quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Renault Koleos: SUV com sofistificação dos grandes sedãs


O Novo KOLEOS foi revelado no último Salão do Automóvel de Pequim, mostrando a visão do topo de linha da Renault nos mercados onde os SUV estão em alta. O Novo KOLEOS tem tudo o que se espera de um SUV do segmento: Linhas externas musculosas e elegantes, Inigualável tecnologia AWD, capacidades 4x4 e distância do solo de 210 mm.

Know-how da Renault em destaque: 
• Interior refinado e confortável, com bancos cuja tecnologia e design estão entre os melhores da categoria,
• Melhor espaço interno da categoria, com 289 mm de espaço para os joelhos na traseira,
• Sistemas que equipam outros modelos topo de linha da Renault, como o tablet multimídia R-LINK 2.

O Novo KOLEOS mescla os atributos de um SUV à sofisticação dos grandes sedãs.

O Novo KOLEOS apresenta motorizações e tecnologias consagradas. A gama de motores a gasolina e diesel – combinados a um câmbio manual ou à transmissão automática X-Tronic – foi pensada para satisfazer as necessidades e expectativas dos motoristas dos mercados onde será comercializado.

O Novo KOLEOS é um carro mundial, e será vendido em alguns países latino-americanos, asiáticos, do Oriente Médio e na Turquia. O Novo KOLEOS faz parte do plano de desenvolvimento internacional da Renault, que prevê a ampliação de sua gama de produtos e a expansão de sua presença em todo o mundo. Para a Renault, o Novo KOLEOS chega em um momento em que os SUVs desfrutam de grande crescimento em vários mercados, configurando a primeira experiência de muitos consumidores com a marca Renault no segmento.

A Renault apresenta design diferenciado para novo SUV, que é carro-chefe da marca

“O Novo KOLEOS completa o renascimento do estilo da gama Renault, que começou com o novo Clio, em 2012. Como designer, meu desafio era imaginar um SUV que fosse ao mesmo tempo elegante, moderno e dinâmico. Para isso, decidimos não diluir as características tradicionalmente associadas aos SUVs. Pelo contrário, acentuamos os atributos típicos do segmento por meio de uma carroceria musculosa, linhas horizontais bem marcadas, além de uma distância do solo mais alta, transmitindo a força interior do Novo KOLEOS. Um SUV em cada detalhe, que tem a Renault em cada detalhe.”
Laurens van den Acker - Vice-Presidente Sênior Mundial de Design

O visual, a qualidade e os atributos esperados de um SUV 

Design externo potente e atlético
O Novo KOLEOS é um SUV que tem todas as características de estilo e potência associadas ao segmento.

Seguindo a estratégia de design da Renault lançada por Laurens van den Acker, o Novo KOLEOS representa o pilar ‘EXPLORAR’ do design, associado à robustez e ao prazer da aventura. Inspirados nestas qualidades, os designers da Renault criaram as linhas musculosas, potentes e tensas do Novo KOLEOS. O Novo KOLEOS apresenta os traços típicos do design de um SUV: molduras de proteção das portas, rodas de diâmetro maior (até 19 polegadas) e barras de teto de alumínio.

Já a combinação de uma distância do solo mais alta (210 mm) a ângulos de ataque e saída de 19 e 26 graus, respectivamente, são um convite para enfrentar qualquer terreno.

Estilosas, as cores disponíveis para a carroceria e as rodas do Novo KOLEOS conferem ainda mais elegância ao modelo:
Sete opções de cores: Ultra Silver, Universal White, Metallic Grey, Metallic Black, Mineral Beige, Meissen Blue e Solid White.

Quatro opções de rodas: Silver Grey Esquis (17 polegadas), Silver Grey Taranis (18 polegadas), Erbé Grey Argonaute (18 polegadas, com efeito diamantado), Erbé Grey Proteus (19 polegadas, com efeito diamantado).

Um interior que protege

O DNA de SUV do Novo KOLEOS fica evidente também do lado de dentro. Remetendo ao conforto, qualidade e força, o interior elegante e protetor se harmoniza perfeitamente com o design externo do modelo.

A posição de dirigir mais alta oferece excelente visibilidade. Em comparação com um sedã tradicional, a posição de dirigir do Novo KOLEOS é 150 mm mais alta, uma característica que aumenta a segurança e é bastante apreciada pelos compradores de SUVs.

Já o painel alto e largo proporciona uma sensação de segurança e proteção ao motorista e ao passageiro dianteiro. Os apoios dos dois lados do console central remetem ao mundo off-road, conferindo um toque de esportividade.

Linha de acessórios destaca estilo robusto do Novo KOLEOS

O Novo KOLEOS apresenta uma ampla gama de acessórios práticos e inteligentes, que conferem ainda mais robustez ao estilo do modelo, acentuando sua personalidade marcante:
Jogo de soleiras totalmente integradas,
Engate de reboque removível (dispensa ferramentas),
Linha de acessórios de carga para o teto, incluindo as barras de teto QuickFix,
Capas cromadas para os retrovisores externos, defletores de ar dianteiros e traseiros,
Protetores para as soleiras das portas e do porta-malas,
Ampla linha de itens para organizar o porta-malas, acessórios para proteção da carga.

O Novo KOLEOS exibe com orgulho as características de estilo da Renault

Inspirado no topo de linha da Renault

As semelhanças com o estilo do Talisman – o novo sedã da Renault para toda a família – ficam imediatamente evidentes, mas por uma boa razão. O design externo de ambos os modelos foi criado em paralelo.

Com isso, o Novo KOLEOS é imediatamente reconhecido como um modelo topo de linha da Renault, graças principalmente ao design da frente, que dá destaque ao logo da Renault no centro da ampla grade cromada.

As linhas do porta-malas contribuem para o design envolvente do veículo, acentuadas pela presença de várias molduras cromadas, como os frisos que se estendem desde os faróis, contornando os para-lamas e dando uma impressão de dinamismo e elegância à frente. Única no segmento, esta característica destaca o Novo KOLEOS no segmento SUV.

Já a distância entre eixos de 2,705 mm – para um comprimento total de 4,673 mm – é uma das maiores da categoria, proporcionando ao Novo KOLEOS um espaço interno inigualável no segmento D da categoria de SUVs.

O estilo marcante da Renault também recebe destaque na traseira. Dispostas horizontalmente e mais largas, as lanternas aumentam a impressão da largura da carroceria (1.843 mm), atraindo o olhar para o logo da Renault na tampa do porta-malas. Molduras cromadas localizadas na parte inferior do para-choque traseiro assumem a forma de ponteiras duplas de escapamento, um detalhe que arremata o design externo do Novo KOLEOS.

Assinatura luminosa em full LED remete aos últimos modelos da Renault

O design harmonioso do modelo também se estende aos faróis dianteiros e traseiros:

A assinatura luminosa do Novo KOLEOS remete aos modelos mais recentes da Renault,

Os faróis Pure Vision do tipo full LED (conforme a versão) são 20% mais potentes em comparação com os faróis alógenos, melhorando a visão noturna,

Já os Faróis de Rodagem Diurna (DRL) conferem a ele um aspecto único e penetrante,

Sempre ligadas, as lanternas traseiras de LED contam com a tecnologia Edge Light, proporcionando um efeito 3D claro e brilhante.

Motor a diesel 1.6 e 2.0

Os dois motores a diesel atendem à norma Euro 6 e são equipados com Stop & Start, catalisador-acumulador de NOx e filtro de partículas.

O motor 1.6 dCi é reconhecido pelo prazer de dirigir e eficiência proporcionados. Com potência máxima de 130 cv (96 kW) a 4.000 rpm e torque máximo de 320 Nm de 1.750 a 2.250 rpm, ele se beneficia de um projeto particularmente eficiente (downsizing, arquitetura do tipo “quadrada” – diâmetro dos cilindros igual ao curso dos pistões –, turbocharger) fruto da expertise da Renault em motores acumulada graças à sua tradição no automobilismo esportivo, especialmente na Fórmula 1. Este motor só pode ser associado a uma tração em duas rodas, mas pode ser acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades ou à transmissão automática X-Tronic, conforme o mercado.

