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Com o motor de seis cilindros naturalmente aspirado de alta rotação e a transmissão esportiva manual, a Porsche está demonstrando mais uma vez seu comprometimento na fabricação de carros esportivos de alto desempenho especialmente emocionantes. Desenvolvido na oficina de carros de competição da marca, o 911 R amplia o gama dos motores de alto desempenho naturalmente aspirados, ao lado dos modelos de corrida 911 GT3 e 911 GT3 RS.
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Uma máquina puro-sangue: tecnologia das pistas de corrida
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Com peso total de 1.370 quilos, o 911 R é 50 quilos mais leve que o 911 GT3 RS. O capô e o para-lamas são feitos de carbono e o teto é de magnésio. Isto rebaixa o centro de gravidade do veículo. Os vidros traseiros e laterais foram substituídos por plástico com baixo peso. Outros fatores que contribuem para isso é a redução do isolamento interno e a omissão do banco traseiro. O sistema de ar-condicionado opcional e o rádio, incluindo o sistema de áudio, também foram escolhidos para o processo de “emagrecimento”.*
Lobo em pele de cordeiro: o visual clássico do 911 com tecnologia GT de competição
Do exterior, o 911 causa uma impressão discreta. À primeira vista, a carroceria assemelha-se a do Carrera. Apenas a frente e a traseira da carroceria, lembrando o 911 GT3, dão uma pista do local de nascimento do 911 R: o departamento de competições sediado em Flacht. Em termos técnicos, porém, o 911 R tem muito a mostrar sob a tampa do motor: sua tecnologia de propulsão vem do 911 GT3 RS.Todos os componentes de baixo peso da carroceria e o chassi completo têm origem no 911 GT3. Com vistas ao uso na estrada, porém, a carroceria dispensa a grande asa traseira fixa. No lugar dela, um defletor traseiro retrátil, como o usado nos modelos Carrera, e um difusor inferior específico dos modelos R geram a força aerodinâmica necessária. Os parachoques dianteiro e traseiro são os do 911 GT3. O sistema de escapamento esportivo é construído em titânio, material mais leve. Um spoiler pronunciado foi redesenhado e instalado na dianteira. Os logotipos da Porsche nas laterais do veículo e as faixas coloridas contínuas em vermelho ou verde sobre toda a seção intermediária do veículo mostram sua relação com seu lendário antecessor.
O condutor senta-se em um banco como se fosse uma concha, totalmente em carbono com painéis centrais de tecido com design Tartan Pepita, relembrando o primeiro 911 dos anos 1960. Um volante esportivo GT “R-specific”, com 360 milímetros de diâmetro obedece aos comandos do motorista. As trocas de marchas acontecem na forma tradicional, através de uma alavanca de mudanças com especificação R de curso reduzido e do pedal da embreagem. Frisos decorativos de carbono no interior, com um escudo de alumínio encrustado no lado do passageiro indicam o número de série do 911 R. Um item típico dos veículos GT são os tirantes que usados para abrir as portas por dentro.
Lançamento e preços
Pedidos do 911 R podem ser realizados a partir de agora. Na Alemanha, ele estará nas concessionárias em maio de 2016. Com os itens obrigatórios no país e o imposto de valor adicionado incluídos, ele custará 189.544 euros.No Brasil a chegada deste modelo está prevista para o segundo semestre de 2016. Preços e pacotes de equipamentos para o país ainda não estão definidos.
*O pacote de equipamentos para o Brasil ainda esta sob definição.
Fonte: Imprensa Porsche
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