha nacional.

O XF105 é comercializado nas versões 6x2 e 6x4, com três opções de motorização: 410 cv, 460 cv e 510 cv. O veículo é indicado para o transporte rodoviário de longas distâncias, até 74 toneladas.

O CF85 chegou ao mercado em 2015. O modelo versátil é indicado para diversos tipos de operações em curtas distâncias, até 56 toneladas. O CF é vendido nas versões 4x2 e 6x2 e possui duas opções de motor, 360 cv e 410 cv.
Peças TRP

Testes de validação

Desde a chegada da DAF ao país, foram contabilizados quase 6 milhões de quilômetros de ambos os caminhões em testes. Essa quantidade é devido ao rigoroso ciclo de avaliação da marca, aproximadamente três vezes maior que o praticado no mercado.

Os testes acontecem em campo, em atividades severas e com diversos tipos de climas e topografia de todas as regiões do Brasil. Para isso, a DAF conta com todo o time de engenharia e de transportadoras e clientes parceiros. O objetivo é atender bem a demanda do mercado brasileiro, com ofertas cada vez mais assertivas.

“O principal objetivo do teste é nos anteciparmos de qualquer imprevisto que os caminhões possam ter. Se nosso produto pode apresentar alguma falha, queremos ser os primeiros a saber e solucionar, evitando qualquer prejuízo para nossos clientes. Também, por isso, é interessante avaliarmos diversas aplicações em diferentes climas e regiões”, explica Ricardo Coelho, Diretor de Desenvolvimento de Produto.

Mais de 500 mil km rodados

O primeiro caminhão fabricado no país foi entregue em janeiro de 2014 para a Transportes Begnini, que atua nos segmentos de transporte de carga seca e viva, contêiner e têxtil e possui sede em Carambeí, no Paraná. A negociação foi feita pela concessionária MacPonta, de Ponta Grossa.

Peças TRP
Atualmente, o caminhão já ultrapassou 500 mil quilômetros e, de acordo com Daniel Begnini, proprietário da transportadora, após quase três anos de operação, o veículo está inteiro e precisou apenas de pequenos reparos. Begnini também afirma que o custo de manutenção é muito baixo e que os gastos que teve com o XF105 estão abaixo da metade dos valores utilizados em outros caminhões da frota.

“Nós compramos o primeiro caminhão que a DAF vendeu no Brasil. Atualmente, esse XF105 já ultrapassou 500 mil quilômetros e está inteiro, com poucos reparos e baixo custo de manutenção. O diferencial do caminhão DAF é a robustez. Ele é forte e tem um desempenho formidável. Os motoristas brigam para ter o caminhão DAF com ele. Outra vantagem é o custo de manutenção muito baixo. Os gastos que temos com o caminhão estão abaixo da metade do que atingimos com os outros caminhões da nossa frota. Além disso, o DAF nunca perdeu 1 hora de trabalho, estamos muito contentes com ele justamente por isso. O resumo dos caminhões XF e CF em três palavras são: conforto, segurança e trabalho. Aproveitando a data comemorativa, queremos parabenizar a DAF p elos 3 anos e desejar que continue nesse caminho, e assim, será a marca do Brasil”, completa Begnini.
Michael Kuester, Presidente da DAF Caminhões Brasil

Para mais informações, acesse o site da DAF Caminhões Brasil

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com.

Fonte: BRCom Comunicação Corporativa


Luis Gambim, Diretor Comercial
da DAF Caminhões Brasil
Ricardo Coelho, Diretor de Desenvolvimento
de Produto da DAF Caminhões Brasil
Carlos Tavares, Diretor da PACCAR Parts Brasil

Mercedes-Benz Classe A ganha edição limitada em parceria com TAG Heuer


A Mercedes-Benz do Brasil e a TAG Heuer acabam de selar uma parceria. As marcas, que compartilham a paixão por criar produtos de alta tecnologia com linhas sofisticadas de design, se uniram para oferecer aos clientes uma oportunidade única de adquirir duas máquinas com o melhor da engenharia alemã combinada à precisão suíça. De outubro até o fim do mês de novembro, os concessionários Mercedes-Benz de todo o País passam a comercializar uma edição limitada exclusiva de 50 unidades do modelo Classe A 200 em conjunto com o relógio TAG Heuer Formula 1. A edição especial, válida somente para veículos 16/16 e 16/17, é comercializada com preço sugerido de R$ 139.900,00.
O Classe A passou por uma reformulação no início deste ano, com objetivo de proporcionar ainda mais conforto e desempenho. Com motor flexível de 156 cv de potência, o veículo apresenta linhas mais marcantes e esportivas, além do sistema de integração Apple® CarPlay®, exclusivo para proprietários de iPhone®. Os faróis full LED redesenhados combinados às linhas de janela derivadas dos modelos cupê enfatizam a esportividade e dinamismo característicos dessa geração do hatch compacto da Mercedes-Benz.

Como parte da ação, cada veículo receberá uma identificação especial da TAG Heuer e o cliente que adquirir esse modelo da Mercedes-Benz receberá, em conjunto, o icônico relógio TAG Heuer Formula 1. Enquanto o masculino é composto por pulseira de borracha preta, função cronógrafo com taquímetro e bezel em carboneto de titânio preto, o feminino é mais delicado: caracterizado por uma combinação de aço e cerâmica. Os dois modelos foram inspirados no universo de competição e compartilham o DNA das pistas de corrida de todos os automóveis Mercedes-Benz.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz
 








Equipamentos de rastreamento aumentam chances na recuperação de cargas roubadas


Em resposta à crescente criminalidade que atinge o setor, cada vez mais as empresas estão em busca de alternativas para aumentar a segurança de suas frotas e cargas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública de SP, o primeiro semestre de 2016 teve aumento de 9% no roubo de cargas no Estado em comparação mesmo período de 2015.

Apenas no mês de agosto, as ocorrências de cargas roubadas cresceram 65% em relação ao ano passado. De acordo com o órgão, esse crime tem atingido, principalmente, transportadoras de alimentos.

Com esse cenário, Obson Cardoso, diretor da Unidade de Rastreamento da Pósitron, reúne algumas dicas de equipamentos que podem reforçar a segurança tanto do caminhão, como do motorista.

Rastreamento e Monitoração do Veículo

GSM / GPS: é o sistema mais utilizado nas operações de rastreamento, no qual um SIM CARD é inserido dentro do módulo e a comunicação é feita por meio da rede de antenas celular. Permite o acompanhamento via WEB e a localização exata do veículo;

RF / GPS: usada para localizar o veículo por meio de radiofrequência. Mostra a posição aproximada, e seu custo é o menor dentre todas as tecnologias. É recomendada para detectar a ação dos “jammers” – aparelhos que inibem o sinal GSM/GPRS, cortando a comunicação;

Satelital: indicada para operações em que o veículo não pode ficar sem monitoramento, caso esteja em áreas de sombras da cobertura GSM. A comunicação é feita diretamente com os satélites em órbita, sem passar por antenas.
 Posicionamento

GPS: satélites na órbita da terra enviam informações do posicionamento do veículo em tempo real.
Proteção da carga

Além dos equipamentos de rastreamento para veículos, existem soluções para segurança da carga. Por meio de diversos sensores e atuadores espalhados pelo veículo, é possível saber, por exemplo, se houve violação da porta do baú ou até se a carreta foi desengatada do cavalo.

Outra opção para segurança da mercadoria transportada são os rastreadores móveis, mais conhecidos como iscas, equipamentos pequenos e discretos, de fácil ocultação e dispensam instalação. São indicados para o monitoramento de cargas, podendo ser acondicionados dentro de caixas, bagagens e embalagens em geral.

“A Pósitron possui um índice superior a 90% de sucesso na recuperação de cargas e, para que se tenha mais eficiência na proteção contra roubos, é indicada a utilização de mais de uma tecnologia ao mesmo tempo, o que chamamos de redundância. Dessa forma, é possível cobrir qualquer tipo de falha no funcionamento e comunicação dos aparelhos”, ressalta o executivo.

A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, é líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica. Os diferenciais tecnológicos e a qualidade de seus produtos fizeram a empresa conquistar a liderança do mercado, posição que detém há mais de 15 anos.
Além disso, a companhia é uma das principais fornecedoras de equipamentos genuínos para as montadoras de veículos na América Latina. Conhecida pela sua ampla gama de produtos e serviços, a empresa desenvolve rastreadores e alarmes para automóveis, motocicletas e caminhões, som automotivo, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, painéis de instrumentos, além de alarmes e monitoramento residencial.
Atualmente, a empresa possui plantas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina.
Desde 1997, a PST Electronics tem como sócio o grupo norte-americano Stoneridge, com presença na Europa, Ásia e Américas.

Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa

Vespa GTS 300 chega ao Brasil com diversos itens de segurança e tecnologia de ponta

O Grupo Piaggio lança no mercado brasileiro a Vespa GTS 300, o maior e mais potente modelo da família Vespa, estabelecendo novo patamar de design, conforto, segurança e tecnologia no segmento de scooters.

O modelo GTS mantém a essência das linhas características da Vespa, uma referência do design italiano no mundo, e adiciona elementos esportivos para combinar seu estilo e estado de arte com desempenho e tecnologia.

Com o início das vendas programado para 22 de outubro, nos shoppings JK Iguatemi e Iguatemi Campinas, a Vespa GTS 300 será comercializada em uma versão com motor monocilíndrico de quatro válvulas, quatro ciclos e, como o nome sugere, 300 cilindradas. Como principais novidades, integra o sistema ASR de controle de tração e freios ABS de dois canais, além de incorporar o Vespa Multimidia Platform (VMP), sistema multimídia de conexão com o smartphone.

Estilo

O estilo da GTS 300 segue a tradição da marca, que preza pelo equilíbrio do design com linhas modernas e esportivas na carroceria, feita estritamente em aço. A scooter preserva a característica única da carroceria grande, adicionando elementos estéticos criados pelo Centro de Design do Grupo Piaggio, um atelier situado na histórica fábrica de Pontedera, na Itália.

Na parte frontal, a carroceria ganha novo elemento estético em formato de gravata com detalhe cromado, também presente no topo do paralama, ressaltando suas linhas modernas. Todas as luzes de seta, agora, possuem revestimentos transparentes.

Percorrendo a lateral, as características linhas arredondadas da carroceria são destacadas com a linha cromada que percorre a base e o escudo frontal. O estilo clássico da roda traseira incorpora desenho diferenciado do conjunto de escape. A dianteira ganha o tradicional vermelho em sua mola de suspensão.

Na traseira, a GTS 300 conta com conjunto de luzes reforçado por uma moldura cromada que se estende até o bagageiro suspenso. Complementando as atualizações estéticas, o design traz o logotipo da marca na cobertura do túnel central do apoio para os pés. Os tradicionais farol arredondado e descanso para os pés do passageiro permanecem nessa versão.

Conforto

A ergonomia perfeita e a posição do assento natural sempre contribuíram para tornar a Vespa a mais confortável e agradável do segmento. O novo banco oferece conforto superior graças ao tecido e ao estofamento diferenciados.

O compartimento foi completamente redesenhado para tirar o máximo proveito do espaço disponível, agora capaz de acomodar dois capacetes jet-demi. Para aumentar a capacidade de carga, o modelo possui bagageiro traseiro suspenso, que pode acomodar um baú (item de acessório), e gaveta na parte frontal às pernas, ideal para manter à mão itens menores, como óculos, documentos e celular. Além disso, ao lado da gaveta, um gancho para pendurar, por exemplo, uma bolsa ou mochila.

Tecnologia

Ao se acomodar na Vespa, o piloto encontra o painel de instrumentos digital em formato trapezoidal, com luz de fundo azul. Nele, constam velocímetro clássico, rodeado com seis luzes de advertência, e computador de bordo digital, com informações do nível de combustível, relógio e dois odômetros.

Para complementar as informações a bordo, o Grupo Piaggio desenvolveu o Vespa Multimedia Platform (VMP), um aplicativo para smartphones que se conecta com o sistema eletrônico do GTS, fornecendo dados em tempo real. Ele é capaz de fornecer dados sobre distância percorrida, velocidade média, consumo médio de combustível, tacômetro, torque instantâneo e tensão da bateria. Além disso, possui função de análise geral com verificação da condição do veículo. Por exemplo, os sensores detectam o estado dos pneus, monitorando seu desgaste e calibragem. Se o nível de combustível estiver baixo, indica postos próximos por meio do sistema de navegação. O aparelho pode ser conectado na entrada USB, situada no interior da gaveta.

Para os “esquecidos”, o VMP memoriza o último local onde a Vespa foi estacionada, função importante caso o piloto não se lembre. O aplicativo mostra exatamente sua localização.

Segurança

O Grupo Piaggio é a primeira empresa no mundo a introduzir sistemas eletrônicos de segurança como freios ABS e controle de tração em scooters, uma vez que só estavam disponíveis em motos premium.

Cada roda apresenta um sistema que mede instantaneamente a velocidade e desaceleração das rodas. Os sensores se comunicam com uma unidade de controle hidráulico de dois canais, que ativam o sistema ABS, no caso de uma das duas rodas desacelerar fortemente, assegurando a estabilidade mesmo em superfícies com menor atrito.

O sistema de controle de tração (ASR), em conjunto dos sensores de ABS, comparam a rotação das rodas. Ao detectar velocidade excessiva da roda traseira em relação à dianteira, o ASR intervém para impedir a derrapagem e evitar a perda de controle.

Para proporcionar pilotagem segura e suave, com melhor absorção das imperfeições das vias brasileiras, a versão GTS adotou suspensão dianteira ESS com o tradicional braço único. Agora, o amortecedor está fixado ao suporte de alumínio, que se conecta à roda através de um pino articulado - anteriormente era preso com dois parafusos.

Outras novidades são as luzes de LED, que também servem para usar durante o dia, incorporadas ao mesmo conjunto dos indicadores de seta.

Motor

A Vespa GTS 300 possui motor monocilíndrico de quatro válvulas, quatro ciclos e 300 cilindradas, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Ele é capaz de fornecer uma potência máxima de 22 HP a 7.500 rpm, com torque máximo de 22,3 NM a apenas 5.000 rpm. Valores que garantem elevada aceleração, tornando o modelo ideal para ter agilidade nas cidades e conforto nas estradas, tanto sozinho quanto com um passageiro.

Cores

A Vespa GTS 300 estará disponível nas cores preto Vulcano, azul Midnight, cinza Dolomiti – todos com assento em tecido cor bege.

Vespa GTS 300
MotorMonocilíndrico, 4T, com injeção eletrônica
Cilindrada278 cc
Diâmetro x Curso75 mm x 63 mm
Potência15.8 kW (22 HP) a 7.500 rpm
Torque22.3 Nm a 5.000 rpm
PartidaElétrica
Sistema de arrefecimentoLíquido
LubrificaçãoCárter úmido
TransmissãoCVT com conversor de torque
EmbreagemEmbreagem automática centrífuga seca
Suspenção dianteiraGarfo articulado de único lado com ESS (Enhanced Sliding Suspension), com mola helicoidal e amortecedor hidráulico
Suspenção traseiraAjuste de 4 posições na pré-carga da mola e dois amortecedores de dupla ação
Freio dianteiroDisco de 200 mm de aço inoxidável operado hidraulicamente. Sistema ABS anti-bloqueio
Freio TraseiroDisco de 200 mm de aço inoxidável operado hidraulicamente com freio ABS 2 canais para o sistema ABS/ASR
Pneu dianteiro120/70 - 12" – sem câmara de ar
Pneu traseiro130/70 - 12" – sem câmara de ar
Comprimento/Largura1930/755 mm
Entre-eixos1370 mm
Altura do assento790 mm
Tanque9.5 litros
EmissãoEuro 3

Fonte: BRCOM PUBLIC RELATIONS

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Chevrolet revela versão brasileira do Novo Tracker


Depois de destacar a presença das novas gerações do Camaro e do Cruze Sport6 na edição 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo, a Chevrolet confirma mais um importante lançamento: o Novo Tracker.

A versão 2017 do SUV de entrada da marca chega às concessionárias até o fim deste ano no Brasil, mesma época que em outros importantes mercados globais.

Para isso, o Novo Tracker vem repleto de novidades. Há mudanças mecânicas, visuais, de conteúdo e de acabamento. Uma configuração específica para o mercado nacional foi criada para atender as particularidades do consumidor local.

Entre elas destacam-se o motor 1.4 turbo Flex de alto desempenho e eficiência energética, a transmissão automática sequencial de seis velocidades e o sistema Stop/Start. Tudo de série, numa configuração até então nunca ofertada em um veículo deste segmento. Esse powertrain é o mesmo do Novo Cruze.

O Novo Tracker está também mais completo. Entre os itens inéditos disponíveis estão o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, o exclusivo sistema OnStar, o teto solar elétrico e os faróis e as lanternas com LEDs, além de alertas anti-distração e outros equipamentos inovadores de segurança e de comodidade.

O Tracker traz ainda mudanças visuais. A parte frontal foi completamente redesenhada, assim como parte da traseira e as rodas aro 18, ressaltando as linhas musculosas da carroceria. Já a cabine ganha melhor acabamento com painéis e bancos mais sofisticados.

“O segmento dos utilitários esportivos compactos é o que mais cresce no país, e o Novo Tracker conta com diferenciais competitivos relevantes para continuar conquistando ainda mais consumidores e ajudar a reforçar a liderança da marca Chevrolet”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

A atual geração do Tracker já emplacou mais de 400 mil unidades em aproximadamente 70 países nos últimos três anos. O montante o posiciona como um dos três modelos mais bem-sucedidos da sua categoria no mundo.

Fonte: Imprensa Chevrolet



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vespa 946 Emporio Armani desembarca no Brasil


Para celebrar os 130 anos do Grupo Piaggio e o 40º aniversário da Giorgio Armani, os dois grandes ícones da cultura italiana se uniram para desenvolver uma versão especial da Vespa 946. Seguindo a paleta de cores da assinatura Armani, o design da scooter traz uma combinação especial de cinzas com toques sutis de verde, visíveis apenas sob determinadas condições de luz.

As peças metálicas foram trabalhadas para transmitir um efeito mate, em sintonia com o acabamento do corpo da moto. O nome Emporio Armani vai impresso na lateral do veículo, enquanto o famoso logotipo da águia fica posicionado acima do farol dianteiro.

A Vespa 946 Emporio Armani representa, ao mesmo tempo, estilo e tecnologia. Seus cilindros de alumínio, acabamentos de couro marrom, acessórios de luxo, controles de pilotagem eletrônica, que permitem interação com os mais recentes dispositivos digitais, são conduzidos por um motor de quatro tempos com injeção eletrônica inovadora. Além disso, a economia de combustível e o baixíssimo nível de emissão tornam o veículo ideal para áreas urbanas. Por fim, os discos duplos de frenagem com 220 mm, o sistema ABS com dois canais e as rodas grandes de 12 polegadas garantem a máxima segurança na pista.

O início das vendas do modelo está previsto para 22 de outubro, nos shoppings JK Iguatemi e Iguatemi Campinas.

Vespa 946

A Empório Armani é a versão de luxo da Vespa 946, que foi batizada deste modo para homenagear o ano em que a primeira scooter do mundo foi lançada pela Piaggio, em 1946, na Itália. Suas características, no entanto, são marcadas por linhas que trazem um toque contemporâneo ao estilo original do símbolo italiano.

O modelo mescla tradição e inovação: o quadro de aço conta com diversos componentes de alumínio, como guidão, suporte do assento, painéis laterais, escudo frontal e suporte dos retrovisores.

A segurança também é ponto forte da Vespa 946. Possui dois freios a disco de 220 mm, sistema ABS de duplo canal e controle eletrônico de tração (ASR). Somam-se ao conjunto rodas largas de 12 polegadas e juntas desmontáveis de liga de alumínio.

O toque de estilo se completa com faróis de LED com sistema de dissipação de calor, luz traseira e setas também de LED, além de painel full LCD com múltiplas funções.

Seu motor de 3V, com 125 cc e injeção eletrônica é econômico e sustentável, garantindo o menor consumo de combustível e de emissão da categoria.

Fonte: BRCOM PUBLIC RELATIONS
Assessoria de Comunicação do Grupo Piaggio no Brasil


Troller lança nova grife da marca e estreia loja na internet


A Troller lança para venda na internet sua nova grife de produtos exclusivos. Criada para atender os fãs de off-road, a coleção da Troller Store On-line inclui camisetas, bonés, calçados e roupas infantis, além de outros produtos licenciados como pen-drives e kit de montagem da miniatura do utilitário T4.

De qualidade reconhecida, os artigos seguem o visual esportivo e aventureiro que caracteriza a marca. Eles podem ser encontrados no site www.trollerstore.4takes.com.br, com pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, e remetidos via Correios.

Marca brasileira pertencente ao Grupo Ford, a Troller tem muitos aficionados que participam de várias atividades no mundo off-road como a Copa Troller, que reúne profissionais e amadores em um campeonato nacional de rali de regularidade. Nestes eventos, realizados em diversas regiões do País, sempre há uma grande procura do público por produtos da grife Troller.

“Com o crescimento do comércio eletrônico, podemos atender um número maior de interessados nos produtos exclusivos da marca Troller. Assim, vimos a necessidade de ampliar o alcance da nossa grife, ao mesmo tempo em que aumentamos a exposição da marca e disponibilizamos mais um canal de vendas. Anteriormente, esses produtos só podiam ser adquiridos na rede de distribuidores da marca”, afirma Carla Freire, supervisora de Marketing e Vendas da Troller.

Na Troller Store On-line, os clientes podem adquirir diretamente no site os produtos da coleção 2016. Os preços apresentados são os mesmos dos praticados nas lojas dos distribuidores, com o acréscimo do valor do frete da região.

Presença na internet

A Troller possui uma história de sucesso no mundo digital, com canais no Facebook e Instagram. Ambos atingem um alto índice de interação com os fãs da marca, com fotos e vídeos do T4 em ação. Na página do Facebook ainda é possível acompanhar as etapas da Copa Troller, rali de regularidade da marca, em tempo real, com imagens e informações das etapas realizadas por todo o Brasil. Para acessar basta curtir a página da marca no www.facebook.com/trollerbrasil.

Fonte: Imprensa Troller




Nissan inicia vendas do superesportivo GT-R no Brasil


A Nissan inicia oficialmente as vendas do superesportivo GT-R no mercado brasileiro. A marca, assim, reforça ainda mais o seu posicionamento de atrevimento atrelado à inovação e tecnologia japonesa, trazendo para o Brasil o que ela tem de mais avançado em performance e inovação. Um dos veículos de produção em série mais rápidos do mundo, o GT-R é um ícone reconhecido por bater recordes de tempo nas mais tradicionais pistas do mundo, destroçando números obtidos por superesportivos de diferentes marcas, o que contribuiu para torná-lo conhecido também como “Godzilla”.

O Nissan GT-R, que é produzido exclusivamente no Japão, será vendido no Brasil já em sua linha 2017, que apresenta novidades no desenho, motor, suspensão e lista de equipamentos. Ele chega na versão 3.8 V6 Premium, com opções de cinco cores de acabamento interno. A sua comercialização também dá início no país a adoção do novo padrão mundial de estilo das concessionárias Nissan, que busca elevar a imagem da marca a um novo patamar de modernidade e qualidade, proporcionando uma experiência diferenciada para o cliente da empresa.

O novo layout foi desenvolvido para guiar facilmente o cliente pela concessionária, garantindo a fácil localização das áreas de interesse e dando destaque aos produtos da marca. A primeira concessionária do país a adotar esse novo padrão é a Nissan Carrera localizada na Avenida Brasil, área nobre da cidade de São Paulo, que comercializará o superesportivo.

A estratégia de vendas do GT-R visa atender todo território nacional. O cliente que estiver interessado no modelo poderá contatar qualquer revenda da marca, independente da localização e estas os indicarão para a Nissan Carrera, que dará continuidade ao processo de venda. Como será oferecido sob encomenda, o modelo ícone da Nissan terá prazo previsto de entrega em média de três a quatro meses após a compra.

O Nissan GT-R chega ao mercado brasileiro com preço inicial de R$ 900 mil e um atendimento diferenciado. O comprador contará com um call center exclusivo, serviço de pós-vendas especializado, com profissionais altamente capacitados, e estrutura dedicada. O superesportivo japonês também está confirmado como uma das estrelas do estande da Nissan no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Modelo 2017: ainda mais exclusivo

Lançada em julho deste ano no Japão, a linha 2017 do Nissan GT-R traz as alterações mais significativas do superesportivo desde o lançamento da atual geração. Com visual renovado tanto por fora quanto por dentro, o GT-R 2017 teve também os principais itens de performance da condução aprimorados, entre eles o chassi, que foi significativamente reforçado, e o motor biturbo V6 3.8 24 válvulas, que está mais potente.

Lançado em 2007, o Nissan GT-R de sexta geração está mais confortável do que nunca, com uma nova percepção de elegância, algo bem raro em um modelo superesportivo de alto desempenho.

O novo GT-R exibe design externo totalmente renovado, que confere ao modelo uma pegada com mais estilo e permite que integre o grupo de superesportivos que se diferenciam pelo design. O grande destaque se encontra na frente, com capô e para-choques redesenhados, faróis de rodagem diurna (DRL) e a assinatura de estilo atual da Nissan na grade “V-motion”, que traz acabamento cromado fosco.

A grade diferenciada foi alargada em 20% para aumentar o fluxo de ar que resfria o motor, sem provocar mais arrasto. Seu formato sofisticado harmoniza de forma suave com o novo capô, cuja rigidez estrutural foi aumentada. Após a eliminação da deformação, os testes realizados mostraram que o novo design do capô aumenta consideravelmente a performance aerodinâmica na frente do veículo em velocidades mais elevadas (acima de 200 km/h).

A maioria das mudanças no visual do GT-R teve como objetivo a melhoria da performance aerodinâmica. Mais especificamente, a eficiência aerodinâmica foi focada em três áreas principais: geração de força de sustentação negativa (downforce), redução do arrasto e maior capacidade de resfriamento dos sistemas vitais do veículo.

A meta era maximizar o resfriamento do fluxo de ar, mantendo ao mesmo tempo o arrasto aerodinâmico sob controle (isto é, não aumentar o arrasto em uma área do veículo como resultado de uma melhor performance em termos de resfriamento / fluxo de ar em outra área). Além da nova grade e do novo capô, o perfil curvado sob o espoiler dianteiro foi levemente ampliado e rebaixado em alguns milímetros para melhorar o fluxo de ar em suas extremidades laterais (foi mantida a distância do solo do modelo anterior).

Com um novo desenho, a soleira que contorna a extremidade inferior em ambos os lados do carro permite reduzir a quantidade de ar que é puxada para baixo, contrapondo a força de sustentação e melhorando a estabilidade. As colunas traseiras também receberam um novo desenho, cuja parte superior proporciona melhor gestão do fluxo de ar, evitando a geração de um vórtice menor. A traseira do novo GT-R continua sendo definida por suas icônicas lanternas traseiras arredondadas. Mas olhando mais de perto, nota-se um difusor com acabamento prateado e novas saídas de ar laterais, que foram incorporados às ponteiras quádruplas do escapamento de titânio, para melhorar a aerodinâmica do veículo.

A cintura que separa a parte inferior do painel da carroceria na cor preta foi levantada, fazendo o carro parecer mais largo e agressivo. A parte que corresponde ao para-choque traseiro agora incorpora o mesmo design visto no GT-R NISMO, para melhor direcionamento do ar na parte inferior da traseira do veículo. Isso também contribui para menor interferência entre os gases de escape que saem do sistema e o fluxo de ar na parte lateral traseira do para-choque, para melhor expulsão do calor. Com muito estilo, as novas rodas de liga com aro em formato de Y, produzidas pela japonesa RAYS, foram especialmente redesenhadas para o Nissan GT-R 2017.

Interior esportivo e sofisticado

Com novo desenho e materiais de alta qualidade, o interior do Nissan GT-R 2017 proporciona um nível inigualável e jamais oferecido em termos de conforto, sofisticação e ergonomia. Já ao primeiro olhar, fica claro que a nova cabine é mais luxuosa, com padrão superior. Envolvida por uma lâmina contínua e sem costuras de couro (item opcional), o novo painel adota um “fluxo horizontal”, proporcionando uma grande sensação de estabilidade para os ocupantes dos bancos dianteiros, enquanto que a linha do quadro de instrumentos que vai até o console central confere um ambiente diferenciado, especialmente projetado para quem se senta atrás do volante.

Seguindo todos os padrões de performance para o Nissan GT-R, a camada acolchoada encontrada sob o couro é constituída de um novo material, mais fino, para ajudar a reduzir o peso geral do veículo, ao mesmo tempo em que proporciona uma textura da mais alta qualidade. Além disso, todos os itens de couro encontrados na cabine são habilmente costurados por um mestre artesão.

O layout do painel central foi melhorado e simplificado. Em comparação com a versão anterior, o número de controles integrados de navegação e áudio foi reduzido de 27 para apenas 11 na linha 2017.

O display e os controles do sistema de navegação foram posicionados ligeiramente abaixo no painel de instrumentos para facilitar o uso e melhorar a visibilidade tanto para o motorista como para o passageiro dianteiro. Além disso, o novo desenho do sistema de navegação foi aperfeiçoado, com mostradores usinados em alumínio, proporcionando melhor sensação ao toque e manuseio facilitado. Graças à tela de 8 polegadas, o monitor mais largo exibe ícones grandes, facilitando a gestão de sistemas como navegação, áudio e telefonia pelo usuário (nos mercados americano, canadense e chinês, também está disponível um serviço de telemática).

A disposição dos ícones na tela pode ser totalmente customizada e um novo comando de controle do display no console central de fibra de carbono permite uma operação facilitada, sem a necessidade de tocar no monitor – uma funcionalidade que se torna bastante útil quando se está dirigindo em velocidades mais altas.

Outros atributos de informação úteis ao usuário incluem o já conhecido mostrador multifuncional, que permite que o motorista customize o layout com os parâmetros e informações de performance do veículo que ele considera mais relevantes, como temperatura do líquido de arrefecimento, do óleo do motor e da transmissão, além da pressão do óleo do motor, da transmissão e do atuador de sobrepressão do turbo.

A alavanca de câmbio tipo borboleta foi montada diretamente no novo volante (antes era fixa na coluna de direção), permitindo que o motorista selecione uma das 6 marchas da transmissão com dupla embreagem (DCT) sem ter de tirar as mãos do volante para fazer uma curva, por exemplo.

As mudanças no projeto também tiveram o objetivo de oferecer uma experiência de condução superior. Proporcionando maior conforto e sustentação, os encostos dos bancos do motorista e do passageiro dianteiro têm almofadas de espuma com densidade especialmente desenvolvida para dar maior sustentação ao tronco, resultando em menor deslizamento durante a condução esportiva e menor fadiga em trajetos mais longos. Ao reconfigurar o tramado que dá suporte à estrutura do encosto do banco, a equipe de engenharia conseguiu diminuir o peso de cada banco, além de reduzir os pontos de pressão sobre o tronco tanto do banco do motorista como do passageiro dianteiro, oferecendo ainda mais conforto.

Motor V6 biturbo ficou mais “feroz”

A potência do premiado e aclamado motor biturbo V6 3.8 24 válvulas do GT-R foi aumentada em 20 cavalos em comparação à versão anterior. Agora, ele entrega 572 cavalos a 6.800 rpm, graças, em parte, ao aumento na pressão do atuador e a um sistema de temporização da ignição que é controlado individualmente por cada cilindro, uma tecnologia anteriormente exclusiva do GT-R NISMO de competição.

As novas mudanças resultam em melhor aceleração em rotações médias (3.200 rpm ou superior), com rendimento máximo do torque disponível em uma faixa maior de utilização. Assim como no GT-R NISMO, por meio de um controle mais preciso da temporização da ignição em cada cilindro, reduziu-se significativamente a autoignição (imprecisão da explosão), ao mesmo tempo em que foi melhorada a performance ambiental por meio de uma queima de combustível mais limpa e eficiente.

Chamado de “VR38DETT”, o motor apresenta cilindros revestidos com jato de plasma (em contraposição às camisas fundidas), que permite menor atrito, menor peso, maior capacidade de resfriamento, maior rendimento e consumo mais eficiente. Ele também exibe um sistema coletor de admissão e escape simétrico e independente, com turbo compressores duplos de alta performance; segundo sistema de gestão do ar para melhor performance das emissões em partida a frio; sistema de resfriamento do óleo controlado termostaticamente; bomba de recuperação de óleo para manter o fluxo de lubrificação nos turbo compressores e sistema lateral de lubrificação seco e úmido do cárter.

A produção do motor recebe atenção especial e todas as etapas da montagem seguem um processo manual, realizado por técnicos rigorosamente treinados, que ficam dentro de uma sala exclusiva e com alto nível de limpeza. Cada motor recebe uma placa de alumínio que exibe o nome do engenheiro responsável por sua montagem completa. Estes profissionais altamente especializados são chamados de “Takumis”, artesãos em japonês. Apenas cinco deles têm o privilégio de montar os motores do Nissan GT-R, o que deixa o volume de fabricação muito exclusivo e o carro ainda mais especial.

Também uma novidade, o sistema de exaustão de titânio gerencia melhor as altas temperaturas dos gases de escape provenientes do motor. O sistema inclui um duto NACA (sigla para Comitê Americano para Aconselhamento sobre Aeronáutica) na bandeja inferior do veículo, logo à frente do silencioso, que orienta o ar para a área do difusor traseiro para ajudar a resfriar o silencioso e remover o ar quente desta área do veículo.

Tecnologia a serviço do desempenho

O controle de gestão da troca de marchas da transmissão dupla de 6 velocidades foi atualizado para oferecer maior precisão e performance em variadas situações de condução. Quando o veículo inicia o movimento em baixa aceleração, por exemplo, a troca da primeira para a segunda velocidade é feita de forma bem mais suave.

Na geração anterior do GT-R, quando o veículo iniciava o movimento em baixa aceleração, o torque do motor era reduzido. Já no GT-R 2017, em circunstâncias semelhantes, o torque do motor se mantém sem alterações, ajudando a proporcionar mais suavidade na aceleração inicial, mesmo com pouca aceleração. E o que é melhor: o ruído da aceleração é menos perceptível, proporcionando uma experiência mais agradável na utilização diária. Ao dirigir em condições de potência menor, como em grandes centros urbanos e estacionamentos – a maior precisão do atuador de troca de marchas permite que a transmissão funcione de forma mais silenciosa.

A potência do motor é transferida para as quatro rodas pelo eixo transversal traseiro independente, sistema de tração batizado de ATTESA E-TS (Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain, ou “sistema avançado de engenharia para tração total em todo terreno”), que é novidade em escala mundial. Em condições normais de condução, o GT-R se comporta como um veículo com tração traseira, com o torque repartido em 0:100, podendo ser ajustado em 50:50 dependendo da velocidade, aceleração lateral, ângulo de esterçamento, rotação do pneu, superfície de rodagem e velocidade angular.

Além disso, um controle de monitoramento da velocidade angular (exclusivo do GT-R) mede as variações entre a velocidade angular ideal, calculada a partir do ângulo de esterçamento e a velocidade angular real, detectada pelo sensor de velocidade angular e o sensor G, ajustando a variação do torque de forma apropriada. A plataforma “Premium Midship” do GT-R posiciona a caixa e a transmissão final na traseira do veículo, sem o uso de tubos de torque tradicionais, fazendo com que a suspensão trabalhe de forma independente, otimizando a distribuição do peso e maximizando a aderência dos pneus nas curvas.

Em sua versão 2017, a performance esportiva e os atributos de condução do novo GT-R foram levados a outro patamar, graças a um novo ajuste do sistema de suspensão e uma estrutura de carroceria mais rígida, resultando em melhor dirigibilidade e estabilidade.

Várias atualizações foram feitas no campo da engenharia, como na moldura do para-brisa. Suportada pelas colunas dianteiras, ela agora contribui para a rigidez estrutural da frente do GT-R, resultando em menor deformação e respostas mais rápidas nas curvas. Já os reforços no porta-malas resultaram em aumento da rigidez na traseira. Com isso, os níveis de rigidez na frente e na traseira são mais uniformes, oferecendo um chassi ainda mais bem balanceado.

Exclusivo do GT-R, o sistema de amortecedores ajustáveis ao motorista, batizado de DampTronic pela alemã Bilstein®, que utiliza informações provenientes de vários sistemas do veículo para prover forças de amortecimento e um alto nível de controle para uma série de situações de condução, foi melhorado por meio de um novo obturador da válvula, reduzindo perdas de resistência. Além disso, os pontos de atrelagem mais rígidos no sistema de suspensão melhoram a resposta e a estabilidade nas curvas, permitindo que todas as rodas fiquem mais bem posicionadas mesmo com maior carga, mantendo uma situação ideal de contato com a superfície de rodagem.

Assim como no modelo anterior, o sistema DampTronic oferece três opções de configuração ao motorista: Normal, Comfort (para um máximo de flexibilidade) e R. A transmissão e o sistema de controle de estabilidade VDC seguem o mesmo princípio de funcionamento adaptável de três estágios. Na versão 2017, a configuração “R” e “Comfort” oferecem ainda mais esportividade e uma dirigibilidade mais suave ao condutor.

Devido ao aumento na rigidez estrutural da carroceria, o modo “R” agora permite que o veículo atinja a mesma velocidade angular com um ângulo de esterçamento reduzido, permitindo respostas mais ágeis da direção, enquanto que a configuração “Comfort” produz uma força G vertical menor – conforme verificado em testes, em comparação com a configuração “Normal” da suspensão.

E por falar em direção, o sistema empregado pelo GT-R – de pinhão e cremalheira sensível à velocidade, com caixa de alumínio, quatro pontos de fixação e isoladores rígidos – proporciona respostas mais precisas durante a condução esportiva, bem como menor esforço durante a condução diária, além de excelente comportamento em estrada.

Mas é em situações extremas que o novo GT-R demostra todo o seu valor para fazer curvas. Ele é 4% mais rápido em testes de slalom do que o modelo anterior. A estabilidade em linha reta em alta velocidade (250 km/h) também foi melhorada, exigindo menor correção do esterçamento e menos ações do condutor.

A capacidade de frenagem do modelo é resultado da ação das pinças dos freios monobloco Brembo® com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, discos flutuantes tipo full-floating Brembo® com 15,35”” na frente e 15,0”” na traseira, rotores duplos perfurados, e das pastilhas de freio de alta resistência, produzidas em liga leve, que minimizam a perda de força e proporcionam uma performance de frenagem intensa. As pinças contam com montagem radial do tipo competição, para reduzir o arqueamento das pinças durante frenagens em condições extremas.

Com melhor rigidez estrutural da carroceria e do chassi e suspensão mais eficiente, o Nissan GT-R 2017 presenteia o condutor com uma melhor capacidade de manobras, maior estabilidade, maior prazer de dirigir e mais conforto.

Furioso sem ser barulhento

O cuidado em aumentar os sons agradáveis ao ouvido – principalmente os que fazem o coração bater mais forte e são provenientes do sistema de escape com saída quádrupla – e remover ruídos indesejados é um dos destaques do projeto da versão 2017 do GT-R. A intenção dos engenheiros da Nissan foi estimular como nunca os sentidos de quem está dentro do superesportivo, porém mantendo a cabine muito mais silenciosa em velocidade de cruzeiro.

O Controle Ativo de Ruído (ANC – Active Noise Cancellation) identifica e reduz ruídos indesejáveis de baixa frequência, pela instalação de microfones posicionados estrategicamente na cabine, que empregam uma onda de som na mesma amplitude por meio de alto-falantes antirruído, anulando sons indesejáveis.

O projeto do veículo incluiu ainda a instalação de material de isolamento acústico de maior performance atrás do painel de instrumentos, para-brisa e painel de bordo com capacidade de isolamento acústico, além do material de isolamento instalado entre os para-lamas traseiros, que agem em conjunto para anular ruídos provenientes do compartimento do motor e dos pneus traseiros. Além disso, a válvula de controle eletrônico que equipa o novo sistema de escape de titânio ajuda a controlar a ressonância do silencioso, que poderia criar um ruído indesejável de “estrondo”.

Além disso, o sistema ANC e a válvula de controle eletrônico eliminam este ruído, controlando também os sons de baixa frequência. Além disso, graças à instalação dos novos silenciosos de titânio com válvula de controle eletrônico, o sistema ativo de melhoria do som (ASE – Active Sound Enhancement) leva a potência do motor diretamente para a cabine. O ASE define a frequência e o volume do som proveniente de fontes específicas (como o escapamento), comparando-os ao mesmo tempo com informações relacionadas, como velocidade do motor e outros parâmetros-chave do veículo. O sistema processa o sinal sonoro através do amplificador do sistema de áudio, reproduzindo-o dentro da cabine pelos alto-falantes.

O condutor pode ajustar a capacidade de controle do som por meio das três configurações de condução do veículo – Normal, Comfort e R. Além disso, um comando de controle do ruído do sistema de escape permite reproduzir menos ruídos do motor no momento da partida.

Ao pressionar o comando de controle do ruído do sistema de escape antes da ignição, a válvula eletrônica instalada dentro do sistema de escape é fechada, permitindo um funcionamento mais silencioso na partida do motor, que é mantido por um breve espaço de tempo enquanto o veículo é dirigido em rotações mais baixas. Quando fechada, a válvula eletrônica localizada dentro do sistema de escape permite uma redução de 10 dB em comparação com o dispositivo na posição aberta – o que é uma diferença substancial na qualidade do som em termos volumétricos para o ouvido humano.

Tecnologias com foco na segurança

Além da maior rigidez estrutural da plataforma, contribuindo para a proteção dos ocupantes, os itens de segurança de série no Nissan GT-R 2017 incluem o sistema avançado de airbags da Nissan (AABS – Advanced AirBag System), que apresenta bolsas infláveis complementares com abertura em dois estágios para os passageiros dianteiros, sensores nos cintos de segurança e sensores de classificação dos ocupantes, que têm a capacidade de ajustar o nível de abertura das bolsas do sistema com base no uso do cinto de segurança e na gravidade da colisão.

Dois airbags complementares para proteger contra colisões laterais estão integrados às laterais dos bancos dianteiros, de forma a se moverem junto com o motorista e o passageiro dianteiro, de acordo com o ajuste da posição do banco de cada um. O veículo também é equipado com airbags laterais de cortina, instalados no teto, uma coluna de direção absorvedora de energia, além do sistema LATCH (Lower Anchors and Tethers for Children – sistema de fixação e segurança para crianças), com dispositivos de retenção para crianças compatíveis com a norma ISOFIX que não exigem o uso de cintos de segurança.

Outras tecnologias com foco na segurança incluem o Advanced Vehicle Dynamic Control (VDC), um sistema de controle eletrônico de estabilidade que conta com três modos personalizáveis pelo condutor (Normal, R-Mode, Off); o sistema de controle eletrônico de tração (TCS), o sistema ABS e a distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de câmera de ré, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), e acendimento automático dos faróis.

Fonte: Imprensa Nissan