O motor 2.0 a diesel é o propulsor mais potente oferecido pelo Novo KOLEOS. Equipado com um turbo de geometria variável, injeção direta ‘common rail’ de 1.600 bares e injetores piezelétricos, ele entrega uma potência máxima de 175 cv (127 kW) a 3.750 rpm e torque máximo de 380 Nm disponível a partir de 2.000 a 3.000 rpm. Este motor proporciona uma resposta mais dinâmica em rotações médias, graças à disponibilidade do torque em uma ampla faixa de rotações, podendo ser acoplado à transmissão automática X-Tronic (versões 2WD e 4WD) ou ao câmbio manual de 6 velocidades (apenas para as versões 4WD), conforme o mercado.

Câmbio automático X-Tronic 

Conforme o mercado, o câmbio automático X-Tronic pode ser especificado tanto no motor a diesel como a gasolina, seja com tração em duas ou quatro rodas. A transmissão foi desenvolvida para proporcionar maior prazer de dirigir e reduzir o consumo de combustível, em comparação com as transmissões automáticas convencionais.

Ao contrário das gerações anteriores da transmissão CVT, o câmbio automático X-Tronic do Novo KOLEOS tem um desempenho mais parecido com o de uma transmissão automática do tipo multi-ratio quando o motorista precisa acelerar mais forte. Entretanto, esta transmissão continuamente variável oferece trocas de marchas suaves nas acelerações, por meio de um número infinito de engates, fazendo com que as rotações do motor e o esforço sejam constantemente otimizados para proporcionar melhor consumo do combustível, maior conforto de condução e menor nível de ruído em velocidade constante. O motorista também pode selecionar o modo sequencial de 7 velocidades para usufruir do freio motor. Assim, a transmissão X-Tronic oferece todos os benefícios das transmissões automáticas convencionais, mas sem os seus inconvenientes.

Tecnologia 4x4 inigualável e fácil de usar 

A transmissão ALL MODE 4x4-i disponível para o Novo KOLEOS conta com tecnologia comprovada em milhões de veículos vendidos pela Aliança em todo o mundo. O sistema AWD monitora permanentemente os níveis de aderência, para garantir uma tração ideal em qualquer terreno.

Fácil de usar, o sistema é acionado por meio de um botão localizado à esquerda do volante, permitindo que o motorista selecione um dos 3 modos: 2WD, 4WD AUTO ou 4WD LOCK.

2WD: funcionamento com tração em 2 rodas, independentemente das condições.

4WD AUTO: o sistema ALL MODE 4x4-i monitora permanentemente as condições de rodagem e os níveis de aderência, utilizando as informações fornecidas por sensores para calcular a melhor distribuição do torque entre a dianteira e a traseira. Até 50% do torque disponível pode ser transmitido às rodas traseiras, se necessário.

4WD LOCK: Para dirigir em condições off-road ou melhorar as condições de aderência, como na neve, lama, areia ou estrada de terra, permitindo que o motorista se mantenha permanentemente no modo 4x4 em velocidade inferior a 40 km/h, com uma distribuição equilibrada do torque entre a frente e a traseira (50/50). Este modo é automaticamente desativado quando o veículo atinge velocidades superiores a 40 km/h, ou quando o motor é religado.

Além de melhorar as capacidades off-road do Novo KOLEOS, o sistema ALL MODE 4x4-i proporciona um desempenho ainda melhor, além de maior estabilidade e segurança. Sensores monitoram permanentemente a aceleração longitudinal e lateral, bem como a taxa de guinada e ângulo de esterçamento, otimizando a distribuição do torque na dianteira e na traseira para assegurar a melhor aderência possível, reduzindo sobresterços e subesterços.

Fonte: Imprensa Renault

Nenhum comentário:

Postar um comentário