O Estado do Amazonas registrou crescimento de 1.528,19% em sua frota de motos nos últimos 17 anos. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Abraciclo, associação que representa o segmento.
Em 1998, o estado possuía 16.189 veículos duas rodas circulando pelas ruas. O crescimento gradativo resultou numa frota que hoje (2015) contabiliza 263.588 motos. Somente nos primeiros seis meses deste ano, o estado ganhou 8.883 novas motos. O aumento anual médio é de cerca de 25 mil motos (2012 -2013 e 2013-2014).
Neste cenário, aumentam também os acidentes com motociclistas. No Amazonas, 30,3% dos acidentes fatais no trânsito envolvem motociclistas, de acordo com o último relatório do chamado “Mapa da Violência”, produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos no final de 2013.
A maioria dos acidentes ainda ocorre por imprudência, matam ou deixam sequelas graves no motociclista. Segundo Ricardo Theiss, da Laquila Peças e Acessórios, o simples uso correto dos chamados Equipamentos de Proteção Individual, como jaquetas, calças com proteção, botas, luvas e capacetes, podem aumentar as chances de um motociclista sobreviver ou amenizar suas lesões em até 35%.
“Com o aumento de acidentes, cresce a consciência do motociclista com relação à segurança. Antes ele utilizava somente capa de chuva e capacete. Hoje, já pensa mais na proteção e veste acessórios que protegem na hora da queda e evitam implicações na pele, como queimaduras”, afirma Ricardo.
Estes e outros dados fazem parte do trabalho que a Laquila Peças e Acessórios mostrará na cidade de Parintins na próxima quarta-feira (26/08) durante o Workshop “Moto e Mercado”. A palestra é aberta ao público e gratuita.
Serviço:
26/08 – Parintins - AMAZONAS
Local: Macuricana Resort Hotel
Rua Joaquim Freitas Vieira, 697 - Santa Rita de Cássia.
Horário: 19h30.
Fonte: Patrícia Stedile / Engenharia de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário