Inspirado em filmes de desenho animado, o Immortus é um carro-conceito da EVX Vetures vindo de uma colaboração do grupo de pesquisas da Universidade Swinburne de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, e de um grupo de engenheiros australianos que já fez vários carros solares de corridas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6IU5F0G5FoOFFfuYCspk-9GyR7ChcEDUF7CbH_zjlaMo7EA_MoMjgr9_hChKlulamAsz5RqHPMVw6bVyHjSP-L2enKMBNPPDRdV1NCNmQCX6rc_S-KAR-RadHa9t1rmOU081Bx42bTe9r/s400/Immmortus_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8bZQvJr6m-alMaOboivk7NejCWEGp0pT-o0Lo0WwNk-47QwvP46fCyeYavCmNolsr-RTME7SWU5GqSdLLRcLDKv7f4ja3sLq3dA1hjqR5mLpZKRm4zgNvo2B5xdUhMZxA58dYKHSFNRIc/s400/Immmortus_3.jpg)
Com sete metros quadrados de células fotovoltaicas de silício em sua capota, e andando a 80 km/h, num dia de bastante sol, terá um alcance de 550 km. Baixe a velocidade para 60 km/h e o alcance chegará ao infinito – desde que o sol esteja presente o tempo todo.
O carro tem um trem de força plug-in e uma bateria de íons de lítio de 10 kilowatts/hora, que lhe dá possibilidade de andar sem emissões outros 400 km.
Os primeiros desenhos do Immortus usavam duas grandes ‘banheiras’ de fibra de carbono, mas o atual tem chassi espacial de ultra-baixo peso usando tubos encontrados em prateleira.
“Não queremos ser uma Tesla,” diz Barry. “A Tesla é uma fabricante de carros em massa, nós somos designers de carros elétricos boutique e produtos de pós-venda. Há regulamentos nos Estados Unidos e Austrália que permitem a construção individual de veículos. O que isso significa é que se você contrata um fabricante de automóveis sem produção em massa, sem crash tests, você vai ter de levantar os 5 a 10 milhões de dólares, para fazer isso. Nós planejamos vender esses carros em baixo volume.”
O Immortus foi projetado para montagem excepcionalmente simples e redução dos custos de transporte. A ideia é montar esses carros perto de onde o cliente está. Um motor DC em cada eixo, com 10 kilowatts cada um lhe dá 53,6 hp de força máxima – suficiente para os mínimos 550 kg.
O que chama mais atenção são seus pneus fininhos, usados nos carros elétricos de corridas, revestidos por pneus de baixa resistência ao rolamento.
O Immortus é o que os franceses chamam de carro boutique, caríssimo (US$ 370 mil), diferente do comum até mesmo por vir do outro lado do mundo. A EVX Venture tenta levantar US$ 1,5 milhão para iniciar sua produção.
Fonte: TechTalk - José Luiz Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário