O sedã grande Altima, próximo lançamento da Nissan, é novo para os brasileiros, mas traz na bagagem uma carreira de 20 anos de sucesso. Lançado em 1992 nos Estados Unidos, o modelo, que está em sua quinta geração, quer mostrar aos brasileiros os predicados que lhe fazem ser um dos modelos mais vendidos em um dos principais mercados do mundo.

Inicialmente, seu nome oficial era “Stanza Altima”. As primeiras unidades traziam o logotipo “STANZA” em letras pequenas à esquerda do emblema “ALTIMA” na tampa do porta-malas. Com a boa aceitação do mercado, o sedã confirmou sua personalidade própria, passando a ser denominado apenas Altima. Na época, o segmento era dominado pelos concorrentes Honda Accord e Toyota Camry.
Todos os modelos Altima dessa época utilizavam um motor 2.4 de quatro cilindros e duplo comando no cabeçote, que desenvolvia 150 cavalos de potência. Havia duas opções de transmissão: manual de cinco velocidades ou automática de quatro velocidades. A suspensão já contava com barras estabilizadoras na frente e atrás. As versões eram XE (entrada), GXE (intermediária), SE (esportiva) e GLE topo de linha).
Em 1994, o Altima ganhou tom mais escuro nas guarnições de madeira, airbag de passageiro e cintos de segurança regular. Um ano depois passou a contar com uma nova grade, novas lanternas traseiras e um spoiler com luz de freio vermelho em LED para a versão SE. Em 1997, o GXE ganhou o novo pacote “Limited Edition”, que incluía rodas de liga leve, chave keyless, alarme, tapetes e o logotipo da versão na porta dianteira. A maioria dos modelos Altima neste último ano de produção da primeira geração foi apelidada de “1997,5” por conta da adição de barras de proteção lateral, que foi necessária para atender às novas leis de impacto daquele ano nos Estados Unidos.
Fonte: Imprensa Nissan do Brasil
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