A Jaguar apresenta hoje em seu estande no Salão de Frankfurt seu mais novo veículo. O F-PACE é um crossover totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, características renomadas dos carros Jaguar. Juntos, todos esses atributos trazem ao modelo uma dinâmica incomparável e ampla versatilidade, ideal para o uso no dia a dia.


O novo F-PACE acolhe cinco ocupantes em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais Premium e acabamentos impecáveis. Tecnologias de ponta que incluem o novo sistema de entretenimento InControl Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.


Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do novo F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.


First Edition

A série também conta com rodas de aro 22 Double Helix de 15 raios com acabamento em cinza e inserções contrastantes, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.

Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor (cor Light Oyster) com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos de 12,3” em HD.
Opções de motores


InControl Touch e InControl Touch Pro

Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.

Arquitetura e estrutura
O F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de sua construção. Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.
O modelo é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o novo F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 650 litros.

Sistema de proteção ao pedestre: foco renovado

O formato do capô em alumínio também foi projetado com foco na proteção do pedestre. Uma vantagem inerente é a grande folga entre a superfície do capô e o motor, que dá mais espaço para a absorção da energia do impacto e também evita o contato com partes mais rígidas do motor. A estrutura do capô é mais fina – o que também ajuda na economia de peso – enquanto a parte interior é feita sob medida para distribuir a carga de forma totalmente eficaz.

Chassi
Tudo que envolve o desenvolvimento do novo F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores. Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedãs e os aplicou no novo F-PACE.

Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o novo F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente. A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.

Integral Link – Suspensão traseira diferenciada
Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível, que proporciona uma experiência única. O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional e permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa, da lateral, que é mais rígida, que permite conforto e precisão sem comprometer a dinâmica do veículo.As molas e amortecedores são dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensão e contribuindo ainda mais para a dinâmica e refinamento do novo F-PACE.
Os pneus e rodas mais largas do segmento
Os pneus também foram cuidadosamente desenvolvidos para o F-PACE, desde as rodas aro 18, desenhadas especificamente para reduzir a resistência aerodinâmica, até as de aro 22, que apresenta o maior diâmetro de rolamento do segmento.A roda de aro 22 do F-PACE foi desenvolvida pela Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover e é feita de alumínio forjado, o que o torna leve mas ao mesmo tempo rígido. Foram especialmente desenhados para oferecer conforto e resistência, enquanto se destaca, em altura, das rodas oferecidas pelos competidores e pela absorção dos impactos causado por buracos.
Vetorização de torque
As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.Adaptive Dynamics
Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.
Tração Integral
O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.O F-PACE também está equipado com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.
O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.
Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover
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