![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqfrFNEQEFVeoOn42npNTLpM_n_EopSnu3IzxPwH7AHir4gevtFxD_0JFfwCMY2dmowWc-weTk5KIIsFdgqm4MJsd_3j5Uz01Il90MXehZv8s5Vy7I6nY15KFG_gtSjcY1cxaDJSEzDUdx/s640/ModeloT-1908.jpg) |
Modelo T 1908 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikMlUtMS2mao1EDxJZ5t3reNIHKR3Wa_q8QGSmOo7nKwWagOQweQoOnNfnK5vqhUjCHGoBcpWtStoArl7k2JL_2SwMou21Js9KwsVTnKdtdCIJfxddSlSoVkINp-IZgNADQFHnJ7GQ2DvU/s400/1941-CarroSoja.jpg) |
Carro de soja (1941) |
A Ford está comemorando 80 anos do seu Estúdio de Design, departamento montado em 1935 por Edsel Ford para desenvolver o estilo e funcionalidade dos veículos da marca. A criação da área é um dos marcos da história de mais de 100 anos da Ford, que pode ser contada pela evolução do design automotivo.
Além de desenvolver novos recursos e tecnologias que tornaram os veículos mais seguros, eficientes e confortáveis, nas pranchetas do Estúdio de Design da Ford nasceram verdadeiros ícones de estilo, como o Ford 49, o Thunderbird, o Mustang e o Ford GT. A área também atraiu designers de outros setores, contribuindo para ampliar a convergência de tendências na indústria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixTUrB5eqCi7Y-htKxBEoLmL3LuWd9O0gkTlX97maeUw7qf8KpE9yYGRmv2eCklbqxJyXpJh72wu-zwUcPo1oxTEUr5npEhO6GWE_IkWrwOzTmtEcWtpkKE0b2HaN14DaMcKoSBcylt2Jj/s400/1955-TintaPerolizada.jpg) |
Pintura perolizada (1955) |
Uma visão radical dessa evolução pode ser vista quando se colocam lado a lado o pioneiro Modelo T e o novo Ford GT. Vários exemplos de inovações criadas nos Estúdios de Design da Ford continuam presentes nos carros de hoje, como os cintos de segurança, materiais alternativos e a pintura perolizada. Há também curiosidades, como o sistema de navegação que pode ser considerado o avô do atual GPS e o teto retrátil elétrico:
Carro de soja (1941) – Henry Ford uniu sua experiência em agricultura com o amor ao negócio automotivo quando criou o Soybean Car. Em resposta à escassez de metal na época, desenvolveu um carro com plástico feito de soja, linhaça e outros materiais naturais. Para provar a resistência do produto, ele próprio fez uma demonstração batendo na carroceria com uma marreta. Além disso, o carro era quase 500 kg mais leve que os modelos tradicionais de aço.
Pintura perolizada (1955) – A Ford criou um brilho novo quando apresentou o carro-conceito Futura com tinta perolizada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7uBv3R5yj4-_1w8TLbXN2Q3GmUo1fLUQU0RCUo-EPVENvD6SpWxDFqc0TkR-XnChUEITL_tauXH7c2BNJuF2hohrg6JUIEHuzW7B-nS30nqsZG9xE2uElS9WvW9_xqDYkKhM9vBLuZGdM/s400/1956-CintoSeguran_a.jpg) |
Cintos de segurança (1956) |
A empresa foi uma das primeiras a apresentar a nova técnica, que consistia em adicionar pérolas trituradas à tinta.
Cintos de segurança (1956) – Os primeiros cintos de segurança foram lançados junto com o Sistema Lifeguard, desenvolvido pela Ford para proteção dos ocupantes dos veículos. Composto de cinco itens, o sistema incluía ainda trincos de segurança nas portas, painel de instrumentos acolchoado, quebra-sóis e volante com sistema de absorção de energia em impactos.
Teto rígido retrátil (1957) – Tetos rígidos conversíveis não eram novidade na época, mas precisavam ser removidos e guardados fora do veículo. A Ford projetou um teto rígido que era rebatido automaticamente em apenas 40 segundos e guardado no porta-malas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLBoa9cPsH14tjM8_8lTx6sNh5hEU0I2p7y6ZpOXVyzPZYLr7Pri3I3N0hX3NJlv8aAkqdI3D0lF5bgLM2c-4JqUwnrnKZSdBdynDMHP0BiNi4NkT0uAcuZ7B7tKrqp53f54OFc-GrVmH-/s400/1957-TetoR_gidoRetr_til.jpg) |
Teto rígido retrátil (1957) |
Precursor do GPS (1964) – A Ford deu o passo inicial para o desenvolvimento dos sistemas de navegação, quase 30 anos antes da produção dos primeiros GPS para automóveis. A novidade foi apresentada com o carro-conceito Aurora, na forma um mapa que se ajustava automaticamente à localização do veículo.
Teto solar elétrico (1971) – A Ford modernizou o seu teto solar transformando o comando manual em elétrico, que garante acesso à luz do sol e ventilação extra ao toque de um botão.
Entrada sem chave (1980) – A Ford introduziu o sistema de acesso sem chave, um teclado com cinco botões na porta do motorista para abertura por senha. Mais uma tecnologia que foi aprimorada e pode ser vista no atual Fusion, embutida na coluna.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuMW1CGPk7ckJGWUdI28ygmaAIYLHXLZC2-YIdBJKX9sC22kbdOQbCCgGnjSN1E3AzgPHP54Ng55nwjR_PwxuNRvZ14XPIJtmxpmuDuBUKeEGGPJMzGiuPHtWVYa80VTlxRT-5PKQVp4hg/s400/1964-SistemaNavega__o-ConceitoAurora.jpg) |
Precursor do GPS (1964) |
Suporte para copos (1984) – A necessidade de porta-copos nasceu na década de 50, com a popularização dos restaurantes e cinemas drive-in nos Estados Unidos. Quase 30 anos depois, a Ford introduziu o primeiro porta-copos no Bronco 1984, item hoje presente no projeto de praticamente todos os carros.
Sistema SYNC (2007) – O sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC estreou em 2007 no Salão de Detroit. Ele permite ao motorista fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e outras funções por comandos de voz. Hoje na terceira geração, já equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo.
Fonte: Imprensa Ford
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7XcSImdJ4jahxHAPfKiAVZrQ4S1swUvmmtRQqyD8YxLVNNDbyFUKzGjxCy5sVqxkn8Mz-z9xoJ7sMoZ_cPDNK3enhJpcg9KfCedQ-jJ58DczfIu_re1gvqEeoCHjvxTDuiTW2goXBCHuG/s640/1971-TetoSolarEl_trico.jpg) |
Teto solar elétrico (1971) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVE0bPcM7DqBu7Y-vhNoaTkwqG1_OqRp-ve94wXlba1_eEfdEXKB7OQk2tvtYGRBGTm9msaSlhAa7x5ktodqB6bugkW4QBY22sumcqXzvDMQPztt41nyVnksxaXYdBFUAcvglKnPhJZ6e8/s640/1980-EntradaSemChave.jpg) |
Entrada sem chave (1980) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUwEht_7E3dvMFbMEg8WGB6LxbrycQHizirJ_etnVBeqGMh2xO40kwR_hnEq_Swk7UtD8KXRtJAzT8ss5pvD3S_VGhUao_vwJJEtw0wDdisuKAr3pXGHMFadJ9UB1ARXdfsT8Xk4zbwY0t/s640/1984-Porta-Copo.jpg) |
Suporte para copos (1984) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUK5Ye8gOjI_jiZbtuaoSBgOqv0Wvz2AAgWEXcXjiJerW8Rleh6GDLV_j59Qh-xlLdGxbWCoHjAOMfC-7V48KW7tGXtnHeOEBKLAkP85obCXi8Omnpq2D4c_X3U5jyDbJ3ZR9muIeyVCGc/s640/2007-SistemaSYNC.jpg) |
Sistema SYNC (2007) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbJjq8scyy-TLN6KslOaTa8rsBdCBz9gg2mewV85HeR3IAtMmDvPnw4brbL74tP2qeHsDcrenveKyujVf2RKcYHkGoDhBHqQXJioqIN_HAetgoyofmRx_p89brfq3AxKHFJn2-lNK6zMcA/s640/FordThunderbird-1955.jpg) |
Thunderbird 1955 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjA1Oj_5GKRV-zHKaBPMl33XE5AapE9R1ScnsVACOIcmzZZT5Qlkbt6T-7J-haoxQklS8wPBUfUAmTpTN1DpRxC7D08VXrMGnKC1rS6wqW5gIn-PX7TLnmgwMdQLQBjgwWR519S7fTOvIz/s640/FordMustang-1965.jpg) |
Mustang 1965 |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFu94LMlV6MkJAyt0xjHEUJ3gvlFqng9Vgrqlb8a2t8hKlmZDgr5Ydgs6rS9uroHTL1k0N1YJH4wlxkxj4nYSEsImzwl1LoZKbBihFWwK3zxOham26t9hDOkhyphenhyphen9BZcNY2qRV5CU13vf80O/s640/FordGT-2016.jpg) |
GT 2016 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário