A Ford lança os novos caminhões extrapesados da linha Cargo, inéditos na marca, que chegam ao mercado neste mês de agosto como a grande novidade do ano. Projeto global, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a Europa, os modelos cavalos-mecânicos Cargo 2042 4x2 e Cargo 2842 6x2 são destinados a aplicações rodoviárias de longa distância e equipados com um pacote competitivo de conteúdo de tecnologia, segurança e economia.
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Totalmente basculante, a cabine do Novo Cargo extrapesado facilita o acesso aos componentes do motor e outros agregados. O ângulo de basculamento é acentuado, chegando a 68º. O acesso a itens de manutenção também é feito pela grade frontal escamoteável.
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O novo painel traz ferramentas para auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão.
Ambos oferecem uma das melhores relações custo-benefício da categoría. O Cargo 2042 4x2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6x2, com capacidade de 56 toneladas, de R$ 294.900.
Tradição no mercado
A Ford inicia a sua participação no segmento dos extrapesados no mercado brasileiro, onde tem uma tradição de mais de 50 anos, oferecendo produtos com ótimo custo-benefício para o transportador.Os novos Cargo extrapesados marcam a entrada da Ford no segmento que mais cresce no mercado brasileiro e vem sendo impulsionado pelas grandes obras de infraestrutura e pelo setor agrícola, que demandam caminhões dessa faixa de peso e motorização.
Somente os extrapesados movimentaram R$ 10,8 bilhões em 2012 e este ano as projeções são de um crescimento de mais 30%, com faturamento de R$ 14 bilhões na venda desses caminhões.
A Ford teve participação de 21,1% no Brasil, considerando os segmentos de até 46 toneladas nos quais a marca até então estava presente. Com os novos modelos, a linha Cargo passa a oferecer uma das famílias de veículos comerciais mais completas do mercado, com soluções de transporte de carga que vão do segmento urbano, com peso bruto total de 8 toneladas, até 56 toneladas de capacidade de tração, e 1.350 combinações de configuração e acabamento para vários tipos de aplicação.
“A Ford foi a primeira montadora instalada no Brasil e a sua produção no País começou com veículos comerciais. Os novos Cargo extrapesados são produtos que honram essa tradição e mostram o nosso compromisso de investir e inovar nesse segmento”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil. “Eles fazem parte do plano de investimento de R$ 670 milhões desde 2009, que ampliou nossa participação nesse mercado com 15 novos produtos lançados nesse período.”
Projeto global
Os novos extrapesados são os primeiros caminhões globais da Ford, com o projeto de desenvolvimento liderado pela engenharia do Brasil e da Turquia, somando os recursos tecnológicos de outras regiões. O objetivo é oferecer ao mercado um produto de classe mundial, voltado às necessidades e condições do transportador brasileiro.No seu desenvolvimento, rodaram mais de 1 milhão de quilômetros em testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, e nos campos de teste em Gebze, na Turquia, em Boxberg e Behr, na Alemanha, Lommel, na Bélgica, em Idiada, na Espanha e Mira, na Inglaterra. Os testes de frenagem foram realizados em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da Arábia Saudita.
Os novos Cargo 2042 e Cargo 2842 estão entre os mais eficientes e robustos da categoria. O seu conjunto de motor, transmissão, eixo, chassi e suspensão oferece força e resistência para as aplicações mais severas e permite o reboque de composições com três eixos e três eixos espaçados (Vanderléa) para as mais variadas cargas.
“É um caminhão que entrega robustez e desempenho com economia e rentabilidade, variáveis essenciais na equação de custos de todo transportador do segmento de cargas”, afirma Guy Rodriguez, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul.
Fonte: Imprensa Ford
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