A Jaguar apresenta hoje em seu estande no Salão de Frankfurt seu mais novo veículo. O F-PACE é um crossover totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, características renomadas dos carros Jaguar. Juntos, todos esses atributos trazem ao modelo uma dinâmica incomparável e ampla versatilidade, ideal para o uso no dia a dia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxkdY_cUGPXDroq2lgAebeIXXC3KMU6NLWhGeiWGjcL2gz-UhyXmgQm9fa8iN_GyzrTkizF277a6riyYbmsbneWRYFEuBjuaygnToH4Ui60omXIy5uraJBTv2e9wKr1xv1sHfpZX9hw-3s/s400/Jaguar+F-Pace+2017_02.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7jcyNFDxwcNPWXqixulw72AVKoPuJ-8n5p-ca9NLHlMSjWnkIO6qXXACQi2KP3Yac12iyQdOfMpk0Ie4xAQ74-7lgrha5r7ceOReRBz1ebFGtqzkP46nq3e6F8bbac_U8jd8tZMowbZsi/s400/Jaguar+F-Pace+2017_03.jpg)
O novo F-PACE acolhe cinco ocupantes em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais Premium e acabamentos impecáveis. Tecnologias de ponta que incluem o novo sistema de entretenimento InControl Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu7Mp6xwXTUu-J1-qvUkU-5zWrCBPWHb_Uqi_1dQ2OiFDVZLTdI8TZMnboMGUNXYERJ9QtkemydcOdWWQE-G1axNb0P7okrZx7_Rkh_j9YywqS0mTXQPLcJM5k6IDtgAOUc6eybz5bFlwG/s400/Jaguar+F-Pace+2017_05.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEina2q-N-vXZdFmqxRPg1O1Eg7aVwqb4EiLLxGWni4W47gbGACoBPJjiCLJI3KvBBa3DyA2fUJtl93QbkLUJTNr-W2TdARQODkic0xBVmdRfL75YI0dmj0sJMmufpJXHJbb5OvP5O9QiOJZ/s400/Jaguar+F-Pace+2017_04.jpg)
Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do novo F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC3ULkmPrXJXtm_tcNo71fqpdP5f5w25PalW7Esi7mzNJB6wME_3KFlf4bYvhN3riqryG_h5sit893os-LSHpkGN8rxcHRKodyKwVBn3WjMqh40d354tmeDOecE5yZOvBV3hB0bRY2qevY/s400/Jaguar+F-Pace+2017_06.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7SmsjRiIH4V9yGf1jSY8CnKGhENuI5bT_KxDV4_e8qmb_9tkfgAaUcp6Oh0gKzDSgFoR5-d3DDZIHgI3IwLyv4Eaet5mSJ8iJlVrc4Qw6qHCI06mrGo3hwq_hx6cZ6vI07dZj6rZJY-kK/s400/Jaguar+F-Pace+2017_07.jpg)
First Edition
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhRbHuvqgRM0fpfE7Oi1ybrM75QGEtjuHZXmpgAC5frbA4FmRqbqEKfvybwd-F2F9sKznHcIiw6zjAbF8lKgX8IEWEiIzwdo5jwNyTxGlSXy5nsI3UcfeSG1A782DFsAEj742A5cGeojex/s400/Jaguar+F-Pace+2017_08.jpg)
A série também conta com rodas de aro 22 Double Helix de 15 raios com acabamento em cinza e inserções contrastantes, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoI4yNnpFR5wLBipDHYCKnwAW1DVHoF0qvCIIMbSuPKucgp5wESUKcsS72jJ7QL2tKbhBbMwlKF80kcqCwiPUZWOJ38TRUtHaSioVv3NIYWlca2XAnrswUMI1JeApiXNVXh08oreqshaeU/s400/Jaguar+F-Pace+2017_09.jpg)
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor (cor Light Oyster) com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos de 12,3” em HD.
Opções de motores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWe0e18I3hMU9ccdtYo5Yo4nJb8PNcZgW0Xj4tNPRJlgJOxZmArblPcOrriWuzl39ofjQOIxDHtgFvrJd3hf7IOfM8KAPnhBM0bfvL4d5lSaoADu2Zo8rCCrZqFpQCj3loGQLd3F2pTAIm/s400/Jaguar+F-Pace+2017_10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTq4ggH-KWSKKlq_KCNlAzmMdiQWXAfRBLtco9-OoWmmvybSx7JQDZvJP7Gkv8GrbRv_I3bQ6LGPTwBgAJ1Yd4tG21lkw4dn9LXTr5U7DYTS5ePqCzsM0rqN1D75_GXTUQuwF-RREyr1bU/s400/Jaguar+F-Pace+2017_11.jpg)
InControl Touch e InControl Touch Pro
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-ZOaMQFP5n377ekCOWzw9rky0RDW5KlAlze68u_LD2CmpFitRD9qZBMXuBV4yMb3a6ZItiWBf1nNOUdNiwmqU7hWC1iEMC8mcpXyEVmGjzR2jJbT1oIPO_aaWuh286X-vWgscmt-iRb1R/s400/Jaguar+F-Pace+2017_12.jpg)
Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJoMc_jgFaJ_C6Q7cWa9xut7WPvtTj6p55UpJT39hcZ7xVa3kFZjAgFX2q2gknKq97GfM46Bc0CSW1-Zl7UU0m6A-2smGStK67DOTt3ZQ8gKiyqhBQnKNfjj_yQ1KKwqVh86AVYBMKz9eZ/s400/Jaguar+F-Pace+2017_13.jpg)
Arquitetura e estrutura
O F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de sua construção. Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOj12WoyDUi1P6iEBl8amZS4N9Ixu5rnTPU2UxSMPONYnSdzkUeJcgbSid9TGEYd7NTvhgeNg6hQU39QRmCCU6c46zO-temXVKbjp1QurdDGr4ov-_556AF77trkHlMtSl7ktdpgUOAbO-/s400/Jaguar+F-Pace+2017_14.jpg)
O modelo é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o novo F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 650 litros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9Bq7X5rM258QsuUvhuhsLES98WAyAwhnf6vnc7RoSCbGvBp_gxxj-ivK2gAkY7ZFqwrusHzligdxQqzfn-_8OO7xTcLd7nUS7auBrIAZHfKSJ7mFrODMutRHSpSYYpDzvMjskVX8okwjJ/s400/Jaguar+F-Pace+2017_15.jpg)
Sistema de proteção ao pedestre: foco renovado
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZcNGMyxYLdBVRmlJGcvIkXAzBbrymcjB_4bWH6yjblskAqMwy64TLoE68S42-dPpC2viLui-PhNiTfDv6yyaJyFBkqvgHWujLxxxTyaOb55BhpNv4KquMfqQhUAdndEpA99k0JPqYUaq0/s400/Jaguar+F-Pace+2017_16.jpg)
O formato do capô em alumínio também foi projetado com foco na proteção do pedestre. Uma vantagem inerente é a grande folga entre a superfície do capô e o motor, que dá mais espaço para a absorção da energia do impacto e também evita o contato com partes mais rígidas do motor. A estrutura do capô é mais fina – o que também ajuda na economia de peso – enquanto a parte interior é feita sob medida para distribuir a carga de forma totalmente eficaz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVaHysHwsFgYYfeeh0wVOCioPkpDvHAqJg8kEIYtUABFzU_XGETnNP4kxh136Ddv36T_YBVV76aziFBMu4k_NNxZARv5Rp0-ZkCOAojvQGyC2z6VtqlIPC0zJSI0aGTDpb8MQ9aPk9Gs7D/s400/Jaguar+F-Pace+2017_17.jpg)
Chassi
Tudo que envolve o desenvolvimento do novo F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedãs e os aplicou no novo F-PACE.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBzkO40qciNwYUHH34a-AR3OGvnrEHK_zlH-oJ7upopPYZqBupSMEuCvcw-pcROjgHC6-iAp_IqH52ukwESUztTZpMeCQKUCrhxTKEnxG3yfxPH4Ue890ybWfL4aLN9MVekscqV6Pam0zY/s400/Jaguar+F-Pace+2017_18.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8wbIEND7dBsVPGs42bbx-HVf77SRrR5lISNIp9X157y56KaO-4TryCICaf8dWwRsiaCq_Bf7th3s6Ye_Ifcx1zdQ2VLwGV4YdVI_bd7wq-vYB1W_Jp3ZLiMXiTNWRUYAnOjT8HOCGcwXr/s400/Jaguar+F-Pace+2017_19.jpg)
Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o novo F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoTwn_mU-ru2fQFU5TphZpeIH7GKPTj9AK8NNCSXgM-Zlk-mCkHutzeZTaLWkRIW20XIw2NjsUqvms57vqBBKhyCdBc5EuRbzvfMPiLhXsbO8MzYaWeAvvAvK993mCbSyUdfzeAmNymVqL/s400/Jaguar+F-Pace+2017_20.jpg)
Integral Link – Suspensão traseira diferenciada
Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível, que proporciona uma experiência única. O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional e permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa, da lateral, que é mais rígida, que permite conforto e precisão sem comprometer a dinâmica do veículo.As molas e amortecedores são dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensão e contribuindo ainda mais para a dinâmica e refinamento do novo F-PACE.
Os pneus e rodas mais largas do segmento
Os pneus também foram cuidadosamente desenvolvidos para o F-PACE, desde as rodas aro 18, desenhadas especificamente para reduzir a resistência aerodinâmica, até as de aro 22, que apresenta o maior diâmetro de rolamento do segmento.A roda de aro 22 do F-PACE foi desenvolvida pela Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover e é feita de alumínio forjado, o que o torna leve mas ao mesmo tempo rígido. Foram especialmente desenhados para oferecer conforto e resistência, enquanto se destaca, em altura, das rodas oferecidas pelos competidores e pela absorção dos impactos causado por buracos.
Vetorização de torque
As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.Adaptive Dynamics
Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.
Tração Integral
O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.O F-PACE também está equipado com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.
O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.
Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover
Nenhum comentário:
Postar um comentário