quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

NIRA Dynamics AB: Noruega investe em estradas mais seguras no inverno utilizando carros conectados


A direção nacional da rede rodoviária da Noruega, Norska Statens Vegvesen, está investindo em uma nova tecnologia da Klimator e da NIRA Dynamics chamada NIRA Dynamics, para fazer a previsão da situação das estradas no inverno. Por meio de algoritmos avançados, o software RSI combina os dados de veículos conectados com informações de estações meteorológicas de beira de estrada e de previsões meteorológicas. Isso permite que os veículos conectados se sintonizem com as estações meteorológicas que transmitem vários sinais, inclusive sobre a fricção da estrada no momento, o que é decisivo para estabelecer a aderência da estrada.

O RSI determina o estado de aderência da estrada em tempo real com grande precisão e fornece um diagnóstico acurado para 12 horas. Isso oferece mais segurança nas estradas no inverno, uma significativa vantagem ambiental e corte de custos através do uso mais eficiente dos recursos dos serviços de inverno (consumo de sal para as estradas, quilometragem dirigida dos caminhões de sal, etc.).

“Esse grande avanço tecnológico já deveria ter acontecido há muito tempo nesse setor, para aproveitar as novas oportunidades e atender às expectativas dos usuários de estradas. Testamos a nova tecnologia e estamos certos de que o RSI é a solução de melhor desempenho”, explicou Torgeir Vaa, da Norska Statens Vegvesen.

Os veículos são conectados através de dongles de OBD (diagnóstico de bordo) desenvolvidos pela NIRA e registram a posição atual, a temperatura ambiente, a atividade do limpador de para-brisas e a fricção da estrada. São necessários apenas alguns minutos para equipar um veículo e logo em seguida os dados ficam constantemente disponíveis no servidor do RSI.

“Nossa inspiração veio do nosso sistema de monitoramento da pressão do pneu, de grande sucesso, e que já foi instalado em mais de 40 milhões de veículos em todo o mundo. Em alguns anos, os dongles de OBD serão substituídos por pequenos módulos de software que serão parte do equipamento padrão dos veículos conectados”, acrescentou Gustav Kristiansson, diretor de novas tecnologias na NIRA Dynamics.

O projeto teve início em janeiro de 2018 em Tromsö, e a nova tecnologia está despertando grande interesse. Mais de 300 proprietários de carros particulares já registraram os seus veículos para participar.

“Nós não esperávamos tamanha repercussão”, admite Torgeir Vaa. “O plano era fazer apenas 50 unidades de OBD para voluntários particulares, mas estamos muito contentes com esse nível de aceitação. Os dongles de OBD restantes serão instalados em táxis, veículos de aluguel e de entrega com variados padrões de uso – serão meses de inverno muito interessantes.”

Como resultado do grande interesse internacional, o RSI será também apresentado na feira PIARC, em fevereiro, um dos maiores pontos de encontro para especialistas de serviços de inverno de todo o mundo.

Sobre o RSI
O RSI - Road Status Information (Informações sobre a Situação da Estrada) – é um software conectado que mede e prevê a aderência da estrada. Já está sendo utilizado em muitos serviços suecos de inverno, mas pode também ser utilizado pela polícia, brigadas de incêndio ou empresas de logística e para o planejamento de transportes especiais. O RIS foi criado pela Klimator, uma startup de tecnologia da Universidade de Gotemburgo, e pela NIRA Dynamics, fornecedora de software para o setor automotivo.

Fonte: NIRA Dynamics AB / PR Newswire

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