A Ford anunciou uma edição limitada do Focus RS na América do Norte, inspirada em sugestões dos fãs para aumentar ainda mais a emoção e o prazer de dirigir do esportivo. Com estilo personalizado e diferencial com escorregamento limitado, o hatch terá uma produção de apenas 1.500 unidades, que estarão à venda no final do ano nos Estados Unidos e Canadá.
Para desenvolver o novo Focus RS 2018, os engenheiros da Ford Performance ouviram comentários dos fãs em blogs, fóruns e grupos do Facebook. Alguns deles, inclusive, foram convidados a conhecer o carro em primeira mão – veja o vídeo. Outro atrativo do modelo, especialmente para os colecionadores, é que será a última edição do esportivo da atual geração.
O hatch estará disponível em duas cores, vermelho Race e azul Nitrous, ambas com teto e capas dos retrovisores em preto brilhante. O aerofólio traseiro tem acabamento na mesma cor, com o logotipo RS em azul nas laterais. As rodas de liga leve são de 19 polegadas, com pintura especial.
A cabine traz acabamento em fibra de carbono nas maçanetas, alavanca de freio e moldura do medidor do turbo, além de equipamentos do pacote opcional RS2, como bancos de couro e camurça Recaro com ajuste elétrico em oito posições e aquecimento, volante e retrovisores aquecidos e sistema de navegação com comando de voz.
“É uma grande satisfação trazer essa edição limitada do Focus RS para a América do Norte, onde ele sempre foi muito popular”, diz Henry Ford, gerente de Marketing da Ford Performance. “Passamos muito tempo ouvindo os nossos consumidores, conversando com membros de fã-clubes, lendo comentários e sugestões em sites e estudando fóruns de imagens.”
O diferencial de escorregamento limitado Quaife permite ao Focus RS 2018 aproveitar toda a potência de 350 cv do motor 2.3 EcoBoost, controlando o torque nas rodas dianteiras. Se uma das rodas patinar, ele redireciona o torque para a outra, refinando a aceleração e a estabilidade.
“Melhorar a dinâmica de direção de um carro como o Focus RS não é fácil, mas nossos engenheiros entregaram um sistema capaz de extrair cada gota de potência do motor”, diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance.
O novo sistema está integrado às outras tecnologias avançadas do Focus RS, incluindo:
• sistema de tração integral – distribui o torque na dianteira e na traseira (em média 70% para o eixo traseiro) com sensores que monitoram o veículo 100 vezes por segundo;
• vetoração dinâmica de torque – uma embreagem controlada eletronicamente envia o torque para um lado ou outro nas rodas traseiras em apenas 0,06 segundo;
• controle vetorial de torque – aplica automaticamente pequenas frenagens nas rodas dianteiras para limitar a rotação e aumentar a força de tração; e
• modos de direção com o primeiro modo “drift” da Ford, que permite derrapagens controladas em circuito fechado, e controle de arrancada que ajuda o carro a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.
Fonte: Imprensa Ford
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