quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ford abre seu software SmartDeviceLink para outras marcas automotivas e ilustra a funcionalidade em vídeo


A Ford adotou uma iniciativa inédita no setor automotivo ao disponibilizar como plataforma aberta sua tecnologia SmartDeviceLink, um software avançado que permite aos motoristas acessar aplicativos de smartphones pelo comando de voz do veículo. Utilizado com sucesso nos produtos da marca, esse sistema caminha para tornar-se o padrão na indústria, uma vez que a Toyota já anunciou a adoção da tecnologia da Ford em seus veículos. Outros fabricantes, como PSA Peugeot Citroën, Honda, Subaru e Mazda, e fornecedores como a QNX Software Systems e a UIEvolution, também estudam a sua aplicação.

O SmartDeviceLink tem muitas funcionalidades que são ilustradas no vídeo neste link. A sua adoção por outras montadoras e fornecedores vai ajudar a padronizar e aumentar o número de aplicativos disponíveis para veículos. Com um software comum, os desenvolvedores podem se concentrar em aprimorar uma plataforma única para os clientes de várias marcas.

“O benefício de uma interface comum para aplicativos de smartphones é permitir uma padronização, oferecendo melhores experiências para os clientes e dando às empresas a liberdade de diferenciar suas marcas”, diz Don Butler, diretor executivo de Veículos e Serviços Conectados da Ford.

O software SmartDeviceLink, incluindo o AppLink, faz parte do Ford Smart Mobility – plano da Ford para avançar na conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. Ele permite ao motorista acessar aplicativos de smartphones por meio da tela, botões e comandos de voz do veículo. Aplicativos populares de música, como Spotify e Aupeo!, além de outros como Glympse, UOL Notícias, Guia UOL, Let´s Park, Sem Parar e rádios 89 FM e Alpha FM fazem parte da lista crescente de opções disponíveis para os usuários do Ford AppLink no Brasil.

Benefício para os consumidores

A disponibilidade do software como fonte aberta representa um benefício para os clientes de toda a indústria. Os novos aplicativos chegam mais rápido aos veículos equipados com o SmartDeviceLink, porque os desenvolvedores têm acesso a um volume maior de usuários. E os fabricantes de automóveis e fornecedores podem oferecer mais opções de conexão aos consumidores. A padronização contribuirá para aumentar a qualidade e a segurança do software, com múltiplos parceiros colaborando no seu aprimoramento, e também para sua difusão a novos mercados, como China, Taiwan, Nova Zelândia e Tailândia.

O AppLink está disponível hoje em mais de 5 milhões de carros da Ford em todo o mundo, integrado ao Ford SYNC, e deve chegar a 28 milhões até 2020. No final deste ano, a Ford vai apresentar uma nova versão do AppLink que permite o acesso a aplicativos de navegação de smartphones na tela do veículo, um recurso importante para clientes de todo o mundo.

Comunidade de carros conectados

Ao tornar o SmartDeviceLink um software de código aberto para a indústria, a Ford dá a possibilidade de cada marca oferecer sistemas de entretenimento e conectividade diferenciados, integrados com os apps de smartphones. A Livio, uma subsidiária totalmente controlada pela Ford, é responsável pelo gerenciamento do projeto de código aberto, trabalhando com as empresas para criar interfaces adequadas a cada veículo.

“Desenvolver um serviço mais seguro de conectividade do carro com o smartphone – e que combine com as características de cada veículo – é exatamente o valor e a vantagem que um fabricante de automóveis pode oferecer aos clientes”, diz Shigeki Terashi, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation. “Esperamos que outras empresas compartilhem da nossa visão e participem da parceria SmartDeviceLink na indústria.”

Fonte: Imprensa Ford



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