quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Ferrari Evolution (1947-2017)

Ford lança o EcoSport Storm, novo 4WD automático com design marcante, capacidade superior de rodagem e conteúdo exclusivo


A Ford apresentou o EcoSport Storm, nova versão do utilitário esportivo com tração 4WD inteligente e transmissão automática, que amplia a oferta da linha com uma configuração inédita na categoria. Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o novo modelo chega ao mercado este mês com os atributos mais desejados pelo consumidor de SUVs: visual marcante, capacidade superior de rodagem e conteúdo completo em itens de conforto, conectividade e segurança. Tudo isso, com um posicionamento de preço que cria uma opção nova e atraente dentro do segmento.

O EcoSport Storm chama a atenção pelo design ousado e de personalidade. Externamente, é marcado pela nova grade com o nome Storm em relevo, faróis de xênon com máscara negra, capa de estepe rígida na traseira, rodas de 17 polegadas, grafismos e outros detalhes exclusivos, incluindo a cor de lançamento marrom Trancoso. O interior adiciona uma proposta inovadora de estilo aos refinamentos da linha, com painel “soft”, bancos de couro e teto escuros, criando um contraste sofisticado com os frisos em laranja acetinado estrategicamente posicionados na cabine.

O SUV é equipado com motor 2.0 Direct Flex de 176 cv – o mais potente da categoria –, e nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque. Seu sistema de tração inteligente 4WD funciona sem a necessidade de intervenção do motorista, distribuindo o torque entre as rodas para garantir uma rodagem mais eficiente e segura sempre que necessário, em pisos irregulares e de baixo atrito como lama, areia, rampas e chuva. A suspensão reforçada e a direção elétrica com novo ajuste acentuam o conforto e a dirigibilidade.

SUV avançado e completo

Em termos de conteúdo o Storm vem completo, com o que a linha tem de melhor. A lista inclui sete airbags, sistema multimídia SYNC 3 com tela capacitiva de 8 polegadas – a maior da categoria –, controle de estabilidade com sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar elétrico.

Traz também faróis com luz diurna de LED e acendimento automático, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela de 4,2” no painel, câmera de ré, sensor de chuva, som premium da Sony com nove alto-falantes e porta-malas com sistema inteligente de bagagem.

Com preço de lançamento de R$99.990, ele cria uma opção diferenciada dentro do segmento e reúne atributos para competir tanto com modelos 4x2 como 4x4.

“Até agora, o consumidor só tinha acesso a um veículo com tração nas quatro rodas e esse nível de equipamentos numa categoria superior, de SUVs médios, por um preço bem maior”, explica Mauricio Greco, gerente geral de Marketing da Ford.

“O EcoSport Storm custa o equivalente aos SUVs 4x2 topo de linha, mas com a vantagem da tração 4WD e do estilo único.”

Estilo ousado e robusto

O EcoSport Storm traz um tempero extra de emoção para o segmento de SUVs, combinando linhas fortes e harmoniosas e atenção aos detalhes no design. Ele segue a proposta do conceito de mesmo nome exibido no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, com grade dianteira e outros elementos inspirados na picape off-road F-150 Raptor.

“Em um segmento que está cada vez mais urbano o EcoSport Storm traz uma proposta de estilo diferente, voltada para fora da cidade. Ele combina rusticidade e ousadia com requinte e inovação”, diz Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford.

A carroceria oferece quatro opções de cores, incluindo a nova marrom Trancoso, além do branco Ártico, prata Dublin e preto Bristol. Faixas escuras aplicadas no capô e nas laterais dão um toque de esportividade, junto com os espelhos retrovisores, maçanetas, rack e barras de teto na cor cinza Dark London.

O EcoSport Storm parece mais encorpado e realmente é maior que os outros modelos da linha: tem 88 mm a mais no comprimento (4.357 mm) e é 20 mm mais largo sem os espelhos (1.785 mm). As rodas de 17 polegadas com acabamento em prata Magnetic posicionadas mais para fora da carroceria contribuem para aumentar a musculatura do veículo.

Na cabine, o volante e os bancos de couro com pespontos em laranja são um detalhe de requinte e personalidade. A central multimídia SYNC 3 conta com tela capacitiva de 8 polegadas e os recursos mais avançados da indústria. Além de conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, inclui comandos de voz para áudio, telefone e navegação com mapas do Brasil. 

Potência, conforto e estabilidade

Ao volante, o EcoSport Storm mostra um excelente compromisso de conforto e estabilidade. Seu sistema de tração 4WD tem um controle inteligente que transfere automaticamente o torque entre as rodas dianteiras e traseiras para otimizar a tração em condições fora de estrada, sem que o motorista precise acionar qualquer comando. Uma tela no painel mostra a distribuição de torque instantânea feita no veículo.

O motor 2.0 Direct Flex conta com sistema de injeção direta que permite uma pressão mais alta de injeção e melhor controle da queima, resultando em aumento da eficiência e do torque em torno de 15%. A suspensão traseira com sistema independente Multilink e molas de rigidez progressiva melhora consideravelmente tanto o nível de vibração como a capacidade de absorção de impactos.

A transmissão automática de seis velocidades se caracteriza pela suavidade e bom escalanamento das marchas, com a opção de trocas por comandos no volante (Paddle Shift) para uma direção mais esportiva.

Baixo custo de posse

Somado ao preço atraente, o EcoSport Storm tem o melhor custo de propriedade do segmento. O seu seguro, cotado em 3,31% do valor do veículo, com base numa média nacional de acordo com o CEP de residência, chega a ser próximo da metade do cobrado por alguns competidores.

As suas três revisões anuais durante os 36 meses de garantia somam R$1.616, pelo sistema de preço fixo da Ford que garante transparência e tranquilidade. A maior diferença em favor do SUV da Ford é vista nas peças de manutenção não programada e de colisão. O custo desses itens chega a ser a metade, no primeiro caso, e quase cinco vezes menor neste último, quando comparado aos concorrentes mais caros.

Fonte: Imprensa Ford

DAF apresenta edição limitada para celebrar o 90º aniversário


A DAF apresenta edição limitada do novo XF em comemoração ao seu 90º aniversário. O caminhão celebra o fato de que, há 90 anos, Hub van Doorne fundou a DAF, que agora é uma das fábricas de caminhão mais bem-sucedidas da Europa.

A edição de aniversário apresenta um pacote de opções premium, faixas exclusivas, e elementos elegantes de design exterior. Para destacar a exclusividade desse caminhão, ele vem com Cabine Super Space, líder de sua classe, e com o motor mais potente da PACCAR, o MX-13 com 530 cv/390kW.

A edição de 90 anos está limitada a apenas 250 veículos. Eles estão disponíveis na versão 4x2 para os mercados do continente europeu, e 6x2 para o Reino Unido e a Irlanda. Cada veículo apresenta um número exclusivo, visível tanto no acabamento decorativo do interior da cabine, como no painel especialmente iluminado com o logo da DAF, visível ao se abrir a porta.

Faixa exterior exclusiva

A edição exclusiva do “Caminhão Internacional do Ano de 2018” está disponível em três cores metálicas: Anniversary Black, Rouge Flamme e Jamaica Blue. As faixas coloridas em azul ou vermelho na grade expressam a exclusividade da edição do XF105 de 90 anos. Uma versão artesanal do famoso logo histórico encontra-se orgulhosamente exibida na frente do caminhão, bem como nas laterais e na parte traseira da cabine.

Opções de topo de linha

A edição exclusiva de 90 anos da DAF tem especificações muito especiais. Ela apresenta, entre outros detalhes, uma Cabine Super Space com suspensão a ar, com todas as partes externas da mesma cor da cabine, faróis de LED, farol Skylight, faróis de neblina e de curva, defletor de ar no teto com aros laterais, saias laterais (4x2) e rodas de alumínio Alcoa. Todas as buzinas estão montadas no teto da cabine.

Interior exclusivo

O interior ultra confortável com acabamento exclusivo, tem características únicas, tais como o logo histórico da DAF em relevo no encosto de cabeça dos bancos de couro Xtra Leather, com suspensão a ar. O logo também foi aplicado nas faixas decorativas das portas, no Painel de Informações do Condutor e no sistema de navegação de última geração. O acabamento interno é todo em couro como bancos, descansos para braço, painéis das portas e acabamento do volante. Controle de climatização, cooler de estacionamento montado no teto, TruckPhone, micro-ondas, renomado refrigerador DAF debaixo do beliche inferior e DAF Night Lock também foram todos incluídos.

Conjunto de brindes de luxo

Todos os XF da edição de 90 anos vêm com um conjunto de brindes de luxo. O conjunto inclui bolsa de viagem totalmente em couro, jaqueta com detalhes em couro, caneta Waterman com logo da DAF em caixa de couro customizada, carteira para cartões de crédito em couro, e desenho do caminhão especial assinado pelo designer chefe da DAF, Bart van Lotringen.

Hub van Doorne

“Ao desenvolver seus caminhões, Hub van Doorne focou em tecnologia, funcionalidade e conforto do condutor”, disse Preston Feight, Presidente da DAF Holanda. “A edição de elite de 90 anos é um tributo ao fundador de nossa grande empresa”.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com.

Fonte: BRCom Comunicação Corporativa

Audi TT RS Coupé: versão apimentada chega ao Brasil


Chega ao País o novo Audi TT RS Coupé, versão mais apimentada do TT Coupé. Equipado com motor 2.5 de cinco cilindros capaz de desenvolver 400 CV, o esportivo tem desempenho poderoso, dirigibilidade incrível e oferece boa estabilidade e segurança. Seu preço sugerido é de R$ 424.990.

Graças à utilização de ligas de metais leves, diminuição dos atritos internos e aprimorado desdobramento de potência, o novo motor 2.5 TFSI entrega um desempenho 17% maior, apesar de não haver mudança no deslocamento volumétrico de 2.480 cm³. O cárter e bloco do motor foram concebidos em ligas de alumínio, o que reduz seu peso em 18 kg. O propulsor 2.5l é compacto, medindo menos de 50 cm de comprimento, além de ser, no total, 26 kg mais leve que o anterior. Com 400 cv, ele oferece um nível de potência nunca antes atingido.

O torque máximo de 480 Nm é oferecido entre 1.700 e 5.850 rpm, o que garante uma força surpreendente, acompanhada de um som inconfundível. Devido à sequência de ignição 1-2-4-5-3, alternando entre os cilindros externos e, por fim, no central, impõe um ritmo de funcionamento característico e especial.

O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, o que corresponde aos níveis alcançados pelos superesportivos. A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Apesar do aumento no desempenho, o modelo reduz o consumo de combustível.

Potência e diversão

A potência do motor 2.5 TFSI alcança o asfalto por meio do sistema de tração integral quattro acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades, com trocas de marchas feitas em frações de segundo. A embreagem multidisco eletro-hidráulica, do sistema de tração, distribui a força de forma variável entre os dois eixos e conforme a necessidade. Isso assegura uma alta aderência ao piso aumentando ainda mais a diversão ao volante. A vetorização de torque contribui para uma condução ainda mais ágil, eficiente e segura.

Ampla lista de equipamentos

A lista de equipamentos inclui Audi virtual cockpit, bancos esportivos de couro napa fina, acabamento interno em fibra de carbono, volante multifuncional esportivo com base aplanada revestido em couro, capas dos retrovisores na cor preto brilhante, escapamento esportivo RS, faróis Full LED, lanternas traseiras em Oled, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré, Audi drive select, sistema Keyless-Go, suspensão esportiva RS, Audi smartphone interface, sistema de som Bang & Olufsen e rádio MMI com sistema de navegação.

Fonte: Imprensa Audi



Versão híbrida do Range Rover Sport é o primeiro SUV a subir 999 degraus até o Heaven’s Gate, na China


O novo Range Rover Sport PHEV – Plugged in Hybrid Electric Vehicle, na sigla em inglês, acaba de completar uma das provas mais desafiadoras já realizadas pela Land Rover. O SUV plug-in híbrido, que funciona por meio de um motor à combustão e também à eletricidade, tornou-se o primeiro veículo a subir as escadas para o arco de pedra natural do Heaven’s Gate,na China, uma escalada de 999 degraus. Isso após percorrer uma estrada extremamente sinuosa formada por 99 curvas, em pouco menos de 20 minutos.

O desafio começou na lendária Tianmen Mountain Road, conhecida como a Estrada do Dragão, que tem extensão de 11,3 quilômetros. O piloto da Panasonic Jaguar Racing Ho-Pin Tung assumiu o volante do Range Rover Sport P400e e percorreu a estrada com o sistema Terrain Response 2 no modo dinâmico.

Após percorrer as 99 curvas e chegar ao topo da estrada, Ho-Pin Tung otimizou o Terrain Response para a segunda parte do desafio. Usando a combinação do motor Ingenium gasolina, com os motores movidos à eletricidade, o modelo percorreu os 999 degraus que levam ao Heaven’s Gate. Além dos quase mil degraus, a escada possui uma inclinação de 45 graus, tornando a experiência ainda mais desafiadora.

Ho-Pin Tung disse: “Eu já pilotei na a Fórmula E, na Fórmula 1 e ganhei as 24 Horas de Le Mans, mas esse foi sem dúvida um dos desafios de condução mais exigentes que já enfrentei. O Range Rover Sport PHEV teve uma performance brilhante, já que inspirou uma real confiança nas curvas da estrada e subiu as escadas até o Heaven’s Gate sem esforço.”

 As baterias elétricas que acompanham o novo Range Rover Sport PHEV permitem que o veículo rode até 50 quilômetros somente na eletricidade, sem nenhuma emissão de poluentes. Ho-Pin Tung utilizou toda a potência do avançado motor Ingenium de 300 cv, combinado com o motor elétrico de 116 cv, para ter pouco trabalho ao percorrer as 99 curvas da estrada. Depois, o Range Rover Sport mostrou toda sua capacidade off road, subindo a escada íngreme até o arco de pedra natural.

Phil Jones, expert da Land Rover Experience, disse: “Este foi o desafio mais difícil do Range Rover Sport com o qual eu já estive envolvido, porque, até chegar ao topo, não podíamos dizer categoricamente que tivemos sucesso. Ao chegar ao topo, provamos a capacidade fenomenal do Range Rover Sport híbrido plug-in como nunca fizemos antes – garantindo que ele é um genuíno Land Rover”.

O Dragon Challenge é a última de uma série de aventuras concluídas pelo Range Rover Sport, depois que o modelo PHEV fez sua estreia. Seu primeiro desafio foi uma corrida contra a duas vezes campeã mundial de natação de águas abertas, Keri-anne Payne e o atleta de resistência Ross Edgley em Devon, no Reino Unido .

Os desafios anteriores incluem uma escalada recorde no Pikes Peak, nos Estados Unidos, uma passagem recorde pelo deserto “Empty Quarter”, na Península Arábica e uma descida de 2.170 metros no lendário caminho do Inferno em Mürren, na Suíça.

Fonte: Jaguar Land Rover

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

2018 Range Rover Sport - The Dragon Challenge

Ford apresenta a Ranger Raptor, nova versão esportiva off-road na Ásia

A Ford apresentou a Ranger Raptor, nova versão off-road de performance da picape inspirada na F-150 Raptor, que será produzida na Tailândia para os mercados da Ásia-Pacífico. Além de estilo robusto, marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado, o veículo tem chassi, motor, suspensão e freios desenvolvidos pela Ford Performance para oferecer máximo desempenho em todo tipo de terreno – veja o vídeo.


Projetada para oferecer alto desempenho e suportar as exigências da rodagem off-road em velocidade, a Ranger Raptor tem sob o capô um motor 2.0 diesel de duplo turbo e quatro cilindros, com potência de 213 cv e torque de 51 kgfm. Sua transmissão automática de 10 velocidades, robusta e avançada, é a mesma usada na F-150 Raptor .

A Ranger Raptor impressiona pelo porte maior em todos os ângulos, com 5,40 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,87 m de altura. Sua capacidade fora de estrada é reforçada também pela excepcional altura livre do solo 28,3 cm e pelos ângulos de entrada e saída de 32,5º e 24º, respectivamente. As rodas são de 17 polegadas com pneus todo-terreno 285/70 R17.

O chassi da picape é feito com ligas de aço de alta resistência e geometria especial para acomodar a suspensão reforçada, com amortecedores Fox exclusivos. Os freios poderosos têm pistões duplos na dianteira, com discos ventilados de 332 x 32 mm, e discos ventilados de 332 x 24 mm com booster na traseira.

Os para-choques feitos de compósito incorporam ganchos duplos para reboque com capacidade de 4,5 t na dianteira e de 3,8 t na traseira. O assoalho é protegido por uma chapa de aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura.

O sistema de gerenciamento de terreno da Ranger Raptor oferece seis modos de direção, sendo dois para estrada e quatro para fora de estrada, selecionados por comandos no volante. Os modos de estrada incluem a opção Normal, para conforto e economia, e Sport, com trocas rápidas.

Os modos off-road incluem: neve/grama/cascalho; lama/areia; pedra; e baja, que reduz a atuação do sistema de estabilidade e aumenta a resposta do acelerador para off-road em alta velocidade.

Fonte: Imprensa Ford



Kia revela SP Concept e apresenta 16 modelos globais na Auto Expo 2018


A Kia Motors revelou ontem o inovador SP Concept, que faz sua estreia mundial na Auto Expo 2018, em Nova Délhi, ao lado de uma mostra de 16 modelos globais da marca.

O SP Concept fornece uma amostra do que está por vir aos entusiastas do automobilismo, uma vez que a Kia inicia as vendas no varejo da Índia no segundo semestre de 2019. Inspirado pelo patrimônio do país asiático e desenvolvido com avançada tecnologia, o SP Concept revela os planos da empresa de apresentar carros que atendam à mudança do paradigma do mercado indiano em um futuro próximo.

O SUV futurista, com estilo arrojado e DNA de design exclusivo da Kia, está voltado para satisfazer aos jovens consumidores indianos que procuram a combinação perfeita de beleza sofisticada, tecnologia inovadora e alta funcionalidade. A união de sua posição ampla e estável com o visual esportivo e futurista estabelece novos padrões para os SUVs compactos na Índia.

A robusta aparência dianteira do SP Concept combina um design ousado com a grade “Nariz de Tigre”, exclusiva e distintiva da Kia, além de muitos detalhes futuristas. Já o elegante e moderno interior possui um estilo avançado e layout diferenciado, melhorando a conveniência a bordo.

“Nos últimos anos, os SUVs se tornaram o veículo de escolha entre os compradores indianos. Combinando o conforto e o espaço de um sedan com a capacidade de enfrentar todos os tipos de terreno, pretendemos agitar o mercado com um SUV que estabelecerá novos parâmetros no automobilismo”, comenta Peter Schreyer, diretor de Design da Kia Motors Corporation. “Ainda é um conceito, por isso é um pouco exagerado, mas o carro de produção real será muito próximo do que está sendo exibido no Auto Expo 2018. “

Segundo Kookhyun Shim, Diretor Gerente e CEO da Kia Motors India (KMI), “a Kia Motors está honrada de entrar na Índia, que está preparada para se tornar a quinta maior economia do mundo este ano. Nós, da KMI, estamos entusiasmados para começar as operações em um momento tão favorável. E previsões apontam que a Índia estará entre os maiores mercados de carros do mundo em alguns anos. Estamos aqui na Índia para fazer parte dessa história de sucesso, que foi implementada por políticas governamentais progressivas e tomadas de decisão. Também queremos ganhar a confiança e os corações das pessoas, ao mesmo tempo em que oferecemos ao país opções de veículos elegantes e diferenciados”.

A linha da Kia que está sendo exibida no Auto Expo 2018, em Nova Délhi, inclui: Picanto, Rio, Stonic, Cerato, Cee’d, Soul EV, Cadenza, Stinger, Mohave, Sorento, Sportage, Grand Carnival, Niro PHEV e Optima híbrido.

Fonte: Imprensa Kia Motors do Brasil

Ford entrega os primeiros Ford GT para clientes da Europa


 A Ford iniciou a entrega das primeiras unidades do Ford GT para clientes da Europa, um momento ansiosamente aguardado pelos seus exclusivos compradores. O primeiro deles na Escandinávia foi o piloto dinamarquês Jason Watt, que recebeu o supercarro numa comemoração com direito a bolo decorado com uma réplica perfeita do modelo – veja o vídeo.

A Ford abriu as inscrições de compra do novo Ford GT no início de 2016, com produção limitada a 500 unidades no período de dois anos. Em menos de uma semana a lista de interessados chegou a 7.000 e a marca decidiu estender a sua produção por mais dois anos.

Equipado com motor EcoBoost V6 de 3.5 litros e 655 cv, o veículo atinge velocidade máxima de 347 km/h e é uma vitrine de novas tecnologias. Tem carroceria e rodas de fibra de carbono, suspensão ajustável, freios de carbono-cerâmica, aerodinâmica ativa, controles integrados no volante, pedais ajustáveis e painel totalmente digital e configurável. Também é o primeiro carro de série a usar Gorilla Glass no para-brisa e tampa do motor.

História de superação


Jason Watt começou a carreira de piloto no kart, passando depois pela Fórmula Ford, Fórmula 3, Turismo, Fórmula 2 e Fórmula 3000, na qual foi vice-campeão em 1999. No final do mesmo ano sofreu o acidente de moto que deixou suas pernas paralisadas.

Desde então, continuou a correr em carros de turismo adaptados e venceu o Campeonato Dinamarquês de Turismo em 2002. Em 2008, montou sua própria escuderia, o Team Bygma Jason Watt Racing, e também gerencia o Team Wounded Racing, formado por pilotos veteranos da guerra do Afeganistão. Agora, quer tornar seu Ford GT o carro mais rápido do mundo com permissão para estacionar em vagas para pessoas com deficiência.

Fonte: Imprensa Ford



NIRA Dynamics AB: Noruega investe em estradas mais seguras no inverno utilizando carros conectados


A direção nacional da rede rodoviária da Noruega, Norska Statens Vegvesen, está investindo em uma nova tecnologia da Klimator e da NIRA Dynamics chamada NIRA Dynamics, para fazer a previsão da situação das estradas no inverno. Por meio de algoritmos avançados, o software RSI combina os dados de veículos conectados com informações de estações meteorológicas de beira de estrada e de previsões meteorológicas. Isso permite que os veículos conectados se sintonizem com as estações meteorológicas que transmitem vários sinais, inclusive sobre a fricção da estrada no momento, o que é decisivo para estabelecer a aderência da estrada.

O RSI determina o estado de aderência da estrada em tempo real com grande precisão e fornece um diagnóstico acurado para 12 horas. Isso oferece mais segurança nas estradas no inverno, uma significativa vantagem ambiental e corte de custos através do uso mais eficiente dos recursos dos serviços de inverno (consumo de sal para as estradas, quilometragem dirigida dos caminhões de sal, etc.).

“Esse grande avanço tecnológico já deveria ter acontecido há muito tempo nesse setor, para aproveitar as novas oportunidades e atender às expectativas dos usuários de estradas. Testamos a nova tecnologia e estamos certos de que o RSI é a solução de melhor desempenho”, explicou Torgeir Vaa, da Norska Statens Vegvesen.

Os veículos são conectados através de dongles de OBD (diagnóstico de bordo) desenvolvidos pela NIRA e registram a posição atual, a temperatura ambiente, a atividade do limpador de para-brisas e a fricção da estrada. São necessários apenas alguns minutos para equipar um veículo e logo em seguida os dados ficam constantemente disponíveis no servidor do RSI.

“Nossa inspiração veio do nosso sistema de monitoramento da pressão do pneu, de grande sucesso, e que já foi instalado em mais de 40 milhões de veículos em todo o mundo. Em alguns anos, os dongles de OBD serão substituídos por pequenos módulos de software que serão parte do equipamento padrão dos veículos conectados”, acrescentou Gustav Kristiansson, diretor de novas tecnologias na NIRA Dynamics.

O projeto teve início em janeiro de 2018 em Tromsö, e a nova tecnologia está despertando grande interesse. Mais de 300 proprietários de carros particulares já registraram os seus veículos para participar.

“Nós não esperávamos tamanha repercussão”, admite Torgeir Vaa. “O plano era fazer apenas 50 unidades de OBD para voluntários particulares, mas estamos muito contentes com esse nível de aceitação. Os dongles de OBD restantes serão instalados em táxis, veículos de aluguel e de entrega com variados padrões de uso – serão meses de inverno muito interessantes.”

Como resultado do grande interesse internacional, o RSI será também apresentado na feira PIARC, em fevereiro, um dos maiores pontos de encontro para especialistas de serviços de inverno de todo o mundo.

Sobre o RSI
O RSI - Road Status Information (Informações sobre a Situação da Estrada) – é um software conectado que mede e prevê a aderência da estrada. Já está sendo utilizado em muitos serviços suecos de inverno, mas pode também ser utilizado pela polícia, brigadas de incêndio ou empresas de logística e para o planejamento de transportes especiais. O RIS foi criado pela Klimator, uma startup de tecnologia da Universidade de Gotemburgo, e pela NIRA Dynamics, fornecedora de software para o setor automotivo.

Fonte: NIRA Dynamics AB / PR Newswire

MXF Motors anuncia nova 125cc



Chega ao mercado brasileiro a nova versão da moto 125 cilindradas da MXF Motors do Brasil, com novo grafismo e melhorias estruturais.

“Seu novo design remete à adrenalina de pilotar em trilhas. Ela está linda e vem nas cores laranja, preta e branca”, conta João Henrique Montani, proprietário da MXF Motors.

Indicada para pilotos iniciantes a partir dos 12 anos, a motocicleta possui geometria reforçada e partida elétrica que facilitam as passagens pelas mais diversas trilhas e obstáculos com segurança, conforto e potência de sobra. 

“A  MXF 125cc vem com novo design, acabamento em alumínio, escapamento de competição, freios dianteiro e traseiro a disco com acionamento hidráulico, partida elétrica, suspensão invertida, refrigeração a ar, amortecedor traseiro a gás e aros 17’x14”, explica Montani.

A potência da moto é de 8.5 cv a 7.500 rpm, rendimento de 24 km por litro de gasolina, sistema de transmissão com 4 velocidades, embreagem multidisco e quadro tubular em aço de alta resistência.

“É ideal para lazer em chácaras, fazendas e trilhas off-road, sendo uma ótima opção para diversão com amigos e familiares. Tudo isso com excelentes qualidade e custo-benefício”, completa.

Preço sugerido: R$5.749,00

Saiba Mais: www.mxfmotors.com.br

Fonte: Franciane Cordeiro / Engenharia de Comunicação

Ford lança o EcoSport SE Direct 1.5 AT, nova versão para venda direta e pessoas com deficiência


A Ford anunciou o lançamento de uma nova versão do EcoSport 2019, a SE Direct 1.5 AT, destinada a comercialização através do canal de vendas diretas, que inclui frotistas e pessoas com deficiência, com preço de R$ 68.690.

O modelo completa o lançamento da linha 2019 do SUV, que acaba de apresentar também a versão Storm 4WD e agora conta com nove catálogos: SE Direct 1.5 automático; SE 1.5 manual e automático; FreeStyle 1.5 manual e automático; FreeStyle 1.5 Plus automático; Titanium 2.0 automático; e Storm 2.0 4WD automático.

O segmento de veículos para pessoas com deficiência tem registrado um expressivo crescimento de vendas nos últimos anos e o EcoSport é, tradicionalmente, um dos modelos mais desejados por esse público. Com a introdução da nova versão Direct, a linha 2019 do utilitário esportivo se enquadra nos requisitos para receber as isenções fiscais disponíveis para esses consumidores.

“Sabemos da expectativa com a chegada desse catálogo e estamos entregando um produto bastante competitivo, pelo mesmo preço do modelo anterior e com diferenciais de conteúdo em relação aos concorrentes”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.

Com 137 cv, o motor 1.5 do novo EcoSport é o mais moderno do segmento – eleito o Motor do Ano 2018 –, combinando desempenho e economia. Sua nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque tem funcionamento suave e eficiente e conta com a opção de trocas por comandos no volante.

Além de controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa, o EcoSport SE Direct vem com SYNC 3, a central multimídia mais avançada do mercado. Ela traz comandos de voz para telefone e áudio, Bluetooth, dupla entrada USB, controles de áudio no volante, sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular e a Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível.

Fonte: Imprensa Ford