![]() |
Uma selfie feita pelo motorista enquanto dirige pode distraí-lo até 14 segundos, tempo suficiente para causar acidentes fatais |

Na Europa, a Ford encomendou uma pesquisa para compreender melhor os riscos assumidos por jovens motoristas, que revelou que 43% enviaram textos enquanto dirigiam, 36% telefonaram e enviaram mensagens e 11% assistiram a vídeos ou programas de TV em seus dispositivos. O estudo foi realizado com 6.500 jovens no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha em junho de 2016 pela Lightspeed GMI, uma empresa de pesquisa global.
Além disso, outras distrações ao volante também podem ser muito perigosas, como arrumar o cabelo, mexer no rádio e passar maquiagem. Para arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor com o veículo a 100 km/h seriam gastos 4 segundos e percorridos 120 metros, o equivalente a quatro quadras de basquete.
Evite situações de risco
A Ford recomenda que, ao fazer uma viagem, o motorista esteja sempre alerta e antecipe situações de perigo. Além do uso do telefone, devem ser evitadas distrações como música alta e conversas desnecessárias, e solicitado, especialmente aos acompanhantes, que falem em voz baixa.Para que o motorista possa usar o smartphone sem correr riscos, a Ford oferece o sistema de conectividade SYNC. Com ele é possível fazer e receber ligações e ouvir mensagens de texto por comandos de voz ou com um simples toque em botões no volante. Já a tecnologia Applink permite acessar aplicativos, tudo isso sem que o motorista precise tirar os olhos da pista e as mãos do volante.
“O sistema SYNC garante o pareamento com o seu smartphone de maneira rápida e simples, então uma dica é ligar o Bluetooth do seu aparelho assim que entrar no veículo”, recomenda Robson Jardim.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário