quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ford define equipe para volta do GT ao Mundial de Endurance e Le Mans no calendário de 2016


A Ford definiu a sua equipe para o calendário de 2016 do GT, na volta às pistas do superesportivo da marca. Acelerando nas provas do Mundial de Endurance, um dos principais campeonatos de resistência, que inclui a famosa 24 Horas de Le Mans, o time da Ford Chip Ganassi Racing será formado por Marino Franchitti, Stefan Mücke, Olivier Pla e Andy Priaulx. Além de dois carros no mundial, eles vão correr com outros dois na WeatherTech SportsCar Championship nesta temporada.

Em junho, os quatro pilotos e supercarros estarão juntos nas 24 Horas de Le Mans, uma das corridas mais emblemáticas do mundo, comemorando os 50 anos da vitória histórica da Ford com a primeira versão do GT em 1966. Neste ano, a Ford conquistou os três primeiros lugares, voltando a vencer no circuito em 1967, 1968 e 1969.

“Não se enganem, vamos correr para ganhar. Para competir nesse nível você precisa do melhor carro, da melhor equipe e dos melhores pilotos, por isso selecionamos Stefan, Olivier, Andy e Marino para pilotar o Ford GT e enfrentar os melhores do mundo”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance.

O Ford GT é o produto mais avançado da Ford Performance, divisão dedicada ao desenvolvimento da inovação e desempenho. O plano é aproveitar a experiência nas corridas para desenvolver tecnologias que poderão ser aplicadas em toda a linha de veículos da Ford. Resultado de anos de inovações, o supercarro conta com carroceria em fibra de carbono, leve e aerodinâmica, e o motor V6 EcoBoost mais potente já produzido pela marca.

Equipe especialista

“Estou animado em anunciar a equipe para o mundial”, completa Chip Ganassi, dono da escuderia. “Novamente, escolhemos pilotos especialistas com coração, velocidade e habilidades comprovadas em endurance. Mal posso esperar para as corridas começarem”.

O britânico Marino Franchitti, especialista em endurance, já correu nada menos que cinco vezes em Le Mans. O alemão Stefan Mücke soma múltiplas vitórias no mundial. O francês Olivier Pla também tem experiência anterior na categoria. O britânico Andy Priaulx é tricampeão mundial de Turismo, já venceu as 24 Horas de Nurburgring e chegou ao pódio em Le Mans.

“Não existe competição mais difícil que as 24 Horas de Le Mans e é isso que a torna tão especial”, diz George Howard-Chappell, diretor da equipe para o mundial, que já levou equipes à vitória em Le Mans em três ocasiões. “Tudo tem de ser perfeito e você ainda tem de contar com a sorte. O Ford GT foi feito para voltar a Le Mans e esses quatro pilotos sabem o que é preciso para competir com os melhores do mundo.”

Mundial de Endurance 2016
17 de abril: 6 Horas de Silverstone, Grã-Bretanha
7 de maio: 6 Horas de Spa, Bélgica
18/19 de junho: 24 Horas de Le Mans, França
24 de julho: 6 Horas de Nürburgring, Alemanha
3 de setembro: 6 Horas da Cidade do México, México
17 de setembro: 6 Horas de Circuito das Américas (Lone Star Le Mans), EUA
16 de outubro: 6 Horas de Fuji, Japão
6 de novembro: 6 Horas de Xangai, China
19 de novembro: 6 Horas de Bahrein, Bahrein

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